MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

terça-feira, 1 de maio de 2012

CURTAS (6) - Postura incorreta pode provocar barriga e dores nas costas




Desde criança nós ouvimos nossa mãe ou nossa avó falando para prestarmos atenção na nossa postura, pois senão vamos sofrer as consequências no futuro. E elas estavam cobertas de razão. Se não cuidarmos da nossa postura quando trabalhamos, andamos ou relaxamos, podemos sofrer com dores na coluna e até mesmo com a formação daquela barriguinha indesejável. A má postura provoca a perda de tônus muscular na região abdominal. Acentuando a barriga! Por ser um músculo, o abdômen precisa de contração e fortalecimento. Se você fica com a postura ereta, obrigada a contração da barriga. Caso contrário... ele relaxa! E aí...
Foto: Getty Images
Já as mulheres que andam muito empinadas, jogando o bumbum para trás e consequentemente o abdômen para frente, podem ter uma barriga distendida, causada pela má postura. Já as que projetam o quadril e o pescoço para frente, encolhendo o bumbum, podem desenvolver a barriga abaixo do umbigo.
Outro problema é a linha do olhar abaixo ou acima do adequado. O correto é seguir uma linha que vai do ouvido até o nariz e manter o olhar horizontal. Quem tem dores fortes no pescoço pode estar sentindo os sintomas deste erro.
Foto: Getty Images
Devemos sempre estar atentos ao modo que andamos, sentamos, trabalhamos no computador, etc. Quem senta sobre o sacro do bumbum, na última vértebra da coluna, força uma cifose em um local de lordose e modifica a curvatura da coluna, favorecendo o aparecimento de hérnia de disco. Já quem senta em posição corcunda pode sofrer o achatamento das articulações do ombro e ter dificuldade para estender os braços para cima e para os lados.
O ideal é sentar como se estivesse formando um ângulo de 90º e para isso o abdômen precisa ser contraído.
Cuide-se agora para não sofrer com problemas na coluna no futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário