MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

sexta-feira, 30 de março de 2012

TENHA AMIGOS E VIVA MAIS!


                 Ter poucos amigos é tão prejudicial quanto fumo e obesidade

Expectativa de vida aumenta em 50% com convívio social, diz estudo.

Que o homem não é uma ilha você já sabe. Conseguimos sentir de longe os benefícios que a convivência com pessoas queridas nos traz. Mas, ter uma boa rede de amigos pode ser mais importante do que você imagina. Uma pesquisa da Universidade Brigham Young, nos EUA, descobriu que quem vive rodeado de amigos e vizinhos pode viver até 50% mais do que aqueles que vivem só. 

A pesquisa, publicada na revista especializada PLoS Medicine, chegou a esta conclusão ao analisar dados de cerca de 150 estudos que analisavam a influência dos círculos sociais sobre a saúde de alguém . Para os pesquisadores norte-americanos, ter poucos amigos pode ser tão prejudicial à sobrevivência de uma pessoa quanto fumar 15 cigarros por dia ou ser alcoólatra. 
Os cientistas acreditam que tomar conta de outras pessoas nos leva a cuidar melhor de nós mesmos. A pesquisadora Julianne Holt-Lunstad, uma das líderes do estudo, afirmou que isso acontece porque quando alguém está conectado a um grupo e se sente responsável por outras pessoas isso acaba fazendo com que a pessoa tome conta dela mesma e assuma menos riscos. 

Para os pesquisadores, perder o apoio social pode diminuir ainda mais as chances de sobrevivência do que obesidade ou sedentarismo. Através da análise de 300 mil pessoas nos quatro continentes em um período de sete ano, aqueles com redes sociais mais fortes se saíram melhor em resultados de saúde e expectativa de vida. A probabilidade de estas pessoas estarem vivas em qualquer idade era quase 50% maior do que daqueles considerados solitários. 

O estudo incluiu pessoas de todas as idades, sem levar em conta o estado de saúde inicial dos pesquisados. De acordo outro pesquisador do estudo, Timothy Smith, os bons relacionamentos fornecem um nível de proteção a todas as idades. O pesquisador, no entanto, alerta que os aparatos modernos e a tecnologia podem levar algumas pessoas a pensar que redes sociais face a face não são mais necessárias. Porém, a interação constante é sempre necessária e precisa ser feita de todas as formas, tanto por meio das redes sociais como por meio de conversas. Smith acrescentou que a interação constante não é apenas um benefício psicológico, mas influencia diretamente na saúde física e mental.


Amizades Adolescentes

Para fortalecer a amizade, a convivência é fator-chave. Por isso, laços que se formam na adolescência tendem a ser mais duradouros. Nesta fase, além de transformações profundas, os jovens experimentam situações inéditas, em que o apoio dos amigos é fundamental. 

"Quando há coincidência de idade, a partilha não é só a do momento. Também há divisão de sensações, um adolescente sabe exatamente as dificuldades que o outro enfrenta e tem boas chances de ajudar", acredita a psicóloga Marina Vasconcellos, e completa: "A cumplicidade explica a ligação que torna os amigos inseparáveis. A compreensão que existe nesse tipo de relacionamento é profunda e marcada por muitas descobertas e conjunto, diferente do que acontece o ambiente familiar onde as posições estão marcadas desde sempre."
Como um flashback, tente relembrar os momentos mais marcantes que você já viveu. Na maioria deles, quem estava do seu lado? Certamente, aqueles que você pode chamar de amigos. Escolhidos a dedo ou impostos pelo acaso, eles servem de combustível para enfrentarmos desafios do dia a dia, dividindo experiências boas e ruins. 



"A amizade é uma das formas de aprimoramento do ser humano", afirma a psicóloga Marina Vasconcelos. Ela rompe as fronteiras do preconceito e torna-se essencial, seja entre colegas, vizinhos, pais e filhos, irmãos, namorados ou marido e mulher. E o seu corpo agradece: ter amigos traz benefícios tanto para a saúde mental como física. 

Confira algumas vantagens de cultivar sempre seu círculo social: 



1) Risco menor de Doenças -
Pesquisas confirmam: seu corpo fica mais imune a problemas de saúde. Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos EUA, identificaram que pessoas muito solitárias ao longo da vida tendem a ser mais indefesas, ter noites ruins de sono e sofrer mais com as complicações enfrentadas ao longo da vida, como o estresse. Outro estudo americano, publicado no Journal of the American Medical Association, apontou uma relação entre solidão e o risco maior de ter doença de Alzheimer.



2) Vida mais Longa -
Seus amigos mal devem imaginar, mas a presença deles melhora 50% a chance de você viver mais. O dado vem de pesquisadores da Brigham Young University, nos EUA, que analisaram 148 estudos feitos durante sete anos e meio. Segundo eles, quem passa grande parte da sua vida sem interações sociais tem um prejuízo relacionado à longevidade que pode ser comparado a fumar cigarros todos os dias, ser alcóolatra ou ser obeso.



3) Mais Otimismo no seu Dia a dia -
A felicidade é contagiante e a comprovação vem de um estudo da Universidade de Califórnia e de Harvard, nos EUA. Durante duas décadas, cinco mil pessoas foram analisadas. Como resultado, a probabilidade de sorrir mais para a vida cresceu em até 60% nos participantes que conviviam com pessoas alegres. É um efeito dominó: se você é otimista, a chance de seu amigo e até do amigo do seu amigo também ficarem felizes é muito maior.



4) Saúde para o Coração -
Vínculos afetivos estimulam as emoções positivas, certo? Essas emoções, por sua vez, influenciam nos batimentos cardíacos. Um estudo que durou dez anos, da Universidade Columbia, nos EUA, mostrou que pessoas normalmente felizes, entusiasmadas e satisfeitas têm menos chance de serem depressivas e apresentam um risco 22% menor de ter infarto ou desenvolver doenças cardíacas.


5) A melhor forma de Dividir seus Sentimentos-

Essa é uma necessidade natural de todo ser humano: compartilhar experiências e sensações. "A cumplicidade explica a ligação que torna os amigos inseparáveis. A compreensão que existe nesse tipo de relacionamento é profunda e marcada por muitas descobertas em conjunto, diferente do que acontece no ambiente familiar onde as posições estão marcadas desde sempre", explica a psicóloga Marina Vasconcellos.



6) Relações Amorosas Duradouras -
O psicólogo John Gottman, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, afirma que ser amigo é uma espécie de "cola" que une marido e mulher em um casamento estável. Ele só concluiu isso depois de duas décadas de pesquisa. "Os casais mais felizes, com relacionamentos de longo prazo, falavam da presença da amizade no casamento e sobre como amar e fazer amor é uma extensão dessa amizade", conta o especialista. Ainda de acordo com ele, 70% da paixão, do romance e do sexo para os homens decorre da amizade, e a porcentagem é ainda maior para as mulheres.



7) Amadurecimento longe da Depressão - 
A prática de se relacionar e manter amizades ajuda a amadurecer e isso serve principalmente para as crianças. De acordo com um estudo da Universidade do Maine, nos Estados Unidos, apenas um amigo de verdade já é suficiente para ajudar os pequenos a se desenvolverem psicologicamente e mandaram para longe a depressão, a baixa autoestima, a ansiedade e a depressão.



8) Físico em Forma! -
Ter amigos nos livra de muitos problemas relacionados à depressão e ao tédio. "Pessoas depressivas tendem ao sedentarismo e a uma dieta desequilibrada", explica o cardiologista Juliano de Lara Fernandes, do Instituto do Coração, em São Paulo. Portanto, estreitar os laços significa diminuir o risco de estar acima do peso. Além disso, um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, apontou que, se seus melhores amigos praticam atividades físicas, as chances de você também sair do sofá são grandes. Tudo por conta da capacidade de influência das amizades.




Metas para alcançar com os amigos:


Há diversos tipos de amigos. Alguns topam qualquer passeio, mesmo se o esquema tem tudo para dar errado. Outros estiveram ao seu lado nos momentos mais difíceis pelos quais você passou. Um terceiro grupo ainda é composto por gente que parece até da família. Seja como for, eles certamente marcaram sua vida e contribuíram para que você chegasse onde está. Muitas vezes, a caminhada é feita lado a lado, com um dando apoio ao outro rumo a uma conquista - emagrecer, terminar a faculdade ou mudar de emprego, por exemplo. Reúna sua turma e invista em uma dessas mudanças.

1) Entrar em Dieta -
Segundo a psicóloga Juliana Sato, especializada em transtornos alimentares e coaching de emagrecimento, combinar com os colegas de entrar em dieta facilita e muito a tarefa de resistir às tentações. "Ir a um restaurante e ver que todos pediram pratos leves e saudáveis, por exemplo, é um incentivo a seguir o mesmo exemplo", explica. A profissional recomenda ainda criar uma brincadeira motivadora no grupo, premiando aquele que mais perder peso no mês ou comemorando a evolução de cada integrante.


2) Parar de Fumar -
A cumplicidade de um amigo é importante para todas as metas que desejamos alcançar, mas ganha ainda mais destaque quando o assunto é parar de fumar. De acordo com a psicóloga Laura de Hollanda Batitucci Campos, das Clínicas Oncológicas Integradas (COI), estabelecemos relações por afinidade e, para muitos, o hábito de fumar é uma dessas afinidades. "Deixar de fumar e não ser acompanhado pelos amigos significa continuar perto do vício", aponta. Ela ressalta ainda que estar próximo de pessoas passando pelas mesmas dificuldades que você faz a tarefa parecer menos difícil, pois torna possível a troca de informações sobre o assunto.


3) Fazer Exercícios -
"Por mais estranho que pareça, não fazer nada é um hábito aprendido, assim como acostumar-se a praticar exercícios físicos regularmente", afirma o psicólogo Daniel Osório, residente da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR). Por isso, realizar essa reeducação mental e corporal demanda tempo e dedicação, o que pode ser muito mais fácil com os amigos. No dia em que você não estiver animado, outros do grupo irão incentivá-lo a não faltar e vice-versa. Além disso, uma atividade que pode ser repetitiva e cansativa certamente será mais divertida com pessoas próximas a você.


4) Maneirar na Bebida -
É muito comum reuniões com amigos e principalmente happy hours envolverem bebidas alcoólicas, um vilão para quem está em dieta ou, no mínimo, uma tentação para quem não pode beber. Por isso, criar um acordo com os amigos para maneirar na ingestão de bebidas é fundamental para alcançar essa meta. "Se todos tiverem o mesmo objetivo, provavelmente irão combinar atividades mais saudáveis ou simplesmente concordarão em pedir um suco", esclarece a psicóloga Juliana.


5) Usar menos as Redes Sociais -
Navegar nas redes sociais não é um problema, desde que a prática não substitua outras maneiras de se relacionar com as pessoas. "Enviar um recado e colocar o papo em dia pode ser muito mais prático e cômodo via internet, mas pode comprometer as relações", diz Daniel Osório. Ele aconselha reservar um dia toda semana ou todo mês para reunir os amigos e estimular a convivência entre o grupo. "De preferência, combine uma atividade de lazer em que todos poderão conversar e se divertir", complementa.


6) Fazer trabalho Voluntário -
Você sempre diz que quer começar, mas nunca dá o primeiro passo, não é mesmo? "Fazer um trabalho voluntário abre um leque de novas experiências e permite conhecer novas pessoas que poderão se tornar grandes companheiros", pontua Laura Campos. Por isso, incentive seus amigos a conhecer trabalhos voluntários e vincule-se aquele que mais se identificar.
7) Vencer um Medo ou Desafio -

Seus amigos são pessoas que sabem dar conselhos na hora de vencer uma situação difícil. Além de conhecerem você, eles estão analisando de fora o seu problema, o que ajuda a buscar uma saída. "Casos de situações similares que poderiam servir como modelo são muito construtivos", explica o psicólogo Daniel. Por isso, dividir com os amigos suas dificuldades e colocar-se à disposição quando eles precisares compartilhar seus problemas aprofunda ainda mais a relação e fortalece os laços.
















Fonte: http://www.minhavida.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário