MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

VERDADES SOBRE ESTRIAS


Primeiro aparece um risquinho avermelhado, que você nem dá bola, pensando que é um simples arranhão. Com o tempo, ele vai ficando mais largo, mais profundo… até que clareia e fica similar a uma cicatriz. Está constatado: é a temível estria. 
Este “arranhão” que acontece no nosso corpo é o rompimento das fibras elásticas que sustentam a pele da barriga, dos seios, das coxas… A verdade é que, com justificativas biológicas ou não, não tem nada que a gente deteste mais no nosso corpo do que essas malditas listrinhas.

As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade). As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças. As estrias geralmente são comuns nas mamasquadrisculotescoxas e nádegas. Cerca de 90% das mulheres atuais desenvolvem estrias durante a gravidez. Estudos mostram que a ingestão de flúor interfere na síntese do colágeno.


Estrias são também um efeito colateral comum para alguém que esteja crescendo rápido. Elas podem aparecer principalmente devido à um rápido ganho de massa muscular ou de gordura, mas outros fatores também contribuem para o aparecimento delas, por exemplo: hábitos alimentares inadequados e pré-disposição.
As estrias mais comuns (para quem treina pesado) são as que aparecem nos braços, na área do deltoite/peitoral, onde a parte superior do peito se conecta com os músculos dos ombros. Esta região é mais “vulnerável” às estrias devido ao rápido crescimento muscular de diversos músculos perto de articulações.

O surgimento das estrias depende ainda de uma tendência pessoal. Algumas pessoas as desenvolvem mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele é muito grande... 


Causas

As estrias podem surgir de diversas formas, dentre elas:
  • Efeito Sanfona - Como as estrias estão associadas ao ganho rápido de peso, uma dieta saudável e balanceada evitando o consumo de doces e gorduras, evita o efeito sanfona. Alimentos que contenham vitaminas A, C e E ajudam na formação do colágeno.

  • Crescimento rápido em tamanho (na Adolescência - Estirão) e Crescimento rápido em Volume (na obesidade ou no Desenvolvimento da massa muscular) - Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir às estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco;

  • Tempestade hormonal- Típico da Adolescência ou na TPM;

  • Medicamentos - O uso prolongado e em altas doses de corticosteróides pode levar à formação de estrias largas e violáceas como efeito colateral. Pomadas contendo corticosteróides potentes em áreas de pele fina, como virilhas e axilas, podem levar ao surgimento deste tipo de estrias;

  • Excesso de exercícios - A atividade física também pode causar estrias, sobretudo os exercícios de impacto, como saltar. No caso das mulheres, estes movimentos são particularmente danosos para os seios, que devem ser protegidos por um sutiã próprio;
  • Gravidez - A gestante deve pedir aconselhamento ao seu obstetra para uma dieta saudável e equilibrada.;

  • Ressecamento da pele.


Como Tratar e Prevenir



Hidratação - 


Uma hidratação diária pode ajudar a prevenir e a amenizar as estrias, desde que os cremes contenham substâncias ativas com estas propriedades. Para conter o problema, é preciso repor substâncias que ajudam na reorganização do colágeno e elastina na pele. Também é importante fazer a hidratação de todo o organismo, através do consumo adequado de água e outros líquidos. O recomendado é que se consuma de 2 a 3 litros diariamente.
Os princípios ativos hidratantes têm mais sucesso com os chamados redensificadores dérmicos – que fornecem colágeno e elastina à estrutura cutânea.
A pele com estria possui colágeno e elastina, mas de forma totalmente desorganizada. Por isso, é mais importante fornecer substâncias que ajudam na reorganização destas duas proteínas, para que elas voltem naturalmente à sua disposição na pele.
O óleo extraído da planta Hippophae rhamnoides (espinheiro-marítimo) contém substâncias que repõem à pele componentes que auxiliam no combate às estrias, ele pode ser incorporado em cremes e loções manipuladas ao corpo. Este ativo contém todas estas substâncias encapsuladas em nanopartículas, que conseguem penetrar com mais facilidade nas camadas mais profundas da pele e conferem tratamento eficaz e otimizado. Além disso, confere maciez, suavidade e melhora a elasticidade cutânea.





Para tentar evitar, não tem outra: abusar do creme hidratante. É a melhor forma de prevenção. E na gravidez, o cuidado deve ser ainda maior. É importante ter uma dieta equilibrada, para não engordar muito. Também não coçar ou machucar a pele e usar o hidratante duas vezes ao dia. E para potencializar o efeito dos hidratantes, o melhor horário para hidratar o corpo é imediatamente após o banho, não importando se ele acontece pela manhã ou à noite. Nos cinco minutos que se seguem ao banho, nossa pele absorve melhor os hidratantes.
E a ideia é usar a torto e a direito mesmo, independente do tipo de pele. Nada de evitar o hidratante por que tem pele oleosa, por exemplo. Para indivíduos que tem pele oleosa, existem hidratantes livres de óleo, mas no geral, as estrias não estão localizadas em locais onde a pessoa tem grande oleosidade.

Tratamentos estéticos para diminuir estrias:



Você hidratou, massageou, cuidou e, mesmo assim, viu esses rabiscos rompendo na pele. Tudo bem, acontece. Agora é a hora de ir atrás de um consultório médico e ver como você pode resolver. 
Os produtos mais indicados são aqueles com ácido retinóico e com outros ativos que estimulem a produção de colágeno. O que varia é a potência do produto, representada pela concentração do ácido – mas eles são considerados medicamentos e devem ser comprados com receita.



O hidratante não evitou e o ácido retinóico não resolveu. O próximo passo é mais agressivo e por isso, garantia de mais efeito. Os tratamentos mais eficazes são os com laser fracionado não ablativo, ablativo e radiofrequência fracionada. Todos, através de calor e energia, estimulam o colágeno e melhoram a qualidade da pele. Os aparelhos de laser emitem luz, promovem calor e estimulam o colágeno. Assim, eles atingem não só as estrias mais recentes (as vermelhinhas), mas também aquelas mais antigas, que são esbranquiçadas.
Todos os tipos de pele podem fazer estes tratamentos a laser, sem restrições. Mas nas peles mais morenas, eles devem ser usados com maior cautela. No geral, nestes pessoas, as sessões de laser devem ser mais brandas e por isso o tratamento pode requerer mais sessões. No  corpo da mulher, a parte que responde melhor ao tratamento são as mamas.
Quando bem aplicados, os tratamentos trazem bons resultados. Porém, eles podem gerar queimaduras, escoriações e deixar manchas quando realizados de forma equivocada. Portanto, nada de sair fazendo tratamentos em casa ou marcando infinitas sessões de laser sem a avaliação de um médico especializado. Somente um dermatologista poderá avaliar da maneira correta cada caso, cada tipo de pele e então definir qual o melhor tratamento, e em que dose usar os ácidos ou que potência usar os lasers.
Ah, é bom lembrar: não desanime se as estrias demorarem a deixar você em paz. O máximo que acontece nas semanas seguintes ao tratamento a laser é uma leve clareada na tonalidade das lesões. Os resultados efetivos do tratamento só começa a aparecer mesmo após três meses da primeira sessão, que é quando ocorre a produção de colágeno, estimulada pelo laser.
Laser: É um tratamento bem moderno para redução das estrias. Os tipos de lasers utilizados para o tratamento de estrias têm afinidade pela água da pele e, ao atingir a pele, promovem a sua vaporização localizada. Isso estimula uma nova organização desse tecido, com formação de novas fibras de colágeno e elastina. Um tipo muito utilizado é o Laser Fracionado de CO2, por promover grande melhora, com poucos efeitos colaterais.
Dermoabrasão: É realizado um tipo de lixamento da pele que, ao escoriar a pele, elimina uma boa parte da camada superficial. Isso também estimula um processo cicatricial na pele, ajudando na produção de colágeno e elastina.


Microdermoabrasão: são microcristais de óxido de alumínio que causam pequenas feridas na pele com estrias, ocorrendo a regeneração posteriormente.
Ácidos: O tratamento é realizado com aplicação de cremes ou géis à base de ácido retinóico ou alfa-hidroxi-ácidos (AHA) que aceleram a renovação celular e atua na formação de colágeno novo. Os resultados começam a ser percebidos após um ano e deve ser interrompido se a pessoa for para o sol.
Lipoaspiração: Para alguns casos a aspiração da gordura superficial na região onde não há estrias estimula a produção de colágeno da pele, melhorando sua elasticidade.
Peeling: Este tratamento é realizado através do lixamento da pele feito com o Skin Lifting, um aparelho italiano que promove um tipo de peeling profundo, ou dermoabrasão, devido à ação abrasiva de um jato de microcristais de óxido de alumínio. O peeling elimina de forma suave e uniforme as camadas superficiais da epiderme. O que leva a regeneração celular, resultando no surgimento de uma nova pele.

Subcisão (subcision): esta técnica consiste na introdução de uma agulha grossa, com ponta cortante, ao longo e por baixo da estria, com movimentos de ida e volta. O trauma causado leva à formação de tecido colágeno no local, que preenche a área onde o tecido estava degenerado.

Intradermoterapia: consiste na injeção ao longo e sob as estrias de substâncias que provocam uma reação do organismo estimulando também a formação de colágeno nas áreas onde as fibras se degeneraram. Além disso, a própria passagem da agulha provoca uma discreta subcisão.

Microcorrente galvânica: sendo a mais conhecida o STRIAT, tem o objetivo de provocar um processo inflamatório agudo no tecido acometido pela estria, para que haja uma regeneração do mesmo.


Em conjunto com a alimentação a prática constante de exercícios físicos é muito importante, pois contribui para manter o peso sob controle e melhora a qualidade da pele por ativarem a circulação do sangue. Antes da realização de exercícios procure orientação de um especialista, para elaboração de um programa de exercícios físicos de maneira correta, sem excessos que possam contribuir com a saúde e com a estética corporal.

Importante: As estrias são lesões irreversíveis e portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. O tratamento visa melhorar o aspecto estético estimulando a formação de tecido colágeno nas lesões. Estes são procedimentos médicos e apenas estes devem realizá-los, indicando o que for melhor de acordo com cada caso. As estrias iniciais respondem melhor ao tratamento, portanto quanto mais rápido for instituído o tratamento, melhor o resultado.


  




Nenhum comentário:

Postar um comentário