MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

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sexta-feira, 1 de junho de 2012

PARA PERDER PESO... ESCOLHA A SUA MODALIDADE PREFERIDA!

Muito importante na escolha da sua modalidade para direcionar um estilo de vida mais saudável, é encontrar uma que você goste e sinta motivado para a realização.  

Nesta matéria direcionamos na escolha de algumas onde um dos seus grandes benefícios é o alto dispêndio energético, ou seja, consome muitas calorias! Obviamente desde que sejam realizadas com vigor e vontade! Assim estas modalidades poderão ser muito úteis para quem necessita eliminar uns quilinhos extras! 

Corrida

POR QUE QUEIMA: Trata-se de um trabalho aeróbio cardiovascular de duração mais ou menos prolongada, onde movimentam grandes grupos musculares, e que, utiliza a gordura como fonte prioritária de energia.
Estudos recentes apontam que a corrida intervalada, de intensidade maior e com tempos menores, pode ajudar muito mais no emagrecimento do que se pensava! 


OUTROS BENEFÍCIOS: aumenta o condicionamento físico e a auto-estima. Diminui a ansiedade, o estresse, o colesterol ruim (LDL) e estimula o bom (HDL). Além disso, evita o risco de desenvolver doenças cardíacas e osteoporose. 

PERFIL DO PRATICANTE:  Habitualmente é alguém agitado, competitivo e que deseja mais condicionamento físico, sem o uso de equipamentos. Prefere praticar atividades ao ar livre, sozinho ou em grupo, e está sempre em busca de superar seus limites. 

CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: Realizar um check-up antes com o seu médico é fundamental; utilizar tênis apropriado, com um bom amortecimento; correr sempre com roupas leves e nunca esqueçer de se hidratar muito bem, antes, durante e após a atividade. Quem possui problemas de joelhos, coluna ou alguma outra patologia deve procurar um médico e saber quais as limitações para comunicar o seu professor, que vai adequar o treino para sua condição.

GASTO CALÓRICO/h: Entre 500 e 800 calorias, dependendo do nível.


Ashtanga Yoga-


FOTO: SHUTTERSTOCK/ZSOLT NYULASZIPOR QUE QUEIMA: 
Enquanto os outros tipos de ioga são estáticos, a Ashtanga é dinâmica e as posturas são feitas em sequências. "O aluno sai de uma posição e já entra em outra sem parar o movimento. A aula é semelhante a uma atividade em circuito, que deixa sempre a freqüência cardíaca lá em cima", declara o professor de Educação Física Carlos Cintra, de São Paulo. De acordo com ele, se a pessoa fizer tudo direito, o gasto calórico que ela terá será semelhante ao de uma corrida na esteira a 12 km/h.



OUTROS BENEFÍCIOS: aumenta o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes no corpo, além de elevar o tônus muscular.

PERFIL DO PRATICANTE: pessoa que já fez várias atividades anteriores e está em busca de unir o lado mecânico do exercício ao zen.
CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: quem possui dores lombares deve evitar alguns movimentos como os de hiperextensão da coluna e, principalmente, ter paciência para ir ganhando amplitude nas posturas.

GASTO CALÓRICO/h: 1.000 calorias.


Bicicleta Ergométrica (Bike Indoor) -
FOTO: SHUTTERSTOCK/IEGO CERVO


POR QUE QUEIMA: o trabalho realizado com diferentes intensidades (ora você está numa carga pesada, ora numa velocidade maior) eleva a queima calórica e, consequentemente, a gordura e açúcar são utilizados como formas de combustível para o corpo. 

OUTROS BENEFÍCIOS: você ganha resistência, força nos membros inferiores, boa definição corporal e um sono mais agradável.

PERFIL DO PRATICANTE: pessoa que prefere se exercitar em grupo, ao som de música, aliando atividade física e diversão em uma só prática. Além disso, gosta do ambiente de academia.

CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: o ideal é usar bermuda de ciclismo para proteger as partes íntimas. Nunca pedale sem carga para não lesionar joelhos, tornozelos e coluna. Olhe sempre para frente, a fim de evitar dores no pescoço. A prática só não é aconselhável para quem sofre de problemas cardíacos ou possui alguma lesão nas articulações. 

GASTO CALÓRICO/h: entre 600 e 800 calorias.



Natação -


POR QUE QUEIMA: como é uma atividade cíclica (que se repete da mesma maneira), o indivíduo mantém o ritmo cardíaco adequado e o gasto energético é constante. A resistência da água oferece uma intensidade de trabalho que eleva o gasto de calorias! Outro ponto fundamental é também o meio líquido e a temperatura da água que facilita a transferência de calor do corpo, obrigando o organismo a intensificar a produção de energia para manter o corpo internamente aquecido, elevando assim também o metabolismo! 
FOTO: SHUTTERSTOCK/T-DESIGN


OUTROS BENEFÍCIOS: diminui a tensão muscular. Com isso, fica mais fácil trabalhar com o alongamento, maior capacidade respiratória e, intensifica o desenvolvimento de músculos, especialmente, os músculos das costas,  peito, dos ombros e dos tríceps (músculo do tchau).


PERFIL DO PRATICANTE: alguém que tenha ligação com água ou que sofra de doenças respiratórias como bronquite, asma e rinite. 



CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: alguns estilos não são recomendados para pessoas com determinados desvios posturais que pode se agravar. Informe-se com o seu Professor! 
Outro cuidado é com a hidratação! Não percebemos, mas a desidratação na água é maior que fora dela! O meio líquido favorece a perda de água do corpo! Assim, não esqueça de beber muita água, quando, nesta atividade! 

GASTO CALÓRICO/h: entre 700 e 800 calorias.


Boxe -


FOTO: SHUTTERSTOCK/TOMASZ TROJANOWSKIPOR QUE QUEIMA: ele alia o trabalho aeróbico ao anaeróbico. E isso requer da pessoa um bom condicionamento físico. As variações de intensidade durante a aula aumentam o metabolismo e a queima de gordura. 

OUTROS BENEFÍCIOS: eleva a resistência, aprimora a coordenação, alivia o estresse e melhora o tônus muscular, principalmente, dos bíceps, dos tríceps, das panturrilhas, do trapézio e das costas. 


PERFIL DO PRATICANTE: uma pessoa estressada e ansiosa, que precisa aliviar a tensão e que gosta de atividade física de contato. 



CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: utilize protetores para boca, cabeça e mãos. Com as devidas precauções, as contra-indicações são mínimas. 

GASTO CALÓRICO/h: entre 400 e 1.000 calorias.


Musculação -

FOTO: SHUTTERSTOCK/GABRIEL MOISAPOR QUE QUEIMA: ela aumenta o metabolismo basal e também o gasto calórico imediato. Músculos mais fortes e potentes... gastam mais energia! O programa de resistência de força - realizado com cargas moderadas e maior número de repetições - contribui na diminuição do percentual de gordura do tecido adiposo e deixa o organismo em constante queima. 

OUTROS BENEFÍCIOS: ajuda no contorno corporal (estético) e na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão arterial e osteoporose. Importante atividade também nas correções e equilíbrios posturais.

PERFIL DO PRATICANTE: geralmente é alguém que se preocupa com a estética corporal, o ganho de massa magra e o aumento da capacidade de força. 

CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: Posicionamento correto dos exercícios e concentração para a realização dos movimentos são fundamentais. Deve estar atento aos controle das cargas, da amplitude e da velocidade de execução dos exercícios para não se machucar. Pessoas com lesões articulares devem evitar o trabalho com cargas elevadas. 

GASTO CALÓRICO/h: 500 a 600 calorias.


Caminhada -


POR QUE QUEIMA: Por ser uma atividade muito segura para quase todos os tipos de praticantes. As limitações são mínimas e é uma atividade que não requer quase nenhum investimento. Basta ter alguma disposição! Então pode-se realizar em qualquer momento do dia! Quase em todo o lugar! Para que haja incremento na eliminação de gorduras, o ideal é que a pessoa caminhe mais de 20 minutos, numa freqüência cardíaca que fique em torno de 55% (para os mais despreparados) a 70% (para os mais preparados) da frequência cardíaca máxima prevista para a idade. Este é um cálculo simples que pode ser realizado pela fórmula geral... 220 - idade.

OUTROS BENEFÍCIOS: mobiliza praticamente todos os músculos do corpo, com muita segurança, tonificando mas não dando volume muscular. Aumenta o condicionamento cardio-vascular. Auxilia na prevenção e combate da osteoporose, diabetes e hipertensão. Ela ainda melhora a disposição, a auto-estima, a mobilidade das articulações e alivia o estresse. 

CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: Procure caminhar em terrenos regulares e sem buracos e, de preferência, pela manhã ou final da tarde, pois o sol está mais brando. Não há contra-indicações.

GASTO CALÓRICO/h: de 300 a 400 calorias.



Capoeira -

POR QUE QUEIMA: como a luta exige muito dos membros inferiores e superiores ao mesmo tempo e o corpo fica em movimento constante, o gasto calórico é maior. 

OUTROS BENEFÍCIOS: a pessoa ganha flexibilidade, agilidade, gingado e ainda fortalece os grandes grupos musculares.


PERFIL DO PRATICANTE: alguém dinâmico, que curta música e que queira perder a timidez, já que se cria contatos pessoais. 



CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: a pessoa tem que ter em mente que é preciso conhecer um pouco a dança para treinar. Quem tem problemas nas articulações e desvio postural deve tomar algum cuidado nessa atividade. 

GASTO CALÓRICO/h: em torno de 800 calorias.


Hidroginástica -
POR QUE QUEIMA: é uma atividade sem impacto, na qual reduz a ação da gravidade, e por ser executada dentro d'água, a resistência dos movimentos são aumentadas, o que leva o praticante a gastar muitas calorias sem perceber o esforço ou prejudicar as articulações. 

OUTROS BENEFÍCIOS: promove hipertrofia (aumento do tamanho dos músculos) e desenvolve a condição cardiorrespiratória. 

PERFIL DO PRATICANTE: indivíduo em reabilitação, com alguma dificuldade de locomoção, sedentário e idoso.

CUIDADOS E CONTRA-INDICAÇÕES: indica-se o uso de sapatilhas emborrachadas, para evitar o desequilíbrio ou o escorregão, além de touca, óculos e traje de banho. Pessoas com problemas de pressão arterial podem se sentir mal, se água estiver muito quente.

GASTO CALÓRICO/h: 500 calorias.


4 comentários:

  1. Ja tentei de tudo para emagrecer comprei ate o ultra power max e n consigo perder peso de jeito nenhum. adorei o artigo

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  2. Estou tentando emagrecer também mas não tá fácil. Segui a dica da amiga Fernanda e comprei Ultra Power Max vamos ver se agora vai. Valeu FÊ

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  3. Depois de várias dietas malucas, encontrei Fit Red, estou muito satisfeita!

    http://emagrecernadieta.com.br/fitred-funciona-mesmo/

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