MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

terça-feira, 8 de junho de 2010

INVESTINDO NA SAÚDE!!

 SAÚDE –  Multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltados a um estado de completo bem-estar físico, mental e social (OMS, 1978).


          A prática de exercícios físicos regulares tráz reconhecidas vantagens na melhoria da QUALIDADE DE VIDA. Segundo Guedes (1995), “a atividade física influencia diretamente os índices de aptidão física (ver matéria), os quais, por sua vez, interferem nos níveis de prática daquela”, ou seja, quanto melhor (e não mais) desenvolver alguma atividade física, melhor será o índice de aptidão; e, quanto melhor este índice, melhor será o desenvolvimento da prática esportiva.
          Diz ainda Guedes (1995) - “Considerando que o estado de ser saudável não é algo estático; pelo contrário, é necessário adquiri-lo e reconstruí-lo dia após dia de forma individualizada, constantemente ao longo de toda a vida”, a atividade física (juntamente com outros bons hábitos de vida) torna-se um dos meios mais eficazes e recomendados por toda a comunidade científica para tal objetivo. Justamente pela capacidade de agregar outras mudanças salutares no estilo de vida de quem se engaja definitivamente na prática regular de algum exercício físico!

          É muito divulgado os benefícios que a atividade física planejada, orientada e sistematizada traz ao aprimoramento da aptidão física e conseqüentemente à nossa saúde. Constata-se hoje, através dos inúmeros mecanismos de comunicações (televisão, revista, rádio, jornal, internet, etc.), orientações e indicações das mais diferentes modalidades e tipos de exercícios físicos para este ou aquele indivíduo ou grupos de indivíduos com esta ou aquela finalidade, necessidades e/ou objetivos. Segundo o Professor Bassoli (UFJF), “estes procedimentos, tem características genéricas e, invariavelmente, são desacompanhados de efetivas orientações e diagnósticos das condições físicas atuais e individuais dos praticantes..”.


          Serão abordados em outras matérias (e são um consenso no meio acadêmico e científico), os benefícios da prática regular e orientada da atividade física. Porém, devemos ter o maior cuidado de onde colhemos as informações para a escolha e execução de determinado tipo de exercício ou atividade.
          Pode inicialmente lhe parecer simples uma orientação sobre atividade física, não é? Mas... Quem está passando as informações? As orientações serão direcionadas às suas realidades? O que está sendo proposto é o que realmente se tem necessidade? Qual é o objetivo a ser alcançado? E para quê? Enfim... Inúmeras são as perguntas!!

          O que tem que ficar claro para o público interessado em iniciar ou dar continuidade na prática de qualquer atividade física, é de como estabelecer uma prescrição saudável, segura, sem riscos e com máximo de benefícios para cada realidade, condição pessoal, faixa etária, limitações e possibilidades.

         O quanto de atividade física necessita-se, que atividade física é a mais apropriada, quais a capacidades físicas a serem aprimoradas, qual o local mais adequado, qual a intensidade a ser utilizada, por quanto tempo, quantos são os exercícios, quantas repetições, em que velocidade, com qual amplitude de movimento, qual a melhor postura, qual técnica utilizar, que tipo de respiração, quais serão os materiais, que implemento ou equipamento se adapta melhor, qual metodologia de trabalho é a ideal usar em determinado momento. Ainda, acrescente a todas estas variáveis, o estilo de vida, tipo de trabalho, alimentação, sono, tempo disponível para a prática, possíveis limitações de ordem física ou neurológica, psicológicas ou fisiológicas, histórico familiar para doenças crônico-degenerativas como cardiopatias, diabetes, hipertensão, obesidade, osteoporose, acidente vascular cerebral, etc. São todos estes, fatores individuais, que um bom profissional da área de Educação Física irá avaliar para estabelecer um programa de atividade física ou exercícios físicos apropriados para cada praticante.
          Ainda assim lhe parece simples estruturar um programa que atenda a seus objetivos e necessidades com segurança e eficácia?

          Percebe-se desta maneira que, mais que motivar a prática geral das atividades físicas, é imprescindível orientá-la de maneira satisfatória para as diferentes realidades. O que se torna impossível através das reproduções sistemáticas e generalizadas das receitas formuladas e prontas, que tanto são empurradas por pseudo-profissionais e muitas vezes vendidas como “realidades milagrosas” pelos diferentes meios de comunicações. FAÇA A COISA CERTA! VALORIZE SUA SAÚDE! VALORIZE SEU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA!


"Toda parte do corpo se tornará sadia, bem desenvolvida e com envelhecimento lento se exercitadas; no entanto, se não forem exercitadas, tais partes se tornarão suscetíveis a doenças, deficientes no crescimento e envelhecerão precocemente." (Hipócrates)

          Ao longo da história a atividade física sempre esteve presente na rotina da humanidade, em todo o tempo associado ao estilo da época; a caça dos homens das cavernas para a sobrevivência; os Gregos e suas práticas desportivas na busca de um corpo perfeito; ou de cunho militar como o exemplo na formação das legiões romanas... Mas essa relação entre a atividade física e o homem, em sua rotina diária, parece estar diminuído gradativamente ao longo de nossa história.

          E a medida em que as ciências e seus aparatos tecnológicos facilitam nosso dia-a-dia, o progresso traz uma situação paradoxal; de um lado temos a redução da mortalidade infantil e por doenças infecto-contagiosas e ainda o aumento da longevidade; e do outro, o aumento de doenças crônico-degenerativas e a perda da qualidade de vida, porque o fato de viver mais não necessariamente indica viver melhor. Destacando então a importância de reaprendermos hábitos saudáveis, como o cuidado com a dieta, prática de atividade física regular, administração de trabalho e lazer, controle do estresse, além de evitar substâncias e atividades que possam acelerar a degradação do nosso corpo.

          A tecnologia e o progresso trouxeram facilidades, isso é inquestionável, mas junto incrementaram as doenças silenciosas formando uma epidemia que se estabelece quase sem sintomas em suas primeiras fases e vão gradativamente se desenvolvendo ao longo dos anos, identificadas como Doenças Crônicos Degenerativas, que tem sua origem em uma série de fatores como: predisposição genética, influência do meio externo e hábitos de vida e nesse último inclui em destaque a prática de atividades físicas.


         Mas apesar dessa fórmula milagrosa, a atividade física, estar presente hoje em todas as mídias, cada vez mais a população apresenta problemas relacionados com a falta de exercícios. E a desculpa mais freqüente é a falta de tempo ou falta de condições para prática. Isso tudo é agravado pela economia de movimentos em nossa rotina, como a comodidades do controle remoto, telefone celular, elevadores e escadas rolantes, meios de transporte automotivos, sem falar nas horas diárias dedicadas a televisão ou ao computador. E infelizmente, parece ser um fenômeno de dimensões mundial, pois uma das doenças associadas à falta de exercícios como a obesidade tem prevalência em quase todo planeta.

          Como o avanço dessas epidemias silenciosas até o conceito de saúde teve de ser revisto e as instituições de saúde pública governamentais e não governamentais ressaltam a importância dos conceitos como promoção e prevenção na saúde. Destacando para a importância de hábitos mais saudáveis ao logo de toda a vida. Assim essas iniciativas foram divididas em duas frentes, uma de âmbito macro com o destaque em papel de políticas públicas (combate à poluição, saneamento básico e preocupação com o meio ambiente) e outra com a necessidade do compromisso pessoal com a manutenção da própria saúde.

          Para ressaltar o papel da atividade física basta comparar uma pessoa ativa fisicamente de qualquer idade com um inativo de mesma idade, quando comparados a diferença nos índices fisiológicos (não visíveis) são consideráveis, porém o que fica evidente é que o ativo invariavelmente terá maior mobilidade, autonomia e maiores capacidades físicas como por exemplo: força muscular, flexibilidade e resistência aeróbia, tão importantes em sua vida diária.

          Baseados nesse novo paradigma, diversos programas e projetos foram implementados ao longo dessas últimas décadas, mas sempre destacando a importância do envolvimento pessoal e a necessidades de hábitos mais saudáveis como a prática regular de atividades físicas.

          Mas por que toda essa preocupação com o grau de condicionamento físico da população mundial? Porque estudos longitudinais apontam para a relação direta e favorável entre o nível de aptidão física, atividade física praticada e a saúde.

          A relação abaixo demonstra quais as doenças que podem ser evitadas ou minimizadas com o fato de exercitar-se regularmente:

- Doenças aterosclerótica coronariana;

- Diabetes melito tipo II;

- Hipertensão arterial sistêmica

- Osteoporose e Osteoartrose;

- Acidente Vascular Encefálico -AVC;

- Obesidade;

- Doenças Vascular Periférica;

- Ansiedade e Depressão;

- Câncer de Cólon, Mama, Próstata e Pulmão;

Fonte: Consenso da Sociedade Brasileira de Medicina Desportiva - 1999

          E uma revisão das principais orientações quanto a prescrição da atividade física para a promoção da saúde se destacam:

TIPO DA ATIVIDADE PRATICADA:

          A escolha deste quesito passa pela interpretação do estado de saúde, nível do condicionamento físico, objetivos e necessidades perante a prática das modalidades e afinidades pessoais. Com a união desses fatores aumenta a possibilidade de aderência ao estilo de vida ativo.

          Seria interessante incluir a variabilidade na escolha (praticar mais de um tipo de atividade), outro ponto seria a necessidade de associar o trabalho aeróbico, com o trabalho de força ou localizado e o trabalho de flexibilidade formando um programa global em relação à promoção da saúde.

          Mas o que deve ser ressaltado é o investimento continuo no futuro onde as pessoas devem buscar formas de se tornarem mais ativas em suas rotinas diárias, subir escadas, sair para dançar, praticar atividades como jardinagem, lavar o carro, passear no parque, a palavra de ordem é movimento.

FREQUÊNCIA SEMANAL DE PRÁTICA:

          Esse item tem uma relação direta com a intensidade do esforço; não se deve exercitar menos de 3 vezes por semana com o risco de não haver benefícios fisiológicos ou até mesmo de se lesionar; de outra maneira, cargas de trabalho muito intensas necessitam de repouso maiores para regeneração após o esforço. Mas em geral, para iniciantes a cargas de trabalho deve ser de leve a moderada e a recomendação é para a prática na maioria dos dias da semana.

DURAÇÃO DA SESSÃO:

          Aqui está a grande novidade quanto a prescrição da atividades, antes era apenas recomendado atividades realizadas de forma contínuas, mas pesquisas recentes apontam para benefícios também de uma nova situação; a acumulação de cargas de trabalho em um mesmo dia. Assim a indicação é para um mínimo de 30 minutos por dia, que podem ser realizados de forma contínua ou acumulada em duas sessões de 15 minutos ou três de 10 minutos, o que facilita a adesão de pessoas com pouca disponibilidade de tempo ou iniciante nas atividades físicas regulares.

INTENSIDADE DAS ATIVIDADES:

          Esse é o grande problema a ser equacionado, porque sua definição passa pela individualidade biológica onde cargas muito leves não trazem benefícios e cargas muito pesadas podem ser prejudiciais. Mas se o objetivo é a promoção da saúde os estudos apontam como limiar mínimo de proteção cargas de leves a moderadas e recomendam a importância da regularidade e continuidade do trabalho. E conseqüentemente a adesão de um estilo de vida mais ativo, geralmente existe uma progressão natural da intensidade do trabalho.

Portanto... Dê um Tempo para Você!


Invista na sua SAÚDE!


Invista na Atividade Física Personalizada!!

MOVIMENTE-SE!!!!

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário