http://qualifis.blogspot.com/
Cada vez mais os programas de Qualidade de Vida e Promoção da Saúde nos locais de trabalho vão tornando-se parte integrante da cultura das organizações empresariais sérias e bem sucedidas. A empresa moderna deve, cada vez mais, “valorizar seus colaboradores e considerar os valores pessoais dos indivíduos para atingir uma performance mais eficaz e que permita maximizar resultados.”
NESTE NOVO MILÊNIO, "MUITOS DESAFIOS SE APRESENTAM PARA O MEIO EMPRESARIAL", E DOIS DELES PARECEM SER UNIVERSAIS QUANTO A SUA NATUREZA.
O PRIMEIRO ESTÁ REALACIONADO À NECESSIDADE DE FORÇA DE TRABALHO SAUDÁVEL, MOTIVADA E PREPARADA PARA A EXTREMA COMPETIÇÃO. O SEGUNDO DESAFIO É A CAPACIDADE DE A EMPRESA RESPONDER À DEMANDA DE SEUS FUNCIONÁRIOS EM RELAÇÃO A UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
A GINÁSTICA LABORAL É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA ESTA TRANSFORMAÇÃO!!
Pode ser conceituada como um conjunto de práticas físicas, realizados coletivamente nos postos de trabalho ou locais anexos e elaboradas a partir da atividade profissional exercida durante o dia, que visa compensar as estruturas mais utilizadas no trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando-as e/ou tonificando-as, atuando de forma preventiva e terapêutica.
PORQUÊ FAZER?
Através dela espera-se: prevenir a fadiga muscular, reduzir as doenças ocupacionais, diminuir o índice de acidentes no trabalho e o absenteísmo (faltas ao trabalho), corrigir vícios posturais, aumentar a disposição, motivação e a atenção do funcionário e ainda promover o bem-estar individual por intermédio da consciência corporal: conhecendo, respeitando, amando e estimulando o próprio corpo.
BENEFÍCIOS:
Podemos classificá-los em:
Fisiológicos: aumento da temperatura corporal tecidual e da circulação sangüínea, diminuição da viscosidade muscular e articular, melhor oxigenação muscular e cerebral.
Físicas: incremento na flexibilidade e mobilidade articular, desenvolvimento da força e resistência muscular específica, aprimoramento do reflexo, coordenação e percepção corporal e minimização dos vícios posturais.
Psíquicas: mudança da rotina, integração dos funcionários entre os pares e superiores, atenuação do estresse, maior motivação, disposição e ânimo e valorização individual.
COMO FAZER?
Os exercícios podem ser executados antes e depois do trabalho, em pequenas pausas no meio do expediente ou em qualquer momento que se sentir necessidade. A orientação é feita por um profissional da área da Educação Física,especializado na área.
É importante lembrar que cada um é também responsável por sua saúde no ambiente de trabalho! Por isso cabe a todos a sensibilização para a participação, o incentivo, o aprendizado e a execução dos exercícios propostos.
Desta forma a Ginástica Laboral é um excelente mecanismo para valorizar e incentivar a prática de atividades físicas como instrumento de promoção da saúde e do desempenho profissional. Assim, a partir da diminuição do sedentarismo, do controle do estresse e da melhoria da qualidade de vida, o aumento da performance profissional, pessoal e social ocorrerá naturalmente.
Dez dicas para evitar lesões no trabalho:
1) A cada 25 minutos de trabalho de digitação, faça uma parada de 5 minutos;
2) A cada hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se;
3) Beba água regularmente ao longo do dia;
4) Tenha postura adequada: ombros relaxados, mantenha os pulsos retos e apoie-se no encosto da cadeira;
5) Mantenha as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão;
6) Mantenha um ângulo reto entre suas costas e o assento de sua cadeira;
7) Sua cadeira deve ser do tipo ajustável para sua altura em relação à mesa de trabalho, e seu encosto deve prover suporte integral para suas costas;
8) Não utilize apoio de pulso durante a digitação, pois se assim o fizer, estará correndo o risco de provocar compressão nos nervos de seu pulso;
9) Monitor – você deverá estar a uma distância mínima de 50 cm e máxima de 70 cm dele, ou, de maneira prática, a uma distância equivalente ao comprimento de seu braço. A regulagem da altura da tela deve ser tal que se situe entre 15 e 30 graus abaixo de sua linha reta de visão;
10) Faça alongamentos.