MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CALENDÁRIO DE PROVAS DE CORRIDAS DE RUA EM CURITIBA - 2012



Calendário de corridas: PREFEITURA DE CURITIBA - 2012 


OBS.: A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude ressalta que o Calendário de Corridas de Rua ainda não foi fechado, podendo ocorrer mudanças nas datas das provas. Confira a previsão de provas de corridas de rua para 2012 em Curitiba...









O calendário oficial de corridas de rua de Curitiba para 2012 contará com aproximadamente 65 provas, um aumento de 18 corridas em comparação a 2011. Entre as grandes novidades para este ano estão o Circuito Regional de Corrida pela Paz, o Circuito Subway Day Run e a Meia-Maratona Noturna, que será realizada na Virada Esportiva, em setembro.

A abertura oficial do calendário de corridas de rua da cidade acontecerá, pelo quinto ano consecutivo, com a realização da Corrida de Revezamento Entre Parques. A prova acontecerá no dia 14 de fevereiro e terá um percurso de 23.414 metros. A prova conta com 2.000 atletas inscritos divididos em 610 equipes.

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude ressalta que o Calendário de Corridas de Rua ainda não foi fechado, podendo ocorrer mudanças nas datas das provas. Confira abaixo a previsão de provas de corridas de rua para 2012 em Curitiba:

Calendário de Corridas de Rua Curitiba 2012
Prova
Data
Corrida de Revezamento Entre Parques
12/02
Corrida e Caminhada da Medula Óssea
04/03
Corrida da Mulher
11/03
Campeonato SMELJ de Corrida de Rua – 1ª Etapa
18/03
Circuito de Corrida pela Paz - Regional do Bairro Novo
01/04
Circuito das Estações Adidas - Outono
01/04
Circuito de Corridas Rústicas das Indústrias - Etapa Copel
15/04
9ª Corrida do Exército
15/04
8ª Corrida Noturna Unimed Curitiba  *  (*Alterada) 
*10/03
Maratona de Revezamento Parque Náutico
22/04
Circuito de Corrida pela Paz - Regional Pinheirinho
29/04
5ª Corrida do Rebouças – 1ª Etapa
29/04
Campeonato Infantil de Corridas SMELJ – 1ª Etapa
06/05
Circuito de Corridas Rústicas das Indústrias - Etapa SESI
06/05
Volta de Santa Felicidade – 2ª Edição
13/05
Circuito Subway Day Run – 1ª Etapa
20/05
Circuito de Corrida pela Paz - Regional Portão
27/05
10ª Corrida do Artilheiro
03/06
10 Milhas Parque Náutico
03/06
Campeonato Infantil de Corridas SMELJ – 2ª Etapa
03/06
Campeonato SMELJ de Corrida de Rua – 2ª Etapa
17/06
Meia Maratona de Inverno
24/06
Circuito das Estações Adidas - Inverno
01/07
Circuito de Corrida pela Paz – Regional Boqueirão
01/07
Track & Field Run Series – Shopping Mueller
08/07
Circuito de Corrida pela Paz – Regional Boa Vista
22/07
Corrida de Revezamento das Nascentes do Iguaçu
29/07
II Corrida da Esperança
05/08
Circuito de Corrida pela Paz – Regional Tatuquara
05/08
16º Prova Pedestre PMPR
19/08
Campeonato SMELJ de Corrida de Rua – 3ª Etapa
19/08
Circuito SESC Caminhada e Corrida de Rua 2012
26/08
Circuito de Corrida pela Paz – Regional Santa Felicidade
26/08
Circuito das Estações Adidas - Primavera
02/09
Campeonato Infantil de Corridas SMELJ – 3ª Etapa
02/09
Circuito de Corrida pela Paz – Regional Cajuru
02/09
IX Corrida de Rua da Polícia Civil do Paraná
16/09
Circuito de Corridas Rústicas das Indústrias - Etapa Bosch
23/09
Circuito de Corrida Caixa 2012
30/09
Meia Maratona Noturna de Curitiba
01/09
Campeonato SMELJ de Corrida de Rua – 4ª Etapa
14/10
Fila Night Run
20/10
Maratona de Revezamento Noturno Parque Barigui
20/10
Circuito de Corridas Rústicas das Indústrias - Etapa Volvo
21/10
Campeonato Infantil de Corridas SMELJ – 4ª Etapa
21/10
Corrida do Material Bélico
28/10
Corrida do Graciosa Country Club
11/11
Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco
11/11
Maratona de Curitiba
18/11
Circuito de Corrida pela Paz – Regional CIC
25/11
Circuito SESC Caminhada e Corrida de Rua 2012
25/11
17ª Corrida do Parque Tingui
02/12
Circuito das Estações Adidas - Verão
02/12
Circuito de Corrida pela Paz – Regional Matriz
02/12
Circuito da Lua Cheia 2012 – Parque Tingui
11/01
08/02
07/03
04/04
09/05
06/06
04/07
01/08
29/08
26/09
31/10
28/11










































































































Fonte:www.curitiba.pr.gov.br




EXCELENTES PROVAS!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

CARNAVAL SAUDÁVEL








Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como NiceNova OrleansToronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São PauloTóquio e Helsinque, capital da Finlândia.
O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo.Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.



História e origem

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.
MardiGrasPaull1897Cover.jpg
Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras). O termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.
O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

Cálculo do dia da Carnaval

Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

Datas do Carnaval

O Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, em fevereiro, geralmente, ou em março, conforme o Cálculo da Páscoa, e uma curiosidade: o Carnaval ocorre próximo ou no dia de Lua Nova.


DICAS:

Fevereiro está aí, e com ele, o tão esperado carnaval. A preocupação com diversão é tanta que é fácil se esquecer dos cuidados mais básicos com a saúde. O infectologista da Unifesp, Paulo Olzon Monteiro da Silva, explica que a alimentação errada, o abuso do álcool e a ausência de sono causam um desgaste muito grande ao organismo. "Há também os perigos do sexo sem camisinha e até das doenças transmitidas pelo beijo", lembra o especialista. Você quer curtir todos os dias de folia com o pique lá em cima? Então siga os conselhos dos especialistas para manter a energia sem detonar a saúde. 

1) Sexo? Só se for seguro - 


Muitas doenças podem ser transmitidas pelo sexo. Paulo explica que a contaminação pelo vírus da Aids, da gonorreia, da herpes e da sífilis pode acontecer numa única relação sexual. Mas a camisinha, por si só, já é eficaz para prevenir esses problemas. "O preservativo é sempre o melhor método para evitar Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a gravidez. Optar por métodos contraceptivos, como a pílula do dia seguinte, pode prejudicar o organismo, pois causam alterações hormonais e não previnem a contaminação de doenças", conta.  


2) Não saia distribuindo beijos - 


Não é apenas o sexo que pode transmitir doenças. Existem alguns vírus que podem ser passados também pelo beijo. Paulo explica que a mononucleose infecciosa, conhecida como a "doença do beijo", é transmitida, principalmente, dessa forma. Ela pode causar febre, dor de garganta e até aumento do baço e do fígado. 



A herpes labial também é adquirida através do beijo. Uma vez adquirida, ela será a sua companheira pela vida toda. Basta uma situação estressante ou alguma queda da imunidade para que as bolinhas avermelhadas apareçam na mucosa da boca. Mas fique tranquilo, ela só é transmissível enquanto estiver aparente. 


3) Não abuse das substâncias energéticas - 


Algumas substâncias, como o pó de guaraná e as bebidas energéticas, dão mais pique para curtir o carnaval. Mas o infectologista faz a ressalva: essas substâncias são ricas em cafeína e, se consumidas em excesso, atrapalham o sono na hora de dormir, causam gastrite e sobrecarregam o organismo, podendo levar até à arritmia cardíaca



O especialista explica ainda que a quantidade segura é variável, pois a concentração de cafeína em cada cápsula varia de fabricante para fabricante. Além disso, o corpo se acostuma com a cafeína, que passa a ter menos efeitos, e o organismo precisa, progressivamente, de mais remédio para conseguir o efeito desejado. 


4) Modere no álcool - 


As bebidas alcoólicas são potencialmente diuréticas e, por isso, promovem uma eliminação de líquidos muito maior do que a ingestão em si e podem provocar desidratação. Paulo Olzon dá a dica: além de moderar no consumo de álcool, intercale um copo de bebida alcoólica com um de água. Dessa forma, os efeitos negativos, e até a ressaca, ficam mais brandos. Comer alguma coisa enquanto bebe também faz bem, pois mantém a glicose estável no sangue e evita que você passe mal.


5) Evite os remédios para ressaca - 


Paulo explica que o ácido acetilsalicílico pode provocar gastrite, principalmente durante a ressaca, quando o estômago já está comprometido. O paracetamol associado ao álcool pode levar a alterações de funcionamento do fígado. 



Outros remédios para ressaca têm uma combinação de substâncias que ajudam a evitar os sintomas, mas não reparam os danos ao corpo. "O ideal é aproveitar a folia de maneira responsável, sem se esquecer de beber água, alimentar-se adequadamente e descansar o tempo suficiente para recuperação das energias", recomenda o especialista.  


6) Descanse -


O corpo precisa de seis a oito horas por dia para se regenerar. Caso ele não tenha esse o período de descanso, fica muito difícil manter o ritmo nos quatro dias. Em algum momento ele dará sinais de cansaço e esgotamento. Caso a folia vá até tarde, Paulo Olzon recomenda que seja feita uma compensação dormindo até mais tarde. Se não for possível, tirar um bom cochilo durante o dia já ajuda.  


7) Cuidados com a alimentação - 


"Antes das festas, evite alimentos ricos em gorduras, que tornam a digestão mais lenta e causam a sensação de estufamento", adverte a nutricionista Roseli Rossi, especialista em nutrição clínica funcional. Ela recomendar fazer uma refeição ou um lanche reforçado com alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão) antes de sair para a festa, para ter bastante energia. 



Durante a folia, não fique mais do que quatro horas sem se alimentar. Escolha alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, além de hidratação e nutrição, como barrinhas de cereais, frutas desidratadas, sanduíches naturais e sucos de frutas. 



Passado o carnaval, a especialista recomenda uma dieta desintoxicante, com muita água, água de coco e sucos naturais, pobres em gorduras e carboidratos refinados. Isso ajudará a limpar e reequilibrar o organismo. 


8) Hidrate-se - 


A nutricionista Roseli Rossi recomenda que a hidratação seja feita com antecedência. ?O carnaval coincide com a estação mais quente do ano. Para uma hidratação correta, é necessária a ingestão diária de dois a três litros de líquidos antes mesmo das festas?, explica. 



Para prevenir a desidratação causada pelo excesso de transpiração durante a diversão, consuma muita água, sucos naturais de frutas, água de coco ou até mesmo bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos. Os sucos de frutas são uma ótima opção, pois, além de hidratar, fornecem um açúcar natural (frutose) que repõe a energia gasta e impede a hipoglicemia.  


9) Cuidado com o sol -


Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, os cuidados com o sol devem ser redobrados. Se você vai curtir o carnaval durante o dia, não se esqueça de proteger a pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de chapéus, camisetas e protetores solares, com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 15, reaplicado de duas em duas horas. Também deve ser evitada a exposição entre as 10 e 16 horas.  


Haja fôlego e disposição para atravessar os dias de carnaval. A maratona, que começa na sexta-feira e vai até a terça-feira (tem gente que ainda emenda), exige corpo e mente saudáveis independente do estilo escolhido pelo folião: trio elétrico, bloco de rua, arquibancada da avenida, salão do clube ou camarote, não importa, o lema nestes dias de folia é dieta equilibrada hidratação. 

"As pessoas testam os limites do corpo. Não praticam exercícios o ano inteiro, mantêm uma dieta pouco variada e quando chega o carnaval, pulam feito malucos para aproveitar os dias de curtição. Não há organismo que resista. É preciso moderação, antes, durante e depois da folia", explica a nutricionista Daniela Silveira, da Unifesp. 

Preparação carnaval

Esquentando os tamborins

Para ficar com o corpo preparado para o carnaval, os cuidados devem começar pelo menos um mês antes da folia.
Assim, você evita que a fadiga e o estresse atrapalhem a curtição.

"O ideal é que o folião comece uma dieta equilibrada antes da festa e concilie o cardápio mais saudável a um treino leve, pois, apenas a dieta não é suficiente para dar o pique e disposição necessários para a maratona", explica a nutri. 


Carboidratos
Se a festa for no trio elétrico ou no bloco de rua -

Antes: o folião que optar por estas modalidades deve ficar atento à hidratação do corpo e ao gasto calórico. "Nestes dias, os foliões gastam muito mais calorias do que em dias normais, por isso, devem aumentar a quantidade de carboidratos e proteínas ingeridas (eles garantem energia ao corpo), além de evitar gorduras e muito sal", explica Daniela. 

Café da manhã: sucos e frutas. Pães integrais, queijo, peito de peru light e bolos. 
Almoço: o ideal é optar por massas, como macarrão e carnes grelhadas. "Evite molhos, maioneses e tudo o que puder causar alguma irritação intestinal nas altas temperaturas", explica a nutricionista.  

Durante a folia: nesta festa não tem medida mais eficaz. Hidratar é o refrão. Com a transpiração em excesso, o folião acaba perdendo muitas vitaminas e sais minerais, correndo o risco de ficar desidratado. 


Usar a alimentação como fonte de reposição exige cuidados já que, no meio do agito e da multidão, fica difícil fazer uma refeição. Além disso, cair na pista logo na sequência pode causar desconforto.

"Mas não dá para ficar sem repor o que perdemos, por isso, a sugestão é investir em líquidos e lanches leves", sugere a nutricionista. 



Opções para a tarde: invista em isotônicos que repõem o sódio, o potássio e as vitaminas perdidas; sucos de fruta e água, que hidratam.



Mas se a fome bater, invista em uma barrinha de cereal ou uma fruta.Um pedaço de queijo vai bem, já que as proteínas ajudam a manter o pique e não são tão calóricas. 


Isotônicos
Depois: quando a festa terminar, o melhor a fazer é voltar aos poucos ao ritmo normal. O certo é voltar à dieta equilibrada, que estava sendo seguida antes do carnaval. "O perigo do pós-carnaval, é que o folião acostuma a ingerir quantidades maiores de comida em função do consumo excessivo dos dias de folia e depois não percebe que precisa retomar o ritmo normal, senão este resultado aparece nos quilinhos a mais na balança. Além disso, é preciso repor os sais minerais e vitaminas com ingestão de água e sucos naturais", explica Daniela. 


O que ingerir: frutas, verduras, sucos, água. 



O que deixar para traz depois da festa: isotônicos, já que o corpo não precisa mais de uma reposição rápida de vitaminas e sais minerais, e diminuir a quantidade de alimentos ingeridos na medida em que o gasto calórico diminui. 

Carboidratos e muita água garantem a sua energia

Direto da avenida

Nas arquibancadas: apesar de agitar as arquibancadas nos dias de desfile, os foliões não fazem tanto esforço físico quanto quem desfila no palco do samba ou pula atrás dos trios e blocos, por isso, a dieta aqui é diferente:


Café da manhã: dieta à base de frutas, sucos e menos carboidratos. Almoço: saladas, arroz, feijão, carnes grelhadas ou assadas. Jantar: saladas, carnes magras. 

Durante o desfile: como não há grande gasto calórico, o ideal é se abastecer com lanches naturais, biscoitos integrais e bastante líquido. 



Porém, cuidado com a conservação dos alimentos, já que nas altas temperaturas, há comidas que estragam com rapidez. Leve estes pratos em uma sacola térmica e consuma em período razoável para evitar desperdícios. 

Na avenida -
Se você vai desfilar sambando na avenida, a preparação deve ser semelhante a de quem vai curtir atrás do trio: "A lógica é a mesma: manter uma dieta à base de carboidratos e líquidos, evitar gorduras e opções mais pesadas", sugere a nutri. 



O que não pode faltar: sucos, isotônicos, carboidratos, frutas. 



O que deixar para traz depois do desfile: isotônicos, já que o corpo não precisa mais de uma reposição rápida de vitaminas e sais minerais, e diminuir a quantidade de alimentos ingeridos na medida em que o gasto calórico diminui. 

Petiscos carnaval

Camarote, mas sem exageros:

Nos bailes e na avenida, os camarotes levam o status de espaço "VIP" e são conhecidos pela fartura de comes e bebes. Mas será que é possível passar os dias de festa no espaço sem cair em tentação?
Para a nutricionista Daniela Silveira, apesar das tentações, dá para aproveitar o camarote sem ganhar quilinhos extras: 

"Os buffets servem opções mais leves de canapés assados e com recheios light ou bem leves, além disso, frutas e drinks não alcoólicos também estão à disposição", explica.



Antes:
- Mantenha uma dieta um pouco mais leve do que em dias normais para compensar os exageros. 



- Não pule nenhuma refeição antes de sair de casa, isso evita que bata aquela fome durante os desfiles.



- Carboidratos são bem vindos para fornecer energia ao corpo e passar horas dançando e pulando. Durante o desfile: -Invista em sucos e drinks não alcoólicos.



- Canapés e lanches naturais são bem vindos. 



- Fuja de frituras e opções mais gordas como empadinhas e croissants. 



-Se optar por bebidas alcoólicas, prefira a cerveja aos destilados. Eles são mais calóricos, porém, cuidado, a cerveja é diurética e se consumida em excesso pode levar a desidratação. 



Mesmo assim, a regra é moderação. Depois dos desfiles: volte a sua rotina com uma dieta mais leve e mantendo o corpo hidratado. 


Dieta desintoxicante recupera o corpo após carnaval -

Livre-se do mal-estar depois dos exageros na comida e no álcool.

Durante o feriado de Carnaval muita gente abusa no consumo de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas. Para evitar a sensação de mal-estar depois da folia e reequilibrar o organismo, a nutricionista Daniela Cyrulin, do Instituto Saúde Plena, montou uma dieta desintoxicante.


O cardápio, que deve ser seguido por três dias, inclui muito líquido, como sucos, chás e sopas, além de alimentos integrais, iogurtes e ingredientes leves. Alimentos como abacaxi, maçã e a couve manteiga possuem enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação feita pelo fígado , explica a nutricionista.



Dieta desintoxicante


DIA 1

Café da Manhã
-1 copo de suco de abacaxi, maçã, couve manteiga, laranja e sementes de linhaça +
-1 pote com: 1 banana média picada, 4 morangos picados, 1 colher de sopa de aveia em flocos finos e 1 colher de sobremesa de mel .

Café da manhã
 Lanche da Manhã
-1 iogurte natural desnatado com 1 colher de sobremesa rasa de musli


Almoço

-Salada de alface crespa, agrião e beterraba ralada + 



-1 prato de sobremesa de legumes refogados (abobrinha italiana: com cebola, alho, tomate sem sementes em cubinhos e orégano) +

-1 filé de pescada temperado com alho e limão e depois assado com alho poró e alecrim +
-1 fatia de melancia+
- 1 copo de suco de maracujá natural com pêra



Lanche da Tarde

-1 xícara de chá vermelho +
-1 fatia de pão integral 7 grãos +
-1 colher de sopa de queijo cottage temperado com salsinha picada 



Jantar

-1 prato de Sopa Desintoxicante (Receita 1) +
-1 copo de suco de melão +
-1 taça de creme de papaya batido com iogurte natural desnatado 



Lanche da Noite

-2 torradas integrais +
-1 colher de sobremesa de geléia sem açúcar e sem adoçante +
-1 xícara de chá verde

 DIA 2

Café da Manhã 
-1 xícara de chá de erva doce +
-1 fatia de pão de linhaça + 
-2 fatias de queijo branco +
-1 maçã 


Lanche da manhã

-1 pote de salada de frutas com uvas verdes, manga picadinha, banana picadinha e suco de laranja e 1 colher de sopa de granola +
-1 copo de suco de abacaxi com raspas de gengibre e hortelã 



Almoço

-Salada de rúcula e agrião com tomate cereja fatiado ao meio +
-2 colheres de sopa de arroz 7 cereais refogado com tomate e cebola +
-3 colheres de sopa de cenoura e vagem no vapor com azeite +
-1 filé de peito de frango grelhado com suco de laranja e cheiro verde picado+ 
-1 pera +
-1 copo de suco de laranja e acerola em polpa com adoçante de frutose



Lanche da Tarde

-1 taça de gelatina diet com pedaços de maçã 



 Jantar

-1 Prato de Sopa de sopa de espinafre, mandioquinha, cenoura, bardana e aveia em flocos +
-1 copo de suco de morango com laranja +
-1 espetinho de papaya com banana



Lanche da Noite

-2 biscoitos integrais +
-1 colher de chá de geléia sem açúcar e sem adoçante +
-1 xícara de chá de erva cidreira 

Dieta
 DIA 3


Café da Manhã

-1 copo de suco cenoura, laranja e beterraba +
-1 torrada de pão de centeio + 
-1 colher de sopa de ricota misturada com queijo cottage


Lanche da Manhã

-1 água de coco +
-1 fatia de melão



Almoço

Salada de alface americana, pepino sem casca em palitos, kani kama desfiado, nacos de manga e gergelim torrado + 
-2 colheres de sopa de purê de mandioquinha sem leite +
-1 filé de salmão grelhado com suco de limão, alho e 1 colher de chá de mel +
-1 Alcachofra cozida +
-1 copo de suco de manga com laranja +
-1 kiwi 



Lanche da Tarde

-Frutas ao vapor (Receita 2) +
-1 copo de suco de melancia com limão 



Jantar

-1 prato de sopa de abóbora, abobrinha, inhame, beterraba e aveia em flocos
-1 copo de suco de goiaba com clorofila e aveia em flocos finos +
-1 banana assada com suco de laranja e canela em pó



Lanche da noite

-1 xícara de chá de camomila +
-1 torrada integral com 1 fatia de queijo branco



Sopa Desintoxicante:
Rendimento: 1 porção (1 prato fundo)
Calorias: 125 kcal

Sopa
 Ingredientes:

½ xícara de chá de abóbora
½ xícara de chá de cenoura
½ xícara de chá de agrião
1 xícara de chá de inhame 
1 talo de salsão
½ xícara de folhas de acelga
¼ de xícara de arroz integral 
500 ml de água









Frutas ao vapor:
Rendimento: 2 porções
Calorias: 124 kcal
Ingredientes: 
4 morangos
½ kiwi 
½ banana nanica
1 fatia fina de abacaxi 
1 damasco cortado ao meio 
Folhas de hortelã
2 cravos da índia
1 colher de sopa de adoçante culinário



Modo de preparo:

Os ingredientes devem ser picados e colocados em um quadrado de folha de alumínio. Feche a folha formando uma trouxinha. Leve ao forno por cerca de 20 minutos. Uma ótima opção é regar as frutas com chá de hortelã gelado.



Seis receitas de sucos para desintoxicar o corpo e renovar as energias

Recupere-se da folia do Carnaval com essas bebidas simples de preparar:


1) Suco de cenoura, repolho e maçã (desintoxicante)

5 cenouras

¼ de repolho verde pequeno
½ maçã



Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador com meio litro de água. Depois, acrescente mais, aproximadamente, 1,5 litros de água. Mexa bem e adoce a gosto.

2) Suco de cenoura, couve, salsinha e maçã (desintoxicante)

5 a 6 cenouras

4 folhas de couve
4 galhinhos de salsinha
½ maçã



Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador com meio litro de água. Depois, acrescente mais, aproximadamente, 1,5 litros de água. Mexa bem e adoce a gosto.

3) Suco de couve com laranja lima (desintoxicante)

1 cenoura grande

2 dedinhos de raiz de gengibre
1 pepino
2 folhas de couve manteiga
1 laranja lima



Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador com meio litro de água. Depois, acrescente mais, aproximadamente, 1,5 litros de água. Mexa bem e adoce a gosto.

4) Suco energético (energizante)

1 xícara de uva itália sem as sementes

3 kiwis
1 laranja lima descascada deixando a parte branca



Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador com meio litro de água. Depois, acrescente mais, aproximadamente, 1,5 litros de água. Mexa bem e adoce a gosto.

5) Suco de cenoura e beterraba (energizante)

4 cenouras

1 beterraba com as folhas verdes



Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador com meio litro de água. Depois, acrescente mais, aproximadamente, 1,5 litros de água. Mexa bem e adoce a gosto.

6) Suco energia (energizante)

4 cenouras

1 maçã descascada
1 limão inteiro (polpa e casca)
 2 laranjas
1 pedaço de gengibre



Modo de preparo

Bata os ingredientes no liquidificador com meio litro de água. Depois, acrescente mais, aproximadamente, 1,5 litros de água. Mexa bem e adoce a gosto.


Fontes: