MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

terça-feira, 8 de junho de 2010

TREINAMENTO FUNCIONAL

   "Toda parte do corpo se tornará sadia, bem desenvolvida e com envelhecimento lento se exercitadas; no entanto, se não forem exercitadas, tais partes se tornarão suscetíveis a doenças, deficientes no crescimento e envelhecerão precocemente." (Hipócrates)

Já faz tempo que essa palavra tem vindo como uma bomba, jogada pela indústria do fitness. Já muito praticado em outros países, no Brasil vem ganhando anualmente milhares de adeptos e atualmente, está sendo considerado como um dos melhores métodos de treinamento para se chegar à qualidade muscular, pois possibilita centenas de exercícios que desenvolvem força, flexibilidade, equilíbrio, estabilidade do core e mobilidade, utilizando poucos materiais.

O treinamento funcional ou atividades/gestos motores naturais não é uma novidade, afinal a funcionalidade do ser humano já foi uma questão de sobrevivência. Desde tempos imemoriais, no princípio da nossa evolução, a caça, coleta, fuga, perseguição e até mesmo defesas, dependiam destes movimentos.
Muito tempo depois... Seguindo a linha histórica, na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos, como Os doze trabalhos de Hércules. Na Grécia Antiga encontramos os Jogos Olímpicos. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores e ainda na preparação para os guerreiros em todos os cantos do mundo. 

         
Na atualidade o treinamento funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada a performance e prevenção de lesão músculo-esquelético. Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.

Paul Chek desenvolveu um sistema de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles os movimentos de: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.
Algumas linhas de pesquisa sobre treinamento funcional referem-se ao treinamento com instabilidade e/ou treinamento do core. Podemos entender como treinamento do core um programa de exercícios físicos que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma ótima produção, transferência e controle da força e movimento para o segmento distal, numa cadeia integrada de atividades. Desta forma o produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pélvico-quadril é a estabilidade do centro corporal (core).


Basicamente consiste em um sistema de treinamento focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles os movimentos de: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.

Capacidade Físicas do Treinamento Funcional

          O treinamento funcional se caracteriza em trabalhar as capacidades físicas de forma equilibrada, entre as elas:
1- Equilíbrio;
2- Força;
3- Flexibilidade;
4- Resistência;
5- Coordenação;
6- Velocidade.

Portanto, ao treinar nosso corpo, devemos pensar que ele é um sistema interligado. Cada músculo tem receptores para avaliar as posições relativas ao espaço e a todo o equilíbrio corporal. Eles estarão em comunicação, interligando informações para tentar produzir um dado movimento. Isso acontece desde que todos os sistemas funcionem em harmonia para as exigências corporais deste ou daquele Esporte ou Movimento/Atividade Física.
Além de reforçar sobremaneira a musculatura mais profunda (a do CORE), indispensável para uma adequada estruturação e manutenção das posturas dinâmicas (em movimento) e estáticas (paradas), que diariamente são solicitadas.
Postura que está diretamente relacionada ao perfeito e harmonioso equilíbrio das diferentes forças que atuam cotidianamente sobre o nosso corpo. E, para isso, damos o nome de Tensegridade Corporal (falaremos mais sobre isso oportunamente). E tudo isso contribui sobremaneira na prevenção de lesões.


Treinamento Funcional, a Atividade do Momento...

                                                                                      
O Treinamento Funcional hoje está no topo das atividades desenvolvidas pelos profissionais envolvidos com qualidade de vida e resultados duradouros.
Mas será que abaixar e levantar, girar e estender, com bolas e elásticos faz mesmo diferença no seu condicionamento físico?
Tudo, como sempre, depende de um profundo conhecimento do corpo humano, sua fisiologia e mais do que tudo a quem se destina.
Um bom programa de treinamento funcional, mescla atividades neuromusculares com atividades aeróbias, buscando um equilíbrio orgânico.
A diversidade do uso de materiais auxiliares, cria uma aula mais dinâmica e completa. O professor deve estar atento as respostas orgânicas do aluno, para o correto dimensionamento da intensidade dos exercícios.
O treinamento deve estar focado nas necessidades individuais de cada aluno, sempre respaldado nos exames médicos e nas avaliações físicas periódicas.
A resposta é Sim, você consegue chegar aos seus objetivos, mas a regularidade da prática, como em qualquer tipo de treinamento físico é fundamental para a sedimentação dos resultados.
A grande diferença neste tipo de treinamento é o foco, mas voltado para a qualidade de vida do que para a estética corporal, o que acaba acontecendo, mas naturalmente, como conseqüência da prática regular da atividade.
Esta modalidade de exercícios ainda, tira o praticante dos movimentos mecanicamente programados e eixos definidos ou isolados, com programas mais ou menos engessados, como acontece na musculação. E, por isso mesmo, virou uma alternativa para quem está cansado dos exercícios mais tradicionais que acontecem na maioria das academias. 
Em resumo, esta é uma tendência atual e que deve ser amplamente utilizada pelos profissionais da área nos próximos anos.


Alguns equipamentos usados  no TF: 
Shovelglove, Clubbells, Macebells, Máquinas com cabos, halteres, barras, Cama elástica, Steps, cordas, elásticos, TRX, Arcos, barreiras, escada de agilidade, bolas medicinais, kettlebells, treinamento com o peso do corpo, Fitness balls (também chamadas de bolas suíças), tubos de resistência, Bosu, sacos de areia, e muitos outros.        



Portanto Aproveite!!!


Fontes:  Exercitando Saúde 2/6/2010
http://www.exercitandosaude.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário