MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

ALONGAMENTO E FLEXIBILIDADE (OPINIÃO)

Depois de ter feito a revisão acerca do assunto, exponho a minha modesta opinião:


 Desde os tempos mais remotos, para não iniciar com era uma vez... Os seres humanos primitivos sempre tiveram que lutar pela sua sobrevivência nesta Terra abençoada de todos os seres! E aparentemente... obtiveram muito sucesso! Caso contrário não estaria eu aqui digitando vagarosamente estes caracteres e você  aí, do outro lado desta tela fria, e muito provavelmente só, os lendo! 

Naqueles tempos imemoriais (que recua a uma época de que não se tem memória por causa de sua imensa antiguidade), ficar parado não garantia a sobrevivência das espécies do reino Animal... muito pelo Contrário! E você pode não gostar do que eu vou revelar... mas... nós somos Animais, você, eu e toda a Raça Humana! 

Portanto a Natureza, em sua Divina Sabedoria, nos acomodou, a todos os do reino Animal, com aparelhos locomotores ou o Sistema Locomotor. O aparelho locomotor, nos humanos (nós!), é formado por ossos, articulações e músculos, sendo responsável pela sustentação e pela movimentação do corpo. 


E divide-se em:
 tronco;
 pernas e pés (membros inferiores);
 braços e mãos (membros superiores).

IMPORTANTE: A locomoção e a movimentação são fundamentais para a Saúde e Sobrevivência de todo ser Ser Vivo que se mexe por conta própria! Classificamos isto de Necessidade Fisiológica! 


Você é capaz Disso? De se Movimentar por Conta Própria? 

Obviamente não estou falando aqui de indivíduos portadores de necessidades especiais, que por problemas congênitos, doenças ou acidentes vieram a perder esta Habilidade Natural. Ainda assim o potêncial genético daqueles não foi alterado! 

Necessidade Fisiológica: São as necessidades vitais de sobrevivência: alimentação, hidratação, descanso/ sono, respiração, excreção, proteção contra frio e calor, necessidades sexuais e ainda o Movimento!

Fato: Movimento é uma Necessidade Fisiológica! Sem ele ou com a privação parcial dele acabamos por ir, mais cedo ou mais tarde, de encontro a uma série de dificuldades ou  problemas de Saúde! Muitas vezes sérios, e que poderá acabar por nos levar ao término como organismos biológicos. Resumindo: MORTE!

Mas voltando aos nossos antepassados! Época romântica aquela, anterior a descoberta da Agricultura, que por sinal em linha histórica, é muito recente! 

Sobre a Agricultura (Conhecimento nunca é em demasia!):
Há cerca de doze mil anos, durante a pré-história, no período do neolítico ou período da pedra polida, alguns indivíduos Nômades de povos caçadores-coletores, que tinham que utilizar muito do seu Aparelho Locomotor e realizar portanto incontáveis Movimentos até então!, notaram que alguns grãos que eram coletados da natureza para a sua alimentação poderiam ser enterrados, isto é, "semeados" a fim de produzir novas plantas iguais às que os originaram.
Essa prática permitiu o aumento da oferta de alimento dessas pessoas, as plantas começaram a ser cultivadas muito próximas uma das outras. Isso porque elas podiam produzir frutos, que eram facilmente colhidos quando maduros, o que permitia uma maior produtividade das plantas cultivadas em relação ao seu habitat natural.
Logo, as frequentes, trabalhosas e perigosas buscas à procura de alimentos para além das áreas cultivadas, eram evitadas. E assim estes povos começaram a se estabelecer em núcleos próximos as suas plantações. Surgiu então um novo Povo! Começava a surgir núcleos populacionais fixos.
Passaram de Nômades a Sedentários!
nomadismo é a prática dos povos nômades, ou seja, que não têm uma habitação fixa, que vivem permanentemente mudando de lugar.
Usualmente são os povos do tipo caçadores-coletores ou pastores, mudando-se a fim de buscar novas pastagens para o gado, quando se esgota aquela em que estavam ou ainda em busca de outros tipos de alimentos oferecidos pela própria natureza. Os nômades não se dedicam à agricultura.
Porém a maioria dos antigos povos nômades tornaram-se Sedentários, com a descoberta da agricultura. No entanto, ainda hoje subsistem sociedades nômades, como algumas tribos de Tuaregues do Sahara.

Uma Pausa Para Refletir!  Penso que neste período, quando o responsável, ou grupo, pela caça e coleta saía para as suas atividades, mesmo sabendo que logo ali adiante teriam que correr atrás do Almoço e algumas vezes até lutar com ele, ou subir em alguma árvore para apanhar os frutos, não faziam alongamentos antes! Ou será que faziam? 
Ainda hoje, quando somos surpreendidos com alguma ação física que deve ser imediata, e normalmente acaba sendo intensa, como por exemplo... correr para pegar o ônibus! Aquele pique de 100m! O que fazemos? Simplesmente... Corremos! Eu não tenho por costume me alongar primeiro! E você?  

Sedentarismo é um termo aplicado à transição cultural da colonização nômade para a permanente. Na transição para o sedentarismo, as populações semi-nômades possuíam um acampamento fixo para a parte sedentária do ano. O sedentarismo se tornou possível com novas técnicas agrícolas e pecuárias. O desenvolvimento do sedentarismo aumentou a agregação populacional e levou à formação de vilas, cidades e outras formas de comunidades. Assim... Já não precisavam se Movimentar como antes, mas ainda tinham que plantar para colher!


Para Distrair: Uma vez falei para uma aluna minha que nossos novos hábitos como Povos Sedentários... Ela ficou uma fera comigo! Disse que não era Sedentária! Afinal ia para a Academia diariamente...
Conclui-se assim que o primeiro passo para o Mórbido Sedentarismo Moderno como conhecemos hoje foi dado, em algum lugar e época passada, quando alguém decidiu Plantar!
Assim... Muito tempo se passou e pouca coisa havia mudado, até que...
Na Inglaterra em meados do Século XVIII aflorou A Revolução Industrial! 

Putz... mais História! Mas vale Ler! (Conhecimento nunca é demais, hehehehehehehehe!)
O que Foi a Revolução Industrial? Consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Esta que expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era da agricultura foi superada, a máquina foi superando o trabalho humano árduo, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.

Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente.
E uma nova etapa do Sedentarismo Moderno tem Curso! E Infelizmente Muito mais Cruel que o anterior!


Agora, cada vez mais pessoas já não precisam se deslocar a pé por longos períodos ou distâncias, e também não necessitam realizar trabalhos árduos e pesados. As máquinas substituíram  quase todas as tarefas que exigiam muito movimento corporal, esforço e dispêndio energético. Nossas tarefas corporais estão reduzidas, os movimentos estão limitados, passamos muito mais tempo em uma única atividade e posição realizando movimentos automáticos! 
Nossos músculos menos utilizados atrofiam, encurtam e enfraquecem, perdendo grande parte da sua funcionalidade. Outros mais utilizados conservam parte da sua funcionalidade. E isso gera descompensações, desequilíbrios, alterações, sobrecargas e limitações em estruturas ósseas, articulares e musculares.
Nossos movimentos que eram mais graciosos, leves, soltos, complexos, amplos e diversificados em virtude do nosso aparelho locomotor ser solicitado a todo o momento pelos mais diferentes  tipos de movimentos, ficaram agora limitados por atividades mais simples com pequenas variações de infindáveis repetições mais ou menos padronizadas. 


Com  a falta ou limitação de uso destas estruturas, ocorrem os mais diferentes tipos de desarranjos, entre eles:
1) Encurtamentos, Enfraquecimento  e Atrofias Musculares;
2) Redução da Mobilidade Articular;
3) Desvios e Descompensação Postural;
4) Falta de Coordenação Muscular e Flacidez Muscular;
5) Doenças Hipocinéticas (obesidade, Hipertensão Arterial, Cardiopatias, Diabetes tipo II, Sarcopenia e Osteoporose).
E, muitos destes se relacionam diretamente com a Capacidade Física da Flexibilidade que interfere no alongamento ou na elasticidade do corpo. E neste breve período histórico, ficamos muito  mais "entrevados", como nunca antes na história da Humanidade! Putz! ...E ainda não acabou... Infelizmente!


Agora vem uma nova Era... Uma nova revolução tem Marcha! A Revolção Tecnológica! 
Apertar botões, teclas, olhar monitores e visores, internet, televisores, vídeos games, telefones, comunicação a distância, compras e tarefas on-line, são atividades usuais. Informações são instantâneas, ao vivo e em tempo real! Não saímos das nossas cadeiras! Hoje, ao contrário dos nossos antepassados, é possível subsistir por um curso de tempo mais ou menos longo, somente com os movimentos corporais necessários para a manutenção mínima da nossa Vida! Movimentos Respiratórios, o Ritmo Cardíaco, Peristaltia, Fala e Mastigação, alguns sentar e levantar, uns poucos passos para lá ou para cá, alguns movimentos de quadris e coxas (entenderam né?), e é claro, o mais importante de tudo... o incessante apertar de teclas! E tudo vem ao nosso encontro! Sem esforço, ou quase! 
Mas não se engane! Não fomos e não estamos adaptados para esta nova realidade!  
Hoje, a posição sentada, relaxada e encurtada é a mais utilizada ao longo do dia!
E a postura sentada durante muitas horas para uso das mais diversificadas tecnologias provocam uma situação de vulnerabilidade para se adquirir LER/DORT ou outra doença hipocinética.  Inclusive limitações articulares e musculares!


Então... resumindo, minha opinião: 
Com movimentos originais e naturais do nosso corpo saudável, amplos, alongados, complexos, não seria necessário a utilização de exercícios de alongamentos como preparação ou como técnica para melhorar a flexibilidade. Pois os próprios movimentos já exigiriam corriqueiramente desta capacidade. Como era lá na nossa antiguidade!
Mas Hoje... 


Acredito, portanto que, o que na realidade faz com que nos lesionemos, é a falta de amplitude ou descompensações articulares e musculares advindas da inatividade. E  não a falta do alongamento como atividade preparatória para uma determinada atividade física. 
A redução do movimento e da sua complexidade acaba por exigir que em determinadas situações, ficamos com maior dificuldade para executar certas atividades e eventualmente em  movimentos com amplitudes maiores ou mais bruscos ou violentos, acabamos por nos machucar! E isso não tem interferência (minha opinião!) com a falta de alongamento antes da tarefa e sim com o despreparo do sistema músculo-articular. 
Penso também, que é sim, o alongamento ou o flexionamento como queiram, uma forma de "aprimorar" ou devolver a capacidade física flexibilidade (que hoje deixou de ser natural, pois está cada vez mais precoce a rigidez coproral) à sua condição natural ou que deveria ser normal.


Portanto, acredito que um corpo que está sempre em atividade física com movimentos amplos e complexos requererá menos atividades de alongamento ou flexionamento como parte integrante da prática inicial da preparação para a prática de exercícios físicos!


Leia Também a Revisão:


Um comentário:

  1. as fases de vidas só se repetem a cada década, porem o ser humano se reinventa a cada ciclo.

    ResponderExcluir