MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

MUSCULAÇÃO PARA MULHERES

VEJA VÍDEOS AO FINAL DA MATÉRIA

Há algum tempo atrás, não era muito comum notar a presença de mulheres nas salas de musculação. Alguns conceitos equivocados, como o de que a musculação torna o corpo masculinizado, sem curvas e com músculos exageradamente grandes acabavam afastando as mulheres das academias. Cada vez mais as mulheres estão se conscientizando de que é possível praticar a musculação e conservar uma silhueta delicada e bem feminina. O segredo é não exagerar.


Apesar desta crescente e justificada popularidade da musculação, parte da população feminina, no entanto, costuma apresentar algumas resistências à sua prática. Uns dos medos mais comuns é o aumento excessivo dos músculos.
Deve ser esclarecido que a modelagem do corpo, tanto do homem como da mulher, depende da diminuição da gordura subcutânea e do aumento da massa muscular, ambos os efeitos altamente estimulados pela ginástica com pesos ou Musculação. 

Vale lembrar que a gordura é flácida e não possui forma definida, sendo portanto um elemento deformante do corpo. Com o passar dos anos e com ação da gravidade... Não tem jeito... Cai! Despenca!

Os músculos, ao contrário, possuem consistência firme e contornos arredondados (anatomicamente definidos), construindo assim o "fator modelador do corpo". 
As desejadas e belas curvas femininas nada mais são do que o contorno dos músculos. Por cima deles está uma camada de gordura que segue este contorno.
Portanto o que as mulheres desejam são músculos, embora muitas não tenham consciência disto. O que as mulheres geralmente não desejam é grande massa muscular, mas este efeito é muito difícil de ocorrer se não for arduamente e persistentemente desejado. 
Além de muita dedicação ao treinamento, o grande aumento de massa muscular exige uma constituição hormonal que habitualmente não é característica do organismo feminino. Assim sendo, o aumento da massa muscular proporcionado às mulheres pela musculação, sempre ficará dentro dos limites por ela estabelecidos, tendo como desejável consequência a rápida modelagem do corpo. 
A redução da gordura corporal evidencia mais os contornos musculares, e, depende também, dos cuidados alimentares. Embora todo o tipo de atividade física contribua para este objetivo, muitos trabalhos documentam um conceito clássico da fisiologia dos exercícios, que vinha sendo esquecido em função da intensa propaganda em favor dos exercícios aeróbios: que a ginástica com pesos (MUSCULAÇÃO) é altamente eficaz para estimular a diminuição da gordura. 


 




Fonte Adaptada: Prof. Dr. José Maria Santarém 

Nenhum comentário:

Postar um comentário