ATIVIDADES FÍSICAS
Conceito: É definida como: "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".
Podemos acrescentar que é também qualquer esforço muscular pré-determinado, destinado a executar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos", um deslocamento dos pés, e até um movimento complexo em alguma competição desportiva. Modernamente, o termo refere-se em especial aos exercícios executados com o fim de manter a Saúde Física, Mental e Espiritual; em outras palavras a Aptidão Física ou "boa forma".
Aptidão Física: Define-se aptidão física (AF) como sendo a capacidade de realizar as atividades cotidianas com tranquilidade e menor esforço. Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à Saúde e a outra é a relacionada à Performance Esportiva.
A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde e a qualidade de vida das pessoas, sendo a flexibilidade, a resistência aeróbica, a força e composição corporal.
E a segunda refere-se à aptidão para o desempenho em atividades esportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural, coordenação motora.
A aptidão para performance tem uma interferência das questões genéticas, já na aptidão para à saúde, os componentes podem ser melhorados mais facilmente, ou seja nós temos uma maior interferência.
A prática de exercícios físicos regulares têm seu benefício amplamente divulgado, principalmente na sua relação com a saúde, com a diminuição da incidência das doenças crônico-degenerativas, incluindo as cardiovasculares.
No dia 6 de abril a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial da Atividade Física.
Para qualquer pessoa que deseja praticar alguma atividade física como meio de melhorar a sua aptidão física, saúde e qualidade de vida, recomenda-se que procure fazê-lo com a orientação do Professor de Educação Física, que irá atuar no sentido de adaptar à prática a sua individualidade e potencialidades iniciais.
É ainda imprescindível que se proceda previamente uma avaliação médica, direcionada ao diagnóstico de alguma contra-indicação ao programa de exercícios e/ou no mínimo que seja realizado uma investigação inicial (anamnese) pelo seu professor.
A seguir recomendo alguns exercícios que considero de grande importância:
1.EXERCÍCIOS AERÓBICOS GERAIS DE MÉDIA E LONGA DURAÇÃO:
São aqueles em que utilizamos mais de 1/3 da musculatura esquelética total e a sustentamos em atividade por um período de tempo maior que 10 minutos, sem interrupções (caminhadas, corridas, ciclismo, natação, dança, etc.). Sua importância relaciona-se principalmente com as imensas melhorias às funções cardiorrespiratórias e vasculares e, ainda, por proporcionar um elevado consumo energético se realizado em períodos de tempo mais prolongados;
2.EXERCÍCIOS DE FORTALECIMENTO ABDOMINAL:
Importantes pelo fato desta musculatura ajudar na sustentação dos órgãos internos da cavidade abdominal, na respiração e também para uma melhor estabilização da coluna vertebral (Exercícios localizados para abdômen);
3.EXERCÍCIOS FUNCIONAIS PARA MEMBROS INFERIORES:
Nossa propriedade de deslocamento nos garante independência, agilidade e liberdade para realizarmos inúmeras tarefas do dia-a-dia. Por isso a importância do satisfatório desempenho desta musculatura (Exercícios Gerais e Localizados para membros inferiores: pernas e coxas);
4.EXERCÍCIOS DE COMPENSAÇÃO POSTURAL:
As tendências naturais ao desvio de postura impostas pelos vícios e atitudes corporais incorretas do dia-a-dia, devem ser amenizadas ou compensadas através de exercícios específicos de fortalecimento (para os grupos musculares que agem contrariamente aos desvios) e de alongamentos (aos que posicionam-se a favor deles). De uma maneira geral estas tendências estão relacionadas principalmente com a intensificação das curvaturas naturais da coluna vertebral, ou seja, das lordoses cervical (cabeça projetada à frente) e lombar (“bum-bum arrebitado”), da cifose toráxica (ombros projetados à frente) e das escolioses (desvios laterais da coluna);
5.EXERCÍCIOS GERAIS DE MOBILIDADE:
Devemos sempre considerar a importância destes por estarem relacionados diretamente com os movimentos de nossa vida cotidiana, para que sejam preventivos em relação a conseguirmos executar todas as tarefas impostas com maior eficiência possível e liberdade, bem como a reduzir o risco de lesões (Exercícios de Mobilidade Articular, Alongamentos e Flexibilidade).
Nenhum comentário:
Postar um comentário