MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

COMA MENOS E MANTENHA O CÉREBRO SAUDÁVEL



 Um dos pilares para uma boa saúde cerebral é uma alimentação balanceada, rica em folhas verdes, castanhas, peixe e frutas, também conhecida como dieta mediterrânea. Além de fazer bem para a saúde de diversas formas, ela ajuda a proteger contra a doença de Alzheimer. Mas isso já não é novidade para muita gente...
A novidade é que uma pesquisa científica recente identificou uma molécula do nosso corpo que ajuda o cérebro a se manter jovem e que pode ser desencadeada simplesmente comendo menos. Esta molécula, chamada de CREB1, é ativada por uma dieta de baixa caloria e atua como um indutor de genes importantes para a longevidade e o bom funcionamento do cérebro.
Manter um hábito alimentar saudável não é fácil, porém já há evidências de que o exercício físico não só eleva o gasto calórico, mas também auxilia a pessoa a melhorar seus hábitos alimentares. O exercício físico, além de ajudar na regulação do apetite, também estimula os circuitos cerebrais responsáveis pelo auto-controle.
O estudo da literatura sobre as bases neurocognitivas dos hábitos alimentares e o impacto da atividade física no cérebro indica que esses assuntos estão interligados através das regiões do cérebro responsáveis pelas funções executivas, ou raciocínio lógico. O controle inibitório é uma das funções executivas do cérebro e trata-se basicamente da habilidade de suprimir respostas inadequadas ou não desejadas a um estímulo (o contrário de impulsividade), o que torna possível a modificação ou o controle de um hábito.
O exercício físico modifica o cérebro, fortalecendo os circuitos responsáveis pelas funções executivas o que, consequentemente, ajuda no controle da alimentação, auxiliando no processo de reeducação alimentar. A influência dos exercícios físicos sobre os processos cerebrais já está bastante divulgada, tanto que um corpo em forma é sinônimo de um cérebro em forma. Porém existem outras formas de se fortalecer esses circuitos cerebrais para se obter resultados semelhantes em relação aos hábitos alimentares, tais como a terapia cognitiva, técnicas de visualização e o treinamento cerebral.
A importância de se controlar a alimentação foi reforçada com esse estudo que liga a jovialidade do cérebro a uma dieta de restrição calórica, que significa ingerir apenas 70% das calorias que se normalmente consumiria, o que exige muito auto-controle. Evidências indicam que os que seguem essa dieta de baixa caloria não ficam obesos, não desenvolvem diabetes, são menos agressivos e demonstram um maior desempenho cognitivo, além de serem menos suscetíveis à doença de Alzheimer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário