Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.
“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”
O Ano-Novo ou réveillon é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romanoJúlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (bifronte) - uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado).
Celebrações modernas de Ano-novo
1 de janeiro: culturas ocidentais nas quais o ano começa em janeiro.
No Porto, a celebração mais famosa é a da Avenida dos Aliados, em que toda a gente espera o novo ano, atentos no relógio da Câmara Municipal do Porto, memorável pelo seu fogo de artifício cruzando os edifícios, e pelos concertos populares.
Na região autónoma da Madeira, onde o fim de ano é provavelmente o dia mais festivo durante o ano, o réveillon é na principal cidade,Funchal, estando o espectáculo de fogo de artifício no livro de recordes do Guinness como o "maior espectáculo pirotécnico do mundo". Esse espectáculo ganha especial interesse pois o Funchal é uma cidade em anfiteatro, onde as pessoas espalham-se numa área com mais de dezessete km e com mais de seiscentos metros de altitude. A cidade recebe, ainda, na orla marítima, dezenas de navios de cruzeiro, o que aumenta o ambiente de festa. Durante cinco dias, a ilha recebe mais de 50 000 turistas, que aproveitam para, mesmo em Dezembro, banharem-se nas águas temperadas do arquipélago e apanharem algum sol. À noite, ainda há tempo para vislumbrar as inúmeras decorações de cambiantes luzinhas que se espalham por quase todas as ruas da cidade.
Em Nova Iorque, a celebração mais famosa de Ano-Novo é a de Times Square - onde uma bola gigante começa a descer às 23 horas e 59 minutos até atingir o prédio em que está instalada, marcando exatamente zero-hora (00:00:00).
No Rio de Janeiro, a celebração mais famosa é a dos fogos de artifício em Copacabana. Milhões de cariocas e turistas de todo o mundo juntam-se nas ruas à beira-mar e nas praias para assistirem ao longo espectáculo, que começa pontuamente à zero hora do novo ano, geralmente fazendo oferendas à deusa do mar Iemanjá pedindo prosperidade. O réveillon carioca é o maior do mundo na atualidade.
Em São Paulo, a avenida Paulista é o palco de atrações e queima de fogos. São milhões de pessoas que se juntam ao longo do principal centro financeiro da metrópole para celebrar a entrada de um novo ano. Em 31 de dezembro de 2008, a festa reuniu 2 400 000 pessoas, sendo que mais de 100 000 eram turistas, registrando um novo recorde para o evento.
Na Escócia, há muitos costumes especiais associados ao Ano-Novo - como a tradição de ser a primeira pessoa a pisar a propriedade do vizinho, conhecida como first-footing (primeira pisada). São também dados presentes simbólicos para desejar boa sorte, incluindo biscoitos.
Em muitos países, as pessoas têm o costume de soltar fogos de artifício em suas casas, como é o caso de Portugal, do Brasil, dos Países Baixos e de outros países europeus.
Muitas pessoas tomam decisões de Ano-Novo, ou fazem promessas de coisas que esperam conseguir no novo ano. São comuns desejos e promessas como: perder peso, parar de fumar, economizar dinheiro, melhorar as notas na escola e arrumar um amor para suas vidas.
À luz da ciência, a virada de ano não passa de um limite cronológico, o período de 365 dias e 6 horas da translação, quando a Terra completa uma volta ao redor do Sol.
E a tradição nos permite dar a essa passagem o clima feérico que nos leva a pular ondas, fazer brindes, vestir o branco, comer lentilha, romã e distribuir louros.
Debaixo das superstições, contagiados pela oportunidade que o novo começo nos dá para recomeçar, talvez seja a hora de verdadeiramente mudar. E a mudança brota da consciência para se concretizar na química que nasce da união do nosso coração e mente.
Quem sabe seja a hora de parar de fumar, de recuperar a boa forma e a saúde, de buscar um novo trabalho, uma nova oportunidade, iniciar projetos à muito adiados, de reconciliar, até mesmo de comprar um carro, uma casa, viajar ou encontrar a cara-metade...
Mas, melhor seria que, ao mesmo tempo, tivéssemos olhos para as conquistas abstratas, para a renovação dos valores e das prioridades.
Já passou do tempo do ser humano entender que a felicidade não é um bem material, mas um estilo de vida que se adota e se preserva em cada atitude, em cada pensamento, em cada palavra. Demoramos a notar que as mansões de nada valem quando seus ocupantes são incapazes de transformá-las em lares.
Desperdiçamos tempo sem perceber que anéis não reluzem sem dedos que os ostentem, carrões não se justificam quando rodam com motorista e passageiros perdidos rumando a destinos incertos e muitas vezes trágicos.
O mundo ainda gira em torno do homem, e o homem se perde na vertigem de rodar numa busca desesperada daquilo que vai encontrar apenas dentro de si mesmo.
Que o ano novo exerça a magia e o poder de nos induzir à reflexões para que, nas entranhas do pensamento e do sentimento, cada um de nós se conscientize de que os "erros" que aparentemente nos beneficia hoje, pode vir em cobrança amanhã, e certamente virá, em forma de tragédia.
Que as pessoas sejam capazes de fazer o bem sem olhar a quem, para receber o bem sem saber de quem.
Que o respeito seja a moeda essencial nas relações humanas.
Que a ética e a moral sejam práticas rotineiras e generalizadas, e não virtudes indesejáveis, em nome do bem coletivo.
Que o mundo resgate o dom de se reinventar em suas verdadeiras evoluções, sem maquiar as mazelas que nos fazem reféns de sonhos vazios.
Entusiasmo (do gregoen + theos, literalmente 'em Deus') originalmente significava inspiração ou possessão por uma entidade divina ou pela presença de Deus. Atualmente, pode ser entendido como um estado de grande euforia e alegria, refletindo em uma consequente coragem. Uma pessoa estusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode portanto ser considerado como um estado de espírito otimista.
"A palavra entusiasmo vem do grego e significa 'ter um deus dentro de si'. Os
gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa
entusiasmada era aquela 'preenchida' por um dos deuses e por isso poderia
transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse
entusiasmado por Deméter (deusa da Agricultura, chamada Ceres na mitologia
romana) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por
diante. Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de
vencer os desafios do cotidiano, criar uma realidade ou modificá-la. Portanto,
era preciso entusiasmar-se, ou seja, 'abrigar um deus em si'!"
Por isso, as pessoas entusiasmadas acreditam em si, agem com serenidade,
alegria e firmeza. E acreditam igualmente em outros entusiasmados!
Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso.
E o entusiasmo é diferente do otimismo!
Otimismo significa esperar que uma coisa dê certo!
Entusiasmo é acreditar que é possível fazer dar certo!
Assim, desejo a todos vocês - extensivo aos seus familiares, um FELIZ NATAL
e um 2012 com muito ENTUSIASMO para frutificar em novos projetos e
Nenhum comentário:
Postar um comentário