MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

MITOS SOBRE NUTRIÇÃO E PERDA DE PESO



"Perca peso rápido! Me Pergunte e Direi como! Agora!"

"Experimente a dieta de poucos ou zero carboidratos, a de muitas proteínas, a das gorduras, dos líquidos, a do chá verde, a das sopas, da Lua,  -- ou beba um shake e perca 5 quilos em 10 dias..."

E por aí vai... Com tantos produtos, teorias sobre perda de peso por aí, é fácil ficar confuso! E cair nos charlatanismos!

Esse artigo esclarece algumas das confusões sobre nutrição e perda de peso e serve como um guia para você fazer boas decisões sobre a sua saúde. Se tiver qualquer outra dúvida, ou caso queira perder peso saudável, converse com um profissional da área da saúde. Seu médico, nutricionista, professor de educação física ou outro profissional qualificado da área, pode lhe dar orientações de como ter uma alimentação saudável e emagrecer de forma segura e eficaz.

LEMBRE-SE: O melhor caminho para perder peso saudável é diminuir a quantidade de calorias que você ingere, readequando sua alimentação de forma mais equilibrada tanto em quantidade quanto em qualidade e realizar atividades físicas que sejam adequadas para você!


Quando falamos em perder peso saudável, estamos também relacionando à eliminação de gorduras! Sejam elas subcutâneas ou localizadas e abdominal ou visceral (aquelas que estão ao entorno dos órgãos internos) e que são as mais perigosas para a Saúde. 

VEJAMOS ALGUNS DOS MUITOS MITOS QUE ANDAM POR AÍ...




Mito: Produtos naturais ou à base de ervas para emagrecimento são seguros e efetivos.
Fato: Um produto que clama ser "natural" ou "erval" não é necessariamente seguro. Esses produtos geralmente não são testados cientificamente para comprovar se são seguros ou funcionam.
Alguns produtos naturais ou à base de ervas podem não ser seguros ao serem usados com outras drogas ou podem fazer mal a algumas pessoas com certas condições médicas. Verifique com seu médico, ou outro profissional da saúde qualificado, antes de usar qualquer produto natural ou à base de ervas para emagrecimento.
Dica: Ao comprar vegetais congelados de baixa caloria, escolha os sem adição de queijo, manteiga ou molhos.


Mito: Dietas da moda funcionam para perda de peso permanente.
Fato: Dietas da moda não são a melhor forma de perder peso e não engordar novamente. Esses programas de alimentação geralmente prometem ajudá-lo a perder muito peso rapidamente, ou dizem para você cortar alguns alimentos da sua dieta para emagrecer. Embora você possa perder peso no início dessas dietas, elas podem não ser saudáveis pois geralmente o impedem de obter todos os nutrientes que seu organismo necessita. Dietas da moda podem limitar seriamente ou proibir alguns tipos de alimentos, então a maioria das pessoas rapidamente enjoa delas e recuperam o peso perdido.
Pesquisas sugerem que perder de 200 a 700 gramas por semana, ao alimentar-se melhor e praticar exercícios, é a melhor maneira de emagrecer e não recuperar o peso perdido. Ao melhorar seus hábitos de alimentação e de atividade física, você desenvolve um estilo de vida saudável e controla seu peso. Você também irá reduzir os riscos de desenvolver problemas cardíacos, pressão alta e diabetes.

Mito: Pular refeições é uma boa forma de emagrecer.
Fato: Seu corpo precisa de certa quantidade de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Se você pular refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar as calorias faltando ao comer mais na próxima refeição. Estudos mostram que pessoas que pulam o café da manhã tendem a ser mais pesadas dos que aquelas que têm um desjejum nutritivo. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas refeições por todo o dia que incluem uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura e calorias. 
Mito: Você pode emagrecer enquanto come tudo o que deseja.
Fato: Essa afirmativa nem sempre é verdadeira. É possível comer qualquer tipo de comida se você quer perder peso. Porém você ainda precisa limitar a quantidade de calorias que ingere diariamente, geralmente comendo menor quantidade de comida. Quando estiver tentando emagrecer você pode comer seus alimentos preferidos -- desde que preste atenção na quantidade total de comida que ingere. Coma de tudo sem comer Tudo! Você precisa gastar mais calorias do que ingere para emagrecer.

Mito: Comer depois das 8h da noite causa maior ganho de peso.
Fato: Não importa que hora do dia você come - é o quanto come durante todo o dia e a quantidade de exercícios físicos realizados que o faz ganhar ou perder peso. Não importa quando você come suas refeições, seu organismo irá armazenar as calorias extras como gordura. Se você quer fazer um lanche antes do horário de dormir, certifique-se de pensar antes na quantidade de calorias que já ingeriu naquele dia.
Tente não lanchar enquanto estiver fazendo outras coisas como assistir televisão, jogar vídeo game ou usar o computador. Se você fizer as refeições e lanches na copa ou na sala de jantar, estará menos propenso a se distrair e provavelmente estará mais ciente de o quê e quanto está comendo. (se você quiser lanchar enquanto assiste televisão, leve pouca quantidade de comida consigo -- como um punhado de pretzels ou uns dois biscoitos -- e não o saco inteiro).

Mito: Certos alimentos, como toranja, aipo ou sopa de repolho, podem queimar gordura e o fazer perder peso.
Fato: Nenhuma comida pode queimar gordura. Alguns alimentos contém substâncias com a cafeína, que podem acelerar seu metabolismo (a forma como seu organismo usa energia, ou calorias) por um período curto de tempo, mas eles não causam perda de peso. A melhor maneira de emagrecer é diminuir o número de calorias ingeridas e ser mais ativo fisicamente.


Mito: Nozes engordam e você não deve comê-las se quiser perder peso.
Fato: Embora tenham muitas calorias e gorduras, a maioria (nem todos) dos tipos de nozes tem baixa quantidade de gordura saturada. Esse tipo de gordura pode levar a altos níveis de colesterol no sangue e aumentar o risco de doenças cardíacas.
Nozes são uma boa fonte de proteínas e fibras, e não têm nenhum colesterol. Em pequenas quantidades, nozes podem ser parte de uma programa de emagrecimento saudável. (Uma porção de 28 gramas de nozes variadas tem 170 calorias).

Mito: Comer carne vermelha é ruim para a sua saúde e tornará mais difícil a perda de peso.
Fato: Carne vermelha, frango, porco e peixe contêm alguma gordura saturada e colesterol. Porém também têm nutrientes que são importantes para a boa saúde como proteína, ferro e zinco.
Comer carne magra (carne sem muita gordura visível) em pequenas quantidade pode fazer parte de um programa de perda de peso. O tamanho de uma porção de carne é de 55 a 85 gramas, o que tem o tamanho aproximado de um baralho de cartas. Escolha pedaços de carne que têm menos gordura e retire qualquer gordura extra antes de cozinhar. 

Mito: Frutas e vegetais frescos são mais nutritivos do que os congelados ou em conserva.
Fato: A maioria das frutas e vegetais tem naturalmente pouca gordura e caloria. Frutas e vegetais congelados, ou em conserva, podem ser tão nutritivos quanto os frescos, pois são geralmente empacotados logo depois de colhidos o que ajuda a preservar a maioria dos nutrientes. Produtos frescos podem algumas vezes perder nutrientes depois de serem expostos à luz ou ao ar.

Mito: Amido engorda e deve ser limitado quando se está tentando perder peso.
Fato: Batatas, arroz, massas, pão e feijões e alguns vegetais (como abóbora, inhame, batata doce, nabo, beterraba e cenoura) são ricos em carboidratos complexos (também chamados de amido). Amido é uma importante fonte de energia para o seu corpo.
Alimentos ricos em amido podem ter pouca gordura e calorias. Eles ficam com muita gordura e calorias quando você os come em grande quantidade, ou quando são preparados com molhos ricos, óleos e outras coberturas gordurosas como manteiga ou maionese.Tente evitar coberturas ricas em gordura e escolha alimentos com amido que são ricos em fibras como grãos integrais, feijões e ervilhas.
O "Dietary Guidelines for Americans" recomenda de 6 a 11 porções diárias do grupo alimentar de pães, cereais, arroz e massas, mesmo que esteja querendo perder peso. O tamanho de uma porção pode ser uma fatia de pão, 30 gramas de cereais prontos para comer ou meia taça de massa, arroz ou cereal.

Mito: Fast foods sempre são uma escolha ruim para a saúde e você devem ser evitados quando estiver de dieta. 
Fato: Fast foods, com um pouco de conhecimento, podem fazer parte de uma programa de perda de peso saudável. Escolha saladas e alimentos grelhados no lugar de frituras, as quais são ricas em gordura e calorias. Use coberturas com muita gordura e calorias, como maioneses, apenas em pequena quantidade
Comer esporadicamente frituras (batata-frita), ou outros alimentos ricos em gordura (chocolate), como uma recompensa especial é bom -- porém tente dividir o pedido com um amigo ou peça uma porção menor. Em pequenas quantidades esses alimentos ainda podem fazer parte de um programa de alimentação saudável.

Mito: Peixe não tem gordura nem colesterol.
Fato: Embora todos os peixes tenham alguma gordura e colesterol, a maioria tem menos gordura e colesterol do que bife, carne de porco, frango e peru. Peixe também é uma boa fonte de proteína. As espécies de peixe que são ricas em gordura (como salmão, cavalinha, sardinha, arenque e anchova) têm bastante ácidos graxos ômega-3. Esses ácidos graxos têm sido estudados porque podem estar relacionados à diminuição do risco de doenças cardíacas. Peixe grelhado, cozido ou assado (ao invés de frito) pode ser parte de um programa de perda de peso saudável.

Mito: Dietas de muita-proteína/pouco-carboidrato são uma forma saudável de perder peso.
Fato: A dieta de muita-proteína/pouco-carboidrato provê a maior parte das calorias diárias de alimentos protéicos (como carnes, ovos e queijos) e poucas de comidas com carboidratos (como pães, massas, batatas, frutas e vegetais). As Pessoas geralmente ficam entediadas com essas dietas porque sentem necessidade dos alimentos de origem vegetal que são proibidos ou apenas permitidos em pequena quantidade. Essas dietas geralmente têm deficiência de nutrientes chave encontrados em alimentos com carboidratos. 
Muitas dessas dietas permitem vários alimentos ricos em gordura, como bacon e queijo. Dietas com muita gordura podem elevar o nível de colesterol, o qual aumenta os ricos de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
Dieta de muita-proteína/pouco-carboidrato pode resultar em perda de peso rápida -- mas a maior parte é de peso de água e massa de musculatura magra -- não de gordura. Você perde água porque seus rins tentam livrar seu corpo do excesso de substâncias residuais da proteína e gordura, chamadas quetonas, que o seu corpo fabrica.
Esse não é um método saudável de perder peso! Isso sobrecarrega seus rins e pode causar desidratação, dor de cabeça e mau hálito. Também pode lhe fazer sentir náuseas, cansaço, fraqueza e tontura. O acúmulo de quetonas no sangue pode levar o seu organismo a produzir altos níveis de ácido úrico, o qual é um fator de risco para gota (inchaço doloroso das articulações), pedra no rim e ainda ser um fator de risco alto para mulheres grávidas e pessoas com diabetes. 
Ao seguir uma dieta de pouca caloria que tem um bom equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras, você ainda perderá peso sem prejudicar seu organismo. Você ainda terá maior probabilidade de não recuperar o peso perdido.

Mito: Laticínios engordam e não são saudáveis.
Fato: Laticínios têm muitos nutrientes que seu corpo necessita. Eles têm cálcio para ajudar no crescimento das crianças, fortalecimento dos ossos e manutenção de ossos fortes e sadios em adultos. Laticínios também têm vitamina D para auxiliar seu corpo na utilização do cálcio, e proteínas para construir músculos e ajudar seu organismo a funcionar apropriadamente.
Laticínio com pouca gordura ou sem gordura são tão nutritivos como os produtos de leite integral, porém têm menos gordura e calorias. Escolha leite com pouca gordura ou sem gordura, queijo, iogurte e sorvete com redução de gordura.
Pessoas que não conseguem digerir a lactose (um tipo de açúcar encontrado no leite e outros laticínios) podem usar produtos especiais sem-lactose, os quais são boa fonte de proteína e cálcio. Se você tem sensibilidade a algum laticínio, ainda assim pode ser capaz de comer outros como iogurte, queijo e leite desnatado. Outras boas fontes de cálcio são vegetais de folha verde-escura (como espinafre), sucos enriquecidos com cálcio, pão, produtos à base de soja e peixes em conserva como salmão.
Muita gente fica preocupada em comer manteiga e margarina. Ingerir muitos alimentos ricos em gordura saturada (como manteiga) tem sido relacionado aos níveis altos de colesterol e maior risco de doença cardíaca. Alguns estudos sugerem que alta quantidade de gordura trans-saturada também pode elevar os níveis de colesterol no sangue. Gordura trans é encontrada em margarina, bolachas, biscoitos amanteigados e outros lanches feitos com vegetal hidrogenado ou óleo. Gordura trans é formada quando o óleo vegetal é endurecido para transformar-se em margarina ou espremido num processo chamado hidrogenação. São necessárias mais pesquisas para descobrir os efeitos da gordura trans sobre o risco de doenças cardíacas. Alimentos ricos em gordura, como manteiga e margarina, devem ser usados em pequenas quantidades.

Mito: "Pouca gordura" ou "sem gordura" significa sem calorias.
Fato: Lembre-se que a maioria das frutas tem naturalmente pouca gordura e caloria. Porém outros alimentos com pouca ou nenhuma gordura podem ainda assim ter muitas calorias. Geralmente esses alimentos têm açúcar extra, farinha ou amido para fazê-los ficarem mais saborosos. Esses ingredientes podem adicionar calorias, as quais resultam em ganho de peso.
Um alimento com pouca ou nenhuma gordura geralmente tem menos calorias, para a mesma porção, do que o produto com toda a gordura. O número de calorias depende da quantidade de carboidrato, proteína e gordura no alimento. Carboidratos e proteínas têm em torno de 4 calorias por grama, enquanto gorduras têm mais do que o dobro (9 calorias por grama).

Mito: "Ficar vegetariano" significa certamente perder peso e ser mais saudável.
Fato: Dietas vegetarianas podem ser saudáveis porque geralmente têm muita fibra e pouca gordura saturada e colesterol. Escolher uma dieta vegetariana com pouca gordura pode ajudar na perda de peso. Porém vegetarianos -- assim como não-vegetarianos -- podem também fazer escolhas ruins de alimentos, como comer grande quantidade de comida sem valor (vazia nutricionalmente). Bata-frita e outros alimentos vegetais ricos em gordura podem ser ingeridos em pequenas quantidades. 
Dietas vegetarianas, assim como as não-vegetarianas, precisam se planejadas cuidadosamente para certificar-se que são nutritivas. Dietas vegetarianas podem prover a quantidade diária recomendada de todos os nutrientes principais se você escolher os alimentos cuidadosamente. Vegetais, especialmente frutas e verduras, são a principal fonte de nutrientes nas dietas vegetarianas. Algumas dietas vegetarianas (como aquelas que incluem ovos e laticínios) contém fontes animais, enquanto outras não têm nenhuma comida de origem animal. Nutrientes normalmente encontrados em produtos de origem animal que nem sempre estão na dieta vegetariana são ferro, cálcio, vitamina D, vitamina B12 e zinco. Aqui estão alguns alimentos que têm esses nutrientes:
  • Ferro: castanha do caju, molho de tomate, lentilhas 
  • Cálcio: laticínios, leite de soja fortificado, suco de laranja fortificado, couve e brócolis.
  • Vitamina D: leite e leite de soja fortificados, cereais fortificados (ou uma pequena quantidade de luz solar).
  • Vitamina B12: ovos, laticínios, leite de soja fortificado e cereais.
  • Zinco: grãos integrais (especialmente o germe e farelo do grão), ovos, laticínios, nozes, vegetais folhosos (alface, espinafre, repolho) e raízes (cebola, batata, cenoura, aipo, rabanete).
Vegetarianos devem comer uma variedade de alimentos vegetais durante o curso do dia para obter proteína suficiente. Os vegetais que têm mais proteínas são lentilhas, nozes, sementes e ervilha.


O QUE FUNCIONA E O QUE NÃO PARA PERDER PESO EM GORDURA COM SAÚDE:

1. Moderadores de apetite -
Sim. Mas esse tipo de medicamento precisa ser receitado por um médico competente e jamais deve ser tomado por iniciativa própria. O Brasil é recordista mundial no consumo de remédios para emagrecer. Um dos tipos mais antigos, as anfetaminas, são substâncias que agem no sistema nervoso central, inibindo o centro da fome e aumentando o gasto calórico. Podem ter sérios efeitos colaterais, como agitação, insônia, agressividade e até desencadeamento de quadros depressivos ou psicóticos. Hoje, muitos remédios usados para diminuir o apetite não são anfetaminas, e sim substâncias que compartilham com a anfetamina apenas o radical fenetilamina, responsável pelo efeito anorético. Nem todo mundo pode usar moderador de apetite: pacientes com ansiedade, depressão, hipertensão e doenças cardíacas, por exemplo, não devem usar. 


2. Alcachofra -

Não. Não existe nenhuma prova da sua eficiência como emagrecedor. Ao começar a consumir esse alimento, algumas pessoas dizem experimentar uma certa saciedade extra, mas esse efeito tende a desaparecer com o passar do tempo. Contudo, todo alimento que induz uma saciedade antecipada tende a fazer com que ingiramos menores quantidades de alimentos na sequência. E este consumo menor fará alguma diferença no final!
Porém, a alcachofra deve estar presente na alimentação por ser uma hortaliça pouco calórica, mas é preciso não comê-la em molhos gordurosos. Cozida em água e sal e em molho de cebola ralada, limão ou vinagre, água, sal e azeite de qualidade, é uma excelente opção. 

3. Corrida -

Sim. A corrida é uma das melhores atividades físicas para gerar a perda e a manutenção da perda de peso, pois tem gasto calórico elevado. Associada à reeducação alimentar, constitui um método altamente eficiente para emagrecer. De modo geral, o exercício físico induz a adaptações metabólicas, aumentando o gasto energético diário e minimizando a diminuição do metabolismo de repouso ocasionado pela perda de peso. A combinação de restrição calórica e treinamento físico é excelente para o tratamento da obesidade. Mas a corrida só deve ser feita por pessoas que não tenham problemas clínicos ou laboratoriais que representem risco de complicações com a prática como, por exemplo, pessoas com problemas cardíacos, com diferença significativa entre o tamanho das duas pernas, desvios severos ou algum outro problema ortopédico ou ainda com sobrepeso.
É prudente, após estar liberado pelo médico para esta atividade, consultar um Profissional de Educação Física! 



4. Pilates -

Não cientificamente, por falta de testes. Alguns praticantes tornam-se motivados a perder peso. Em geral o gasto calórico desse tipo de atividade tende a ser relativamente baixo, por costumeiramente ser utilizado cargas baixas.  Mas, em alguns exercícios pode-se até utilizar o próprio peso do corpo! O efeito emagrecedor pode ser obtido a partir da combinação com a mudança de alguns hábitos alimentares e de outras atividades físicas.

Ressalva minha: Toda Atividade Física ou Exercício Físico que proporcione alteração no Metabolismo Basal, aumentando-o,  é importante no mecanismo para auxiliar no emagrecimento. Assim se proporciono em meu planejamento, aulas de Pilates mais Intensas, conseguirei atingir  um patamar metabólico do organismo maior, e assim, uma tendência maior na redução de peso gordo! E por serem atividades funcionais, onde solicitam uma complexidade maior das estruturas envolvidas no equilíbrio, respiração, estabilização e execução do movimento, conseguem um desenvolvimento muito mais geral e equilibrado do organismo.   


5. Café -

Não. A cafeína tem efeito termogênico (aumenta o metabolismo), mas esse efeito é muito discreto nas doses recomendadas saudáveis. Pode ser obtido na dose de até quatro xícaras pequenas de café por dia, somente se a bebida for consumida sem açúcar. E se, consumido imediatamente após o preparo, até uma hora! Em contrapartida, o excesso de cafeína pode causar ansiedade, que pode levar a comer mais.


6. Chá verde -

Não. Pesquisas realmente comprovaram o efeito termogênico (acelerador do metabolismo) do consumo do chá verde, mas tal efeito é muito pequeno, mínimo mesmo, quando comparado, por exemplo, ao obtido pela prática de atividade física. Para obter algum benefício do chá verde, é necessário ingerir aproximadamente um litro por dia, sem açúcar nem adoçante, em temperatura morna e preparado logo antes da ingestão. Sucos com chá verde e chá verde industrializado não são emagrecedores. 


7. Comida integral Rica em Fibras-

Não e Sim. Alimentos integrais são saudáveis, ricos em fibras e em vitaminas. Mas, se consumidos em grande quantidade, também podem levar ao ganho de peso. Por outro lado, se consumidos com moderação, em substituição aos alimentos refinados, podem aumentar a sensação de saciedade, por conterem maior quantidade de fibras, ajudando assim no controle do peso. Muitas pesquisas mostram que uma alimentação rica em fibras pode prevenir ou auxiliar em tratamentos para perda de peso. Alimentos ricos em fibras estimulam a mastigação, que exerce um efeito direto sobre o hipotálamo produzindo sensação de saciedade. Além disso, as fibras retardam o esvaziamento gástrico, o que aumenta a sensação de saciedade e diminui a ingestão de outros alimentos. As fibras também auxiliam no funcionamento intestinal e podem interferir na absorção de nutrientes, especialmente gorduras e açúcares. Ou seja, quem come integrais em quantidades exageradas não vai emagrecer. O importante é consumir esses alimentos mais saudáveis em quantidades moderadas em substituição aos outros. 



8. Sopas -

Não. O uso de sopas em dietas tem um lado positivo e um negativo. Geralmente as sopas são feitas com verduras e legumes, pouco calóricos, que substituem refeições calóricas. Por outro lado, quando não mastigamos, nossa sensação de saciedade é menor e há o risco de não resistir à fome e comer alimentos que engordam. Além disso, há uma tendência ao uso de sopas industrializadas, que podem ser menos nutritivas e ter muitas calorias. Sopas devem ser consumidas com parcimônia.
9. Reeducação alimentar -

Sim. É a melhor solução para quem quer emagrecer e manter-se magro. Com ela, aprende-se a reduzir alimentos que prejudicam a saúde e o peso e a comer alimentos considerados deliciosos em quantidades moderadas e com prazer. Assim, dá para emagrecer gradativamente, sem sofrimento e respeitando os hábitos alimentares de cada um. Perder peso e conseguir manter-se nesse novo peso deve ser encarado como uma tarefa em longo prazo. Um profissional da Nutrição poderá ser um grande aliado nesta tarefa!


10. Sauna -

Não. Quem faz sauna fica exposto a altas temperaturas, o que aumenta a transpiração e gera perda hídrica. Ao sair da sauna e subir numa balança, pode-se observar um peso inferior, mas essa diferença é rapidamente recuperada assim que a pessoa ingere os líquidos que seu organismo pede nas horas seguintes. Importante: A sauna não elimina gorduras! Algumas pessoas têm queda de pressão ou tontura quando fazem sessões. 


11. Drenagem Linfática -

Não. Essa massagem corporal drena os líquidos do corpo, direcionando-os ao sistema linfático para que sejam eliminados na urina. Ajuda pessoas com tendência a retenção hídrica a diminuir o peso líquido, mas não elimina a  gordura.


12. Cigarro -

Não. A nicotina leva a um discreto aumento da quantidade de calorias gastas ao longo do dia, mas o seu principal efeito é diminuir o paladar e a vontade de beliscar. Quem fuma costuma trocar a comida dos intervalos das refeições por cigarros e, por isso, tende a não engordar. Ao parar de fumar e passar a comer mais, as pessoas tendem a engordar. Mas não-fumantes obesos não vão emagrecer se começarem a fumar, e sim se diminuírem a compulsão de comer entre as refeições. Quem fuma para perder peso ou para manter o peso está cometendo um grande erro em relação à sua saúde. O hábito de fumar é a principal causa de mortalidade e morbidade e de aumento do risco de doenças passível de prevenção. 




13. Cremes redutores de medidas -

Não. Nenhum tipo de creme consegue mudar o metabolismo do organismo ou exercer qualquer efeito sobre ele. Nem mesmo o efeito localizado chega a ser muito intenso. Muitas vezes, o "resultado" é imperceptível. Alguns cremes reduzem sutilmente a gordura localizada, o que é completamente diferente de emagrecer. Nos poucos estudos clínicos em que se tentou provar que esse tipo de cosmético funciona, o resultado obtido foi igual ao do placebo. Contudo o efeito massageador pode ser muito relaxante! Especialmente se for por uma pessoa especial para você! 


14. Suco de limão - 

Não. O suco de limão é rico em vitaminas A, B e C e em sais minerais, é gostoso, natural e pode ser utilizado em diversas receitas, mas não emagrece. Pode colaborar para o emagrecimento quando, puro ou com adoçante, é utilizado como substituto de outra bebida com maior valor calórico (refrigerantes e sucos naturais ou processados, por exemplo). Se ingerido puro em grandes quantidades pode prejudicar o estômago. 


15. Acupuntura -

Não. Em estudos clínicos, a acupuntura mostrou-se eficaz para o emagrecimento durante, no máximo, três meses. Isso significa que o método pode gerar apenas um entusiasmo que leva à mudança de hábitos alimentares. A Sociedade Chinesa de Acupuntura reconhece, em publicação oficial, que não há comprovação do uso da técnica para tratamento de obesidade. A acupuntura não está entre as indicações médicas oficiais como tratamento para perda de peso. Para muitas outras enfermidades e problemas!


16. Lipoaspiração - 

Sim e Não. Esse é um método cirúrgico e faz a retirada do tecido gorduroso em pontos localizados. É uma agressão ao organismo! Não é retirado somente a Gordura (ácidos graxos das células adiposas) e sim é extirpado do organismo células adiposas saudáveis, que são fundamentais em muitos outros processos metabólicos, mas que, no momento, estão muito cheias! Isso não significa emagrecer, apesar de você ter se "livrado" também das gordurinhas indesejáveis! E nem leva a nenhum tipo de melhora na saúde de um obeso. Vale ressaltar ainda que, além de caro, o procedimento requer anestesia, costuma ser doloroso e tem recuperação lenta. Quem faz lipoaspiração e continua comendo da mesma maneira volta a ganhar peso. Normalmente até mais rápido! Podendo até aumentar pela divisão celular, como forma de compensação,àquelas células perdidas, o número total de depósitos, chamados de adipócitos. E no final da história, agora ficar com maior capacidade de armazenamento e mais rápido do que anteriormente!

17. Jejum -

Não. De acordo com os especialistas, pular refeições para perder peso é uma prática errada e arriscada porque o organismo se readapta a estocar gordura a fim de tolerar esses períodos sem alimentação. Ou seja, quem faz jejum acaba acumulando mais gordura. O jejum prolongado (de ficar dias sem comer) faz a pessoa perder peso, mas prejudica a saúde e leva à perda de massa muscular. Quando volta a se alimentar, a pessoa engorda mais do que o normal, pois o organismo foi treinado para manter grandes reservas energéticas a fim de se prevenir de um novo período de jejum. Desta maneira, para emagrecer de nada adianta fazer uma dieta rigorosa e ficar sem comer, pois isto só facilitará uma ingestão compulsiva de determinados alimentos (geralmente altamente calóricos) na primeira oportunidade que surgir. Além disso, como já foi explicado acima, quando ficamos muito tempo em jejum, nosso organismo reage de maneira inversa, "poupando" calorias ao invés de queimá-las. E ainda consumindo massa magra (músculos) ao invés de açúcares e gorduras. Este é um mecanismo de defesa lançado pelo nosso organismo como se esta situação representasse um perigo.  Para emagrecer de forma definitiva e saudável, temos que aprender a comer de forma fracionada, moderada e equilibrada, sempre com o auxílio de atividades físicas programadas.
18. Comida light/diet -

Não. Alimentos diet são aqueles em que alguma substância foi substituída por outra. No refrigerante diet, por exemplo, o açúcar foi substituído por adoçante. Chocolates diet podem conter mais calorias do que os normais e engordam. Alimentos light são aqueles que sofreram redução de pelo menos 25% na quantidade de calorias e/ou de algum outro nutriente (sódio, por exemplo) em relação a seus equivalentes normais. Iogurte desnatado é um produto light, pois seu teor de calorias é menor por não ter gorduras. Nos light, o efeito emagrecedor depende da quantidade ingerida. Dar preferência à ingestão de alimentos diet ou light não garante a redução de peso, principalmente quando se come demais. 


19. Cintas modeladoras -

Não. Antigas conhecidas das nossas avós, as cintas jamais emagrecem, apenas disfarçam as medidas, de acordo com os especialistas. Não queimam calorias nem têm impacto sobre gorduras localizadas. 


20. Medicina Ortomolecular -

Sim. A "dieta ortomolecular" nada mais é que uma dieta saudável. Em alguns casos, é acompanhada pela prescrição de medicamentos ortomoleculares que são formulados com anorexígenos, hormônio de tireóide ou diuréticos. O paciente também toma vitaminas e outras substâncias sem efeito emagrecedor comprovado. Para perda de peso saudável e sustentável, é necessária a reeducação alimentar com mudanças no estilo de vida. Remédios devem ser prescritos criteriosamente e o respaldo científico é fundamental. Converse com o seu Médico!


21. Musculação - 
Sim. O treino de força não queima muita energia durante os exercícios, contudo, como já foi explicado no tópico do Pilates, ajuda a acelerar o metabolismo basal, pois aumenta o número e o tamanho das fibras musculares, que consomem uma quantidade maior de calorias.


22. Fazer exercícios com agasalhos e plásticos enrolados no corpo - 
Não. Essa medida é bastante arriscada e pode trazer sérios danos para a saúde. Ela causa perda exagerada de água e pode provocar desidratação durante o exercício. Além de dificultar a troca de temperatura, podendo gerar uma hipertermia. É importante destacar que suar não indica emagrecimento, mas simplesmente perda de água pelo organismo.


23. Descontrole hormonal -Não.  Muitas pessoas se apóiam na justificativa de que seu excesso de peso é decorrente de um problema hormonal. Entretanto apenas 5% dos casos de obesidade são causados por distúrbios hormonais, enquanto que cerca de 70% são decorrentes de fatores ambientais, como inatividade física e maus hábitos alimentares.  


24. Herança Genética -
Não. A herança genética influencia nas formas e características do nosso corpo sim e também na predisposição. Mas isto não significa dizer que a pessoa que herda o gene da obesidade deva ser, necessariamente, gorda. Afinal, para aumentar de peso, temos que ingerir mais calorias do que queimamos. Para combater a tendência genética é necessário muita disciplina alimentar e atividades físicas frequentes.

25. Praticar exercícios em jejum -
Não. A queima de calorias depende dos estoques de carboidratos do organismo, que diminuem quando ficamos em jejum. Assim, exercícios em jejum podem causar desconfortos, tonturas, hipoglicemia e até desmaios e a consequente interrupção das atividades físicas no momento. E a médio prazo pode ainda causar uma diminuição da massa muscular e não da gordura.

26. Fazer abdominais queima gordura na barriga -
Não. Não existe "queima" de gordura localizada em determinada região pelo fato de se estar exercitando justamente aquele segmento corporal. Para que a gordura seja metabolizada, durante a prática de exercícios, é preciso dedicar-se aos exercícios aeróbicos de baixa intensidade e de média a longa duração (como caminhar, andar de bicicleta, etc). Portanto o exercício abdominal não queima a gordura da barriga, contudo enrijece a região. E uma musculatura abdominal fortalecida é uma importante aliada para, por exemplo, realizar as atividades aeróbias, com maior conforto e vigor.

50 DICAS SAUDÁVEIS PARA EMAGRECER DE FORMA SAUDÁVEL E DURADOURA:

1. Não tenha pressa. Se está acima do peso, pergunte-se há quanto tempo carrega esse excesso. Então, para que eliminar peso do dia para a noite? (Clique aqui e veja como está o seu índice de massa corporal -IMC-)


2. Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos. 



3. Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boa. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingerí-lo. 



4. Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida. 



5. Estipule horários para as refeições. 



6. Deixe de comer aquele doce e substitua pela fruta da sua preferência. 



7. Beba muita, mas muuuuuita água. 



8. Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar. 



9. Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de "regime", mande um audível "não". Muitas pessoas adoram sabotar as boas intenções alheias. 


10. Sem jejum: Muitas pessoas pensam que se pularem uma refeição estarão comendo menos e emagrecendo. Acorre o contrário, pois cada refeição feita após o jejum é marcada pela voracidade e assim a pessoa acaba comendo mais.

11. Não coma quando estiver cansado: Você vai querer comer rápido, não vai escolher os alimentos que realmente quer comer para ir descansar logo, então descanse primeiro ao menos 10 minutos, respire fundo, ou vá tomar banho antes de ir comer.

12. Faça atividades físicas: A adoção de atividades físicas melhora sua qualidade de vida, além de melhorar seu desempenho (no trabalho, em casa, no sexo) e ajuda a queimar as calorias que estão sobrando. Por exemplo:


• Vá a pé à padaria ou à banca de jornal;
• Levante-se da cadeira durante o trabalho ao invés de usar as rodinhas;
• Passei com o cachorro e brinque com as crianças;
• Se andar de ônibus, procure saltar um ponto antes e vá a pé ao seu destino;
• Esqueça o elevador ou as escadas rolantes e use escadas normais;
• Ao invés de sair para jantar, saia para dançar;
• Evite ficar parado o máximo de tempo que puder.
13. Dor de cabeça, tontura e fraqueza são comuns em qualquer dieta. O organismo está se adaptando a uma nova realidade. Contudo, informe sempre ao médico ou nutricionista assistente qualquer sintoma observado.

14. Não se preocupe com o peso na balança: Ele não indica se houve emagrecimento real ou ganho de peso magro – para isso é necessária uma avaliação completa da composição corporal (peso e porcentagem de gordura). Evite verificar o peso com freqüência durante o tratamento para emagrecer.

15. Uma dieta saudável deve englobar o trinômio: Boa Alimentação, Atividade Física e Repouso Adequado.

16. Não desista da dieta: Há, pelo menos, 10 tipos de dietas diferentes e cientificamente comprovadas, que podem se adequar ao seu organismo.

17. Faça de cinco a seis refeições por dia, sendo três refeições principais e dois a três lanches intermediários.

18. Mantenha um diário alimentar e evite a alimentação automática. É importante não fazer nada diferente enquanto comer (ver TV ou ler jornal, por exemplo).

19. Alimente-se em local adequado e sentado. Pouse os talheres entre uma garfada e outra e mastigue devagar os alimentos. Não coloque as travessas na mesa durante a refeição. Coma uma porção de cada vez e saia da mesa após se alimentar.

20. Use uma lista durante as compras e não faça compras em jejum ou com fome. Mantenha alimentos saudáveis à vista e alimentos problemáticos fora da visão. Procure distinguir fome e desejo. Resista aos desejos e não os inclua na sua lista.

21. Prepare-se com antecedência para eventos especiais e situações que podem colocar seu emagrecimento em risco.

22. Não cultive sonhos impossíveis em relação ao peso. Estabeleça objetivos realistas.

23. Concentre-se em seu comportamento e não no peso.

24. Viva as emoções em vez de descontá-las nos alimentos. Aprenda a diferenciar fome de compulsão.

25. Converse com seus familiares para que eles apóiem e auxiliem no seu tratamento, evitando insistir no preparo de alimentos inadequados e não ridicularizando suas atitudes e esforços.

26. Procure conhecer o valor calórico dos alimentos. Leia atentamente os rótulos e prefira produtos com baixo teor de gordura ou sem gordura.

27. Aumente os carboidratos complexos (como arroz, feijão e massas) e evite os simples (como doces e açúcar).

28. Torne a dieta pobre em calorias apetitosas (use ervas e temperos diferentes).

29. Procure aumentar a quantidade de fibras (coma frutas com bagaço e verduras).

30. Quando der vontade de comer doces, procure os caseiros, sem creme de leite, leite condensado e chocolate.

31. O creme vegetal é mais saudável que a margarina.

32. O óleo de soja pode ser reaproveitado apenas uma vez.

33. O uso de laticínios durante a refeição pode prejudicar a absorção do ferro.

34. O iogurte natural desnatado pode substituir o creme de leite em várias preparações.

35. Substitua uma gema por duas claras em omeletes e receitas que precisam de ovos.

36. Use spray ao temperar a salada com azeite.

37. O açúcar light pode ser uma alternativa para quem não tolera adoçante.

38. No preparo de massas, o molho ao sugo é bem menos calórico que o molho branco ou quatro queijos.

39. Ao preparar espetos para churrasco, intercale legumes com pedaços de carne.

40. Guarde doces e biscoitos nas prateleiras mais altas do armário.

41. Meça a quantidade de óleo antes de preparar as refeições para a família.

42. Numa festa, não faça da comida a principal atração. Divirta-se e desvie o seu foco conhecendo pessoas novas, dançando e conversando.

43. Quando você incluir carne em sua alimentação, coma galinha, peru (sem pele) ou peixe. Compre carnes magras e retire toda e qualquer gordura antes de cozinhar. Jogue fora o caldo de gordura que se forma ao cozinhar a carne.

44. Coma legumes com fonte de proteínas (feijão, ervilha) pelo menos uma vez por semana.

45. Lembre-se que massa, arroz, pão e cereais têm pouca gordura, mas são ricos em nutrientes.

46. Use leite desnatado, queijos magros e iogurte desnatado.

47. Tome cuidado com congelados e molhos. Eles são fonte de gorduras escondidas.

48. Prepare seu alimento na forma de assados, no vapor, fervura ou grelhados, em vez de fritá-los.

49. Reduza os ingredientes com alto teor de sal que você normalmente usa: molho de soja para carnes e concentrados de sal.

50. Confie em você! Tenha sempre uma atitude positiva. Estar determinada e confiante é mais do que meio caminho andado para atingir o seu objetivo.


A Verdade Oculta e Verdadeira:

Muitas coisas são ditas sobre o emagrecimento. Mas as informações verdadeiras são muito menores que os mitos. 

Não existe milagre! Para se emagrecer com saúde e de forma definitiva temos que aprender o que, quanto, quando e como comer, processo que chamamos de Reeducação Alimentar, aliando-se práticas habituais de atividade física.
Você percebeu que o grande segredo é ter uma vida ativa, com uma alimentação balanceada.


TENHA UMA VIDA SAUDÁVEL!


 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário