MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

PARA PERDER PESO... ESCOLHA A SUA MODALIDADE PREFERIDA!

Muito importante na escolha da sua modalidade para direcionar um estilo de vida mais saudável, é encontrar uma que você goste e sinta motivado para a realização.  

Nesta matéria direcionamos na escolha de algumas onde um dos seus grandes benefícios é o alto dispêndio energético, ou seja, consome muitas calorias! Obviamente desde que sejam realizadas com vigor e vontade! Assim estas modalidades poderão ser muito úteis para quem necessita eliminar uns quilinhos extras! 

Corrida

POR QUE QUEIMA: Trata-se de um trabalho aeróbio cardiovascular de duração mais ou menos prolongada, onde movimentam grandes grupos musculares, e que, utiliza a gordura como fonte prioritária de energia.
Estudos recentes apontam que a corrida intervalada, de intensidade maior e com tempos menores, pode ajudar muito mais no emagrecimento do que se pensava! 


OUTROS BENEFÍCIOS: aumenta o condicionamento físico e a auto-estima. Diminui a ansiedade, o estresse, o colesterol ruim (LDL) e estimula o bom (HDL). Além disso, evita o risco de desenvolver doenças cardíacas e osteoporose. 

PERFIL DO PRATICANTE:  Habitualmente é alguém agitado, competitivo e que deseja mais condicionamento físico, sem o uso de equipamentos. Prefere praticar atividades ao ar livre, sozinho ou em grupo, e está sempre em busca de superar seus limites. 

CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: Realizar um check-up antes com o seu médico é fundamental; utilizar tênis apropriado, com um bom amortecimento; correr sempre com roupas leves e nunca esqueçer de se hidratar muito bem, antes, durante e após a atividade. Quem possui problemas de joelhos, coluna ou alguma outra patologia deve procurar um médico e saber quais as limitações para comunicar o seu professor, que vai adequar o treino para sua condição.

GASTO CALÓRICO/h: Entre 500 e 800 calorias, dependendo do nível.


Ashtanga Yoga-


FOTO: SHUTTERSTOCK/ZSOLT NYULASZIPOR QUE QUEIMA: 
Enquanto os outros tipos de ioga são estáticos, a Ashtanga é dinâmica e as posturas são feitas em sequências. "O aluno sai de uma posição e já entra em outra sem parar o movimento. A aula é semelhante a uma atividade em circuito, que deixa sempre a freqüência cardíaca lá em cima", declara o professor de Educação Física Carlos Cintra, de São Paulo. De acordo com ele, se a pessoa fizer tudo direito, o gasto calórico que ela terá será semelhante ao de uma corrida na esteira a 12 km/h.



OUTROS BENEFÍCIOS: aumenta o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes no corpo, além de elevar o tônus muscular.

PERFIL DO PRATICANTE: pessoa que já fez várias atividades anteriores e está em busca de unir o lado mecânico do exercício ao zen.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: quem possui dores lombares deve evitar alguns movimentos como os de hiperextensão da coluna e, principalmente, ter paciência para ir ganhando amplitude nas posturas.

GASTO CALÓRICO/h: 1.000 calorias.


Bicicleta Ergométrica (Bike Indoor) -
FOTO: SHUTTERSTOCK/IEGO CERVO


POR QUE QUEIMA: o trabalho realizado com diferentes intensidades (ora você está numa carga pesada, ora numa velocidade maior) eleva a queima calórica e, consequentemente, a gordura e açúcar são utilizados como formas de combustível para o corpo. 

OUTROS BENEFÍCIOS: você ganha resistência, força nos membros inferiores, boa definição corporal e um sono mais agradável.

PERFIL DO PRATICANTE: pessoa que prefere se exercitar em grupo, ao som de música, aliando atividade física e diversão em uma só prática. Além disso, gosta do ambiente de academia.

CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: o ideal é usar bermuda de ciclismo para proteger as partes íntimas. Nunca pedale sem carga para não lesionar joelhos, tornozelos e coluna. Olhe sempre para frente, a fim de evitar dores no pescoço. A prática só não é aconselhável para quem sofre de problemas cardíacos ou possui alguma lesão nas articulações. 

GASTO CALÓRICO/h: entre 600 e 800 calorias.



Natação -


POR QUE QUEIMA: como é uma atividade cíclica (que se repete da mesma maneira), o indivíduo mantém o ritmo cardíaco adequado e o gasto energético é constante. A resistência da água oferece uma intensidade de trabalho que eleva o gasto de calorias! Outro ponto fundamental é também o meio líquido e a temperatura da água que facilita a transferência de calor do corpo, obrigando o organismo a intensificar a produção de energia para manter o corpo internamente aquecido, elevando assim também o metabolismo! 
FOTO: SHUTTERSTOCK/T-DESIGN


OUTROS BENEFÍCIOS: diminui a tensão muscular. Com isso, fica mais fácil trabalhar com o alongamento, maior capacidade respiratória e, intensifica o desenvolvimento de músculos, especialmente, os músculos das costas,  peito, dos ombros e dos tríceps (músculo do tchau).


PERFIL DO PRATICANTE: alguém que tenha ligação com água ou que sofra de doenças respiratórias como bronquite, asma e rinite. 



CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: alguns estilos não são recomendados para pessoas com determinados desvios posturais que pode se agravar. Informe-se com o seu Professor! 
Outro cuidado é com a hidratação! Não percebemos, mas a desidratação na água é maior que fora dela! O meio líquido favorece a perda de água do corpo! Assim, não esqueça de beber muita água, quando, nesta atividade! 

GASTO CALÓRICO/h: entre 700 e 800 calorias.


Boxe -


FOTO: SHUTTERSTOCK/TOMASZ TROJANOWSKIPOR QUE QUEIMA: ele alia o trabalho aeróbico ao anaeróbico. E isso requer da pessoa um bom condicionamento físico. As variações de intensidade durante a aula aumentam o metabolismo e a queima de gordura. 

OUTROS BENEFÍCIOS: eleva a resistência, aprimora a coordenação, alivia o estresse e melhora o tônus muscular, principalmente, dos bíceps, dos tríceps, das panturrilhas, do trapézio e das costas. 


PERFIL DO PRATICANTE: uma pessoa estressada e ansiosa, que precisa aliviar a tensão e que gosta de atividade física de contato. 



CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: utilize protetores para boca, cabeça e mãos. Com as devidas precauções, as contra-indicações são mínimas. 

GASTO CALÓRICO/h: entre 400 e 1.000 calorias.


Musculação -

FOTO: SHUTTERSTOCK/GABRIEL MOISAPOR QUE QUEIMA: ela aumenta o metabolismo basal e também o gasto calórico imediato. Músculos mais fortes e potentes... gastam mais energia! O programa de resistência de força - realizado com cargas moderadas e maior número de repetições - contribui na diminuição do percentual de gordura do tecido adiposo e deixa o organismo em constante queima. 

OUTROS BENEFÍCIOS: ajuda no contorno corporal (estético) e na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão arterial e osteoporose. Importante atividade também nas correções e equilíbrios posturais.

PERFIL DO PRATICANTE: geralmente é alguém que se preocupa com a estética corporal, o ganho de massa magra e o aumento da capacidade de força. 

CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: Posicionamento correto dos exercícios e concentração para a realização dos movimentos são fundamentais. Deve estar atento aos controle das cargas, da amplitude e da velocidade de execução dos exercícios para não se machucar. Pessoas com lesões articulares devem evitar o trabalho com cargas elevadas. 

GASTO CALÓRICO/h: 500 a 600 calorias.


Caminhada -


POR QUE QUEIMA: Por ser uma atividade muito segura para quase todos os tipos de praticantes. As limitações são mínimas e é uma atividade que não requer quase nenhum investimento. Basta ter alguma disposição! Então pode-se realizar em qualquer momento do dia! Quase em todo o lugar! Para que haja incremento na eliminação de gorduras, o ideal é que a pessoa caminhe mais de 20 minutos, numa freqüência cardíaca que fique em torno de 55% (para os mais despreparados) a 70% (para os mais preparados) da frequência cardíaca máxima prevista para a idade. Este é um cálculo simples que pode ser realizado pela fórmula geral... 220 - idade.

OUTROS BENEFÍCIOS: mobiliza praticamente todos os músculos do corpo, com muita segurança, tonificando mas não dando volume muscular. Aumenta o condicionamento cardio-vascular. Auxilia na prevenção e combate da osteoporose, diabetes e hipertensão. Ela ainda melhora a disposição, a auto-estima, a mobilidade das articulações e alivia o estresse. 

CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: Procure caminhar em terrenos regulares e sem buracos e, de preferência, pela manhã ou final da tarde, pois o sol está mais brando. Não há contra-indicações.

GASTO CALÓRICO/h: de 300 a 400 calorias.



Capoeira -

POR QUE QUEIMA: como a luta exige muito dos membros inferiores e superiores ao mesmo tempo e o corpo fica em movimento constante, o gasto calórico é maior. 

OUTROS BENEFÍCIOS: a pessoa ganha flexibilidade, agilidade, gingado e ainda fortalece os grandes grupos musculares.


PERFIL DO PRATICANTE: alguém dinâmico, que curta música e que queira perder a timidez, já que se cria contatos pessoais. 



CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: a pessoa tem que ter em mente que é preciso conhecer um pouco a dança para treinar. Quem tem problemas nas articulações e desvio postural deve tomar algum cuidado nessa atividade. 

GASTO CALÓRICO/h: em torno de 800 calorias.


Hidroginástica -
POR QUE QUEIMA: é uma atividade sem impacto, na qual reduz a ação da gravidade, e por ser executada dentro d'água, a resistência dos movimentos são aumentadas, o que leva o praticante a gastar muitas calorias sem perceber o esforço ou prejudicar as articulações. 

OUTROS BENEFÍCIOS: promove hipertrofia (aumento do tamanho dos músculos) e desenvolve a condição cardiorrespiratória. 

PERFIL DO PRATICANTE: indivíduo em reabilitação, com alguma dificuldade de locomoção, sedentário e idoso.

CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: indica-se o uso de sapatilhas emborrachadas, para evitar o desequilíbrio ou o escorregão, além de touca, óculos e traje de banho. Pessoas com problemas de pressão arterial podem se sentir mal, se água estiver muito quente.

GASTO CALÓRICO/h: 500 calorias.


9 comentários:

  1. Ja tentei de tudo para emagrecer comprei ate o ultra power max e n consigo perder peso de jeito nenhum. adorei o artigo

    ResponderExcluir
  2. Estou tentando emagrecer também mas não tá fácil. Segui a dica da amiga Fernanda e comprei Ultra Power Max vamos ver se agora vai. Valeu FÊ

    ResponderExcluir
  3. Depois de várias dietas malucas, encontrei Fit Red, estou muito satisfeita!

    http://emagrecernadieta.com.br/fitred-funciona-mesmo/

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo, como adepto da modalidade corrida, concordo com tudo que você disse! Nada melhor do que correr na rua! Mas claro que deve ser gradual, não adianta querer correr vindo de um estado de sedentarismo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Experimente AZ21 realmente funciona.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu artigo!
    Parabéns!
    https://www.victoriarenner.com.br/alfacaps-funciona-mesmo/

    ResponderExcluir
  7. Tentei varias maneiras de Emagrecer, a unica que me ajudou foi DetoPhyll emagrece e Funciona

    ResponderExcluir