MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

sábado, 2 de junho de 2012

ALIMENTOS PARA UMA BOA DIGESTÃO

Quem nunca sentiu aquele mal estar depois que comeu demais ou sofreu as dores de uma escolha errada no cardápio?  

Muitas pessoas apresentam problemas de 
digestão, como a azia e a prisão de ventre, que estão entre os desconfortos mais populares. No entanto, a solução para esses problemas pode estar na própria dieta, com a ingestão de alimentos que possuem propriedades digestivas. O gastroenterologista Irineu Pantoja, de São Paulo, explica que se os problemas persistirem, o ideal é procurar um médico, que poderá dar uma orientação mais específica.

Confira os alimentos que podem ajudar na digestão e acabe com o desconforto após as refeições: 

1) Fibras -


As fibras têm papel importante na digestão, pois prolongam o tempo que o alimento permanece no tubo digestivo. Tanto as fibras insolúveis (cerais e farelos) quanto as solúveis (frutas, legumes e verduras) são recomendadas, porém vale lembrar que o mecanismo de ação de cada uma é diferente. "As fibras insolúveis não são digeridas, e atuam aumentando a velocidade intestinal, contribuindo principalmente para o bom funcionamento intestinal e a prevenção de doenças no intestino", diz o gastroenterologista Irineu Pantoja, de São Paulo. Já as insolúveis agem retendo líquidos, formando um gel viscoso no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, promovendo mais saciedade. O consumo ideal é de 25 a 30g ao dia de fibras no geral. Lembrando que, para ter efeito desejado, é importante consumir as fibras em conjunto com a água. "Ela que irá ajudar na formação do bolo fecal, melhorando o fluxo do intestino", completa Irineu.


2) Ameixa - 


Por conta do seu alto teor de fibras e da presença de determinados ácidos orgânicos digestivos, a ameixa é um fruta com potencial laxativo, capaz de melhorar o trânsito intestinal. "A quantidade depende do consumo de outras fibras provenientes da alimentação, mas uma média de uma a duas ameixas por dia seria ideal para pessoas com o intestino preso".


3) Gengibre -


Essa raiz auxilia na secreção gástrica e tem um poder anti-inflamatório natural, auxiliando na digestão e em quadros de gastrite, além de melhorar a sensação de queimação, dor e náusea. "O gengibre pode ser consumido na forma de chás, gengibre ralado, sopas, saladas e sucos".


4) Mamão e Abacaxi -


De acordo com Irineu Pantoja, o abacaxi e o mamão possuem naturalmente enzimas em sua composição chamadas bromelina e papaína, respectivamente, que auxiliam na digestão principalmente de proteínas. "Consumir uma fatia de abacaxi ou um quarto de mamão papaya após uma refeição rica em proteínas, como o churrasco, seria o ideal para uma digestão eficiente", diz o gastroenterologista.  


5) Banana -


"A banana possui frutano, um amido resistente que contribui para o controle do índice glicêmico, melhora o colesterol e regulariza o trânsito intestinal". Essa fibra está presente principalmente na banana verde, e que o consumo ideal é de uma colher de sopa da fruta por dia. "Apesar de o frutano estar mais presente na fruta verde, a banana madura também ajuda a reverter quadros de diarreia". 


6) Iogurtes probióticos -


Os probióticos são bactérias boas, que em contato com a mucosa intestinal favorecem a proliferação de micro-organismos que atuam promovendo o equilíbrio da flora intestinal. "Eles atuam prevenindo a proliferação de organismos patogênicos, revertendo quadros de diarreias e inibindo a colonização de bactérias no trato gástrico". A recomendação é ingerir uma porção (um potinho) de iogurte por dia.  


7) Azeite -


Pesquisas recentes indicam que o azeite pode inibir a formação excessiva de ácido gástrico, melhorando a digestão e prevenindo a azia. "Por ser uma gordura, o azeite estimula a produção de suco pancreático e a bile, facilitando a digestão", completa. O azeite pode ser consumido nas saladas ou como tempero em qualquer outra preparação. 


8) Chás Digestivos (Ervas)-


Alguns tipos de chá ajudam na digestão dos alimentos e diminuem a sensação de barriga estufada. "Chás de hortelã, Alecrim, Boldo, Erva cidreira, Camomila, Sálvia, Menta, Carqueja, Cravo, Erva-doce, Gengibre, Espinheira Santa, Alfavaca, Canela, Jurubeba e Cocullus (calumba) e Psyllium são os digestivos mais conhecidos". O ideal é beber o chá entre 30 e 40 minutos após a refeição. "E quanto menor o processo de oxidação da planta, maior é a concentração de oxidantes e mais efetivo ele é". Os chás podem ser consumidos de forma clássica ou acrescidos em sucos. 
Lembrando que, a quantidade de ervas influi na qualidade do efeito. Assim, é bom não abusar da quantidade. Um pequeno punhado, o equivalente a uma colher rasa de sopa, deve bastar para cada preparado. 


9) Couve -



Essa verdura em especial contém substâncias que auxiliam no processo de cicatrização da mucosa, desintoxicando o aparelho digestivo e acalmando os sintomas da indigestão. O ideal é que a couve seja consumida crua, mas seus benefícios não se perdem com a cocção.  


10) Limão -

Inicialmente, todas as manhãs antes do café, espremer o suco fresco de 1 limão em 250ml - 500ml de água filtrada e sem açúcar. Um pouco de mel pode ser considerado. A eficácia torna-se significativa com uma rotina diária, pois vai ajudar a limpar o estômago de restos e remover qualquer excesso de acidez. Em tempo, o suco de limão é um excepcional curativo para azia, a famosa queimação de estômago. 

11) Vinagre de Maçã e Suco de Maçã -

Outra bebida diária que pode ser tomada pela manhã, ou algum tempo antes do almoço complementa a primeira Dica, e ajuda ainda mais na sua digestão. A dose pode variar entre uma colher de chá e uma colher de sopa de vinagre de maçã orgânico misturado com 250ml - 500ml de suco de maçã (o suco feito na hora é mais eficaz). Esta bebida irá equilibrar os sucos digestivos, especificamente para níveis baixos ou elevados de ácido clorídrico, que é um poderoso corrosivo que faz parte do nosso suco gástrico. Em excesso provoca gastrites, úlceras, queimações, e vários problemas causados pelo refluxo do excesso dos líquidos estomacais. 

12) Ervas com sabor amargo -

Estas geralmente podem ser encontradas em lojas naturais e de comida saudável. O sabor de ervas, alimentos e sucos amargos, aproximadamente 20-30 minutos antes de comer vai aumentar a função digestiva, incentivando a liberação de enzimas digestivas, sucos e ácidos. 


Outras Dicas: 


1) Auto-Massagem -
Técnicas específicas de auto-massagem e exercícios utilizados como parte de uma rotina diária também vão contribuir para uma melhor digestão. 

Exemplo 1: Exercício Fígado
Este exercício massageia o fígado e a vesícula biliar, tonificando e limpando esses órgãos, para auxiliar na digestão. Ele ajuda a lidar com os gases e desconfortos abdominais. 
Método: Coloque a palma da mão direita no lado direito do corpo abaixo das costelas, e logo acima do osso do quadril. Os dedos devem estar em linha reta apontando para baixo . Pressionando firmemente, mova a mão lentamente até o centro do abdômen, você deve acabar com a palma da mão sobre o umbigo. Repita esta ação 10-20 vezes. 


Exemplo 2: Exercício Estômago
Este exercício é semelhante ao Exercício de fígado, mas é aplicado para o outro lado do corpo. Beneficia a digestão, o baço e o pâncreas, bem como o estômago. 
Método: Coloque a palma da mão esquerda entre a caixa torácica e o osso do quadril esquerdo, com os dedos apontando para baixo do corpo. Mova a mão com firmeza até o centro do abdômen, até que ele estiver acima do umbigo. Repita 10-20 vezes. 



2) Tempo para um rápido Jejum -
Esta é uma maneira de permitir que o sistema digestivo tenha uma pausa bem merecida, se alimentando apenas de líquidos. No entanto, para uma primeira vez, você deve tentar o processo por um máximo de 24 horas. Lembre-se sempre de beber bastante suco de frutas. Planeje o seu jejum para dias em que você não estará fazendo muito trabalho físico pesado e possa descansar bastante. 

3) Mastigue bem e devagar -
Um dos mecanismos mais importantes da digestão, mas na maioria das vezes, o mais esquecido! A Mastigação é o primeiro estágio da digestão. Não só fisicamente, quebra os alimentos, mas emite os sinais para os órgãos que secretam sucos digestivos (enzimas pancreáticas, os ácidos do estômago, etc), a fim de preparar-se para os alimentos a serem recebidos. Também, a lenta mastigação permite que o mecanismo cerebral encarregado de sinalizar a saciedade ou enchimento do estômago, terá mais tempo para agir. 

4) Tente um tratamento Homeopático -
Embora ainda contestada pela terapia oficial, os remédios homeopáticos, considerados inócuos pela alopatia (a prescrição médica tradicional), não podemos negar que alguns preparados trazem um evidente alívio quando o assunto são as dificuldades digestivas. Lembrando sempre que tais alternativas não substituem os conselhos médicos, quando os fatores causadores de tais distúrbios precisam ser determinados. Mas, enquanto o socorro não chega, alguns medicamentos podem ajudar. Nux Vomica, Arsenicum Album, Camomila e Antimonium Crudum, são alguns que podem ser testados. Oriente-se com um Especialista. 

5) Combinando Alimentos -
Combinar alimentos pode funcionar bem para muitas pessoas. A Combinação envolve os três principais tipos de nutrientes. São os carboidratos (massas, batatas, arroz); as proteínas (derivados do leite e grãos) e as gorduras (abacate, óleos vegetais). Logo, combinar um pouco de cada uma das classes de alimentos pode garantir uma boa digestão e correta nutrição. 

6) Limpeza do Fígado e do Cólon -
A limpeza do cólon e do fígado através do uso de ervas, alimentos e suplementos, beneficia o sistema digestivo inteiro. Estas são duas das abordagens mais populares para começar com desintoxicação, que culmina em benefícios a cada parte do corpo, ajudando a eliminar toxinas e abrandar todos os órgãos e as funções corporais. Ervas como Espinheira Santa, Boldo, Jurubeba e Cocullus (calumba), sem dúvida podem ajudar. 



7) Identifique quais os alimentos que são indigestos para você -
Existem alimentos que são sabidamente indigestos, tais como pinha, gorduras, pimentão, pepino, os condimentados, frituras, etc. O leite e o glúten, amido presente nos derivados de trigo, podem ser a causa de problemas digestivos para muitos. Como saber se existe intolerância para alguns alimentos? Simples, fique atento aos sintomas, que podem alternar de uma simples flatulência, para desconforto abdominal, cólicas intestinais, constipação ou diarreia, indigestão (sensação de peso estomacal, com ou sem cólica), azia, enjoo, ou casos severos de intoxicação alimentar. Para aqueles que não toleram a lactose do leite, podem tentar leite de soja; já para os intolerantes ao glúten, as farinhas de milho resolvem a questão.

E Ainda... Evite beber durante as refeições!


O gastroenterologista não aconselha a ingestão de líquidos durante a refeição. "Esse hábito compromete o processo digestivo, dificultando-a pela diluição do suco gástrico e a utilização plena dos nutrientes ingeridos, comprometendo sua absorção", diz. O melhor é ingerir líquidos antes ou 30 minutos após a refeição para garantir uma boa digestão. 



CONTINUE LENDO... MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO!

 - AINDA:
> MEUS LIVROS
> DICA
> PARTICIPAR DESTE BLOG
> MEMBROS
> BOA MÚSICA
> DIREITO DE IMAGEM


Nenhum comentário:

Postar um comentário