MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

segunda-feira, 14 de março de 2011

MUSCULAÇÃO E EMAGRECIMENTO


 Essa é uma questão que gera dúvidas entre os alunos e já ouvi bobagens de médicos e outros profissionais da área da saúde dizendo que, “para emagrecer, a atividade tem de ser, necessariamente, aeróbia, pois é a única via energética que consegue utilizar a gordura como fonte imediata de energia”. 



RESUMIDAMENTE:

É fato que: Para se metabolizar a Gordura tem que ser pela via Aeróbia!

Vamos partir do início, estaremos abordando a redução de peso adiposo, ou seja, da gordura. Esta tem várias funções no organismo e uma delas é o armazenamento energético. 
Todavia, como o homo-sapiens sapiens não evoluiu geneticamente para viver em um ambiente com alimentação abundante, essa reserva ajudava nossos ancestrais a sobreviver em períodos de escassez de alimento. 
No entanto, o mundo moderno cheio de ferramentas tecnológicas que facilitam nossa vida e seus alimentos excessivamente calóricos, nos induzem a comer de mais e a gastar de menos. 

Havendo calorias em excesso, essas reservas irão aumentar certamente. E a única forma (não invasiva) de perder gordura (independentemente da atividade física praticada) é gastando-a (metabolizar!) como fonte de energia! No entanto, o organismo só vai se desfazer de suas reservas (que estão muito bem guardadinhas nas células adiposas espalhadas pelo corpo) efetivamente quando ele precisar de energia extra. 
Convém ressaltar (sem entrar em detalhes agora) que a nutrição equilibrada será fundamental neste processo! 

Voltando à Musculação; é fato que o treinamento com pesos não utiliza prioritariamente a gordura como fonte direta para obtenção de energia, no entanto, as pessoas desinformadas não se atentam ao fato de que o treinamento com pesos, bem orientado, promove considerável aumento da massa magra (densidade e volume dos músculos), aumentando assim de forma drástica o metabolismo basal. Portanto... O organismo passa a gastar mais calorias durante todo o Dia!
E Maior também será a capacidade de produção de trabalho! 

Lembrando que também se gasta muita energia no processo de reparação tecidual e que quanto maior o metabolismo basal, maior a necessidade calórica apenas para manter as condições de homeostase, inclusive no Repouso, ou ainda quando se Dorme! 
Em Repouso ou Dormindo nosso organismo trabalha basicamente pela via Aeróbia!


Ou seja, A MUSCULAÇÃO EMAGRECE! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário