MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

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quinta-feira, 29 de março de 2012

APOIOS NA MUSCULAÇÃO OU EXERCÍCIOS APOIADOS (OPINIÃO)



  Que a Musculação é uma atividade excepcional não se discute!
Eu sou fã da Musculação! Pratico Musculação desde há... muito tempo!
Trabalho com a Musculação! Minha Especialização Profissional como Educador Físico está na Musculação...


Dito isso, quero estabelecer algumas considerações para profundas (ou superficiais, depende!)  reflexões!


E... Acabo por escrever, para tentar esclarecer minha opinião sobre exercícios apoiados!


Mas Antes...


Primeiro que, a musculação, possui uma variedade infindável de execuções e exercícios possíveis! Em Equipamentos, os mais diversificados, e fora deles! Apoiados e sem Apoio!
Segundo, sou do professor que tem opinião de que, não existe movimento incorreto dentro das possibilidades e/ou limites biomecânicos individuais! Temos é que saber deles! Das possibilidades ou das limitações de cada aluno/cliente!  Em que momento aplicar e como aplicar determinado estímulo! Tudo bem até aí? Pois nosso corpo possui uma excepcional funcionalidade para movimentos dos mais diversos, que, se observarmos no dia-a-dia, mesmo com toda esta letargia corporal corriqueira da vida moderna, nos surpreendemos, muitas vezes, com o que é capaz o corpo humano!
Terceiro que, sim, em relação à posição de execução (e não do movimento!) parece ser muito inteligente, prudente e seguro estabelecer parâmetros "minimamente" confortáveis e adequados à postura!  Seja apoiado ou não! 
Quarto... que sou adepto dos Princípios da Didática concomitante aos Fisiológicos, ou até, anterior à eles! Desta forma... Do mais Simples para o Mais Complexo, do Menor para o Maior, do Fácil para o Difícil, do Leve para o Pesado, do Lento para o Rápido, do Geral para o Específico... E inclusive, oriento meus "pupilos" (os futuros Professores de Educação Física!) que, mesmo desconhecendo ou conhecendo minimamente as Bases Fisiológicas (ainda estão na Faculdade! E aprendendo!), se aplicarem os conceitos Da Didática de Ensino... Não vai ter ERRO!
Quinto que, o que escrevo não tem importante fundamentação científica ou acadêmica, ainda! Muitas opiniões!
Portanto esta é mais uma! É basicamente um relatório do que, há anos, venho observando e executando na prática!



Definindo alguns termos:


Sobre a Musculação -


musculação ou treinamento com pesos é uma forma de exercício resistido, entre muitas outras indicações, objetivos e necessidades é clássico sua procura, principalmente pelos mais jovens para o aumento e/ou definição dos músculos esqueléticos. Ela utiliza a força da gravidade (na forma de Barras, Anilhas, Halteres, Caneleiras ou Baterias de Peso) para opor a força gerada pelo músculo por meio da contração concêntrica ou excêntrica. Na musculação usa-se uma variedade de equipamentos especializados para grupos musculares específicos e tipos de movimentos.


Sobre o Treinamento Funcional -


O corpo humano é projetado para funcionar como uma unidade, com os músculos sendo ativados em seqüências especifica para produzir um movimento desejado. Em cada movimento, vários músculos estão envolvidos e todos eles realizam uma função diferente. O sistema nervoso central (SNC), além de diferentes funções motora, é responsável pela ativação muscular e programado para organizar esses movimentos. Através de diferentes sinais enviados ao SNC, partindo da pele, das articulações e dos músculos, são detectados detalhes sobre a posição de cada parte do corpo em relação ao ambiente proposto e as outras partes corporais, a velocidade do movimento e o ângulo articular.


Tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal ou de gravidade (que fica na região abdominal), chamado nesse método por CORE.
Vários dos objetivos desse método de exercício representam uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano (como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros), envolvendo a  integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento. Um exemplo contrário a esse método, é o trabalho isolado do corpo para gerar um gesto motor específico, como visto na musculação tradicional.
Essa visão abrangente permite que o Treinamento Funcional atinja o objetivo de controlar o sistema músculo-esquelético, sem abrir mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo, geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais. Além disso, a postura do corpo humano é controlada diretamente através destes órgãos sensitivo, que tem entre suas principais funções, a regulação do equilíbrio e a orientação do corpo no ambiente. No entanto, esse treinamento visa aprimorar ou resgatar a eficiência do movimento humano para atividades do cotidiano.
Utilizando aparelhos alternativos ou acoplados aos aparelhos de musculação, exigirão de maneira mais significativa dos proprioceptores corporais para a execução das atividades. Contudo, os exercícios podem ser realizados com o peso do próprio corpo, cabos, elásticos, pesos livres, base de suporte instável e reduzida, medicine balls, bolas suíças, trazendo benefícios mais significativos à capacidade funcional do corpo. São exercícios bastante motivacionais e desafiadores. 


Minha infância foi em Desequilíbrio total e quase sem apoios! No sentido Motor! Experiências Sensoriais e Motoras! Onde aprimorávamos nossas capacidades cinestésicas ou proprioceptivas*.

* Propriocepção também denominada como cinestesia, é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão. Este tipo específico de percepção permite a manutenção do equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas. Resulta da interação das fibras musculares que trabalham para manter o corpo na sua base de sustentação, de informações táteis e do sistema vestibular, localizado no ouvido interno. Legal né? 



Naquele Tempo, andava descalço... ou quase!
Subia em árvores, em telhados (o que não era legal!), andava por sobre os muros e muretas! Cansei de ir em parques (meu pai levava!), no Passei Público (Curitiba) e brincar no trepa-trepa! Ficava pendurado e balançava. Saltava, pulava, girava, andava, corria, rolava, tropeçava e caia! Faz parte não é? 
Bem... Fazia!
Hoje... crianças não caem mais! Não tropeçam, não desequilibram! Digo no Real! Não no Virtual tá!
"Acho" que o que Salva nossa Juventude é a Bicicleta! "Todo Mundo", ainda, aprende a andar de bicicleta! Que, depois de aprender a andar em pé, é um dos raros momentos de desequilíbrio ou de instabilidade dos dias de hoje! Estou me referindo no aspecto da Motricidade! Movimento Corporal!
Não é o desequilíbrio Psicológico, Profissional, Familiar, Social, Financeiro...

E... depois que aprendemos a andar de bicicleta... deixamos a bicicleta enferrujar em um canto! 


Hoje, depois que crescem, sem experiência motora nenhuma (ou quase!), tá bom!, tá bom!... tem as aulas de Educação Física no Colégio (sic). Uma? Duas na Semana no máximo! E por 45, 50 minutos! Tira o deslocamento para ir e voltar, chamada, organização... 30 minutos de atividade?
É isso? Durante a Infância, Pré-adolescência e, vá lá Adolescência temos para as nossas Crianças e Jovens (pelo menos para a maioria!)... Aprender a andar, Aprender a Andar de Bicicleta e depois... 60 minutos semanais de Atividades Físicas! "Obrigatória" e nas escolas até os 16, 17 anos!
Como eu ia dizendo... "sem experiência motora alguma"...
Depois... Faculdade... ou Trabalho e... VIDA MODERNA! APOIOS E MAIS APOIOS!
E o que é mais grave... Apoiados de maneira equivocada!
Em casa, escola, cursos, faculdade, trabalho, cinema, teatro, barzinhos... Na cadeira, sofá, prancheta, bancada, banco, cama, rede, carro, ônibus, teclado, game... Esqueci alguma coisa? Muita coisa!



Bem... lá pelas tantas, aparece o Aluno/Cliente na Academia, buscando a Musculação para melhorar algumas Capacidades Físicas... Estética... Saúde...
E, o que fazemos? Nós, Professores?
Empanturramos o "desequilibrado" (pela falta da cinestesia não aprimorada durante a infância e/ou juventude!) com EXERCÍCIOS APOIADOS! Mas, pelo menos, da maneira correta (?)

Senta, encosta! 
Deita, apoia!
Em pé, equilibrado! 


Tudo Certo (?)

E assim perpetua-se o desequilíbrio! Não pelos movimentos apoiados na Musculação, mas eventualmente, também por eles!
Motor... Cinestésico... e até de Forças Mecânicas que percorrem o nosso Corpo! Ocasionando mudanças em eixos de forças, descompensando músculos, supercompensando outros, desequilibrando e desestabilizando articulações... Intensificando alterações Posturais! E... lembram-se? Um dos objetivos de determinado Aluno era melhorar a Postura!

Não dá para desequilibrar ("cinestesicamente") só um pouquinho? Vai... um pouquinho só, para começar? 

Parece um contra censo né?
Desequilibrar para Equilibrar! Mas, é isso mesmo!  
Vamos tentar? 



OBS: Não tente sair por aí, agora, dando Cambalhotas, Saltando, Pulando,  Girando, Rodopiando... Vão pensar que você é um Desequilibrado!
Procure a Orientação do Seu Professor de Educação Física! 


ABRAÇOS SAUDÁVEIS!


Sérgio Nunes










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