Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.
“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”
A estação mais quente do ano se aproxima e, com ela, altas temperaturas passam a fazer parte do dia-a-dia das pessoas. Nessa época, a exposição aos raios ultravioletas é mais intensa, o que gera uma preocupação maior aos especialistas da área, em relação aos benefícios e os malefícios causados por essa radiação.
Porém, como falar de verão, sem pensar em piscina, praia, muito calor e sol? Com a chegada da alta estação, as pessoas buscam aquele bronzeado de causar inveja a qualquer um, e muitas vezes se esquecem dos cuidados necessários e saudáveis, para conquistar uma cor bonita e duradoura. Cuidados esses, não só com a pele do corpo, rosto, mas também com os cabelos e a saúde.
Vale ressaltar alguns aspectos fundamentais da ação solar, por exemplo, os benefícios do sol como fonte de luz, calor, além da indicação em determinados tratamentos de pele. Entretanto, o excesso pode provocar queimaduras, desidratação, envelhecimento precoce, flacidez, os temidos melasmas, ou seja, aquelas manchas acastanhadas que surgem no rosto das mulheres, principalmente quando estão usando pílulas anticoncepcionais ou grávidas, e até mesmo o desenvolvimento de um câncer de pele. O sol que tomamos durante a vida inteira possui efeito cumulativo na pele, ou seja, o dano causado ao DNA celular pela exposição solar, ao longo dos anos, vai determinar mais tarde o aparecimento de um câncer de pele entre outras doenças desenvolvidas pelo abuso da radiação. Portanto, como cuidar da pele adequadamente e desfrutar dos prazeres oferecidos pelos dias de verão?
Estudos relevam que existe uma quantidade necessária de protetor solar que homens e mulheres devem aplicar no corpo e face, quando expostos a luz solar, principalmente nessa época do ano. Segundo a Food and Drug Administration (FDA), para conquistar uma boa proteção, deve-se usar dois miligramas de protetor solar para cada dois centímetros de pele, e reaplicá-lo a cada duas horas, ou seja, um adulto de estatura média e peso de 70 kg, por exemplo, deve usar de 30 a 40mg. Já uma mulher, de estatura média, 30mg de protetor solar, é suficiente; em outras palavras, essa quantidade na forma caseira corresponde a duas colheres de sopa.
Por precaução, é recomendável uma quantidade de protetor solar um pouco maior, para prevenir e manter a proteção da pele. Para o uso corporal, é necessária cerca de três colheres de sopa, contanto que a aplicação seja em um período de 30 minutos antes da exposição ao sol, pois esse é o tempo médio que o filtro solar necessita para agir na pele. Já no rosto, é indicada uma colher de café, e para proteger os cabelos, usar hidratantes, se possível com protetor solar, além de chapéus que ajudam a bloquear a exposição dos fios.
Nos locais de maior exposição, como praias, piscinas, fazendas e clubes, estamos sujeitos à radiação solar mais intensa. Por isso, as pessoas devem sempre lembrar que o filtro ou bloqueador solar, protege a pele do corpo e rosto, dos raios UVA e UVB, mas não bloqueia totalmente como uma parede. Por isso, não se esqueça, mesmo em dias nublados devemos usar protetor solar, pois os raios ultravioletas atravessam as nuvens e, com temperaturas mais amenas, ficamos mais tempo expostos sem perceber.
Protetor solar:
A função do protetor solar é absorver os raios ultravioletas e nos proteger dos efeitos nocivos que essa radiação causa na nossa pele. Ele é indicado de acordo com cada tipo de pele; géis para peles oleosas, cremes e loções para peles secas. Os homens, geralmente, possuem a pele mais oleosa, então damos preferência aos protetores solar em gel e spray.
Uma dica importante na hora de escolher o protetor solar ideal, é sempre observar o número PPD do produto, que é o método utilizado para medir o UVA na pele, que deve ser, no mínimo, 1/3 do fator de proteção, ou seja, se um bloqueador solar tem 30 FPS, ele deve ter 10 PPD para garantir a proteção contra os raios UVA.
Como aplicar o filtro solar:
O filtro solar deve ser aplicado pelo menos, 30 minutos, antes de se expor ao sol; e reaplicá-lo a cada duas horas, principalmente quando a exposição for intensa, como acontece nas praias, por exemplo. Pois, se não forem aplicados corretamente, não irão proteger sua pele adequadamente.
Dicas e cuidados para o verão:
Para conquistar um bronzeado bonito, uniforme e duradouro no verão, são necessários alguns cuidados essenciais para não prejudicar a pele e até mesmo a saúde.
O fundamental é usar um bloqueador solar de alta proteção no primeiro dia, reaplicá-lo a cada duas horas, e conforme for obtendo o bronzeamento, progressivamente vai diminuindo para um fator mais baixo. Porém, lembre-se de nunca deixar de usar o protetor solar. O uso de bonés, principalmente com tecidos especiais, que protegem o couro cabeludo contra os raios ultravioletas, são essenciais, bem como óculos escuros, de boa qualidade, para não agredir a visão e protegê-la dos raios UVA e UVB. Pois a falta ou o mau uso pode causar graves problemas na visão, como por exemplo, a catarata. E não se esquecer de usar protetor solar para os lábios, pois são áreas mais expostas e requerem mais cuidados.
Portanto, aproveite o verão com a responsabilidade e use constantemente o protetor solar durante os 365 dias do ano, desta forma você conquistará uma pele bonita e saudável em todas as estações.
Para aproveitar bem os dias de sol neste verão, é preciso tomar cuidado para o corpo não ficar vermelho, ardido ou com bolhas decorrentes de queimaduras.
Cada cor e tipo de pele tem um tipo de filtro mais indicado, que pode ser em creme, gel, aerossol, musse ou sérum (fluido concentrado). Mas, independentemente das características individuais, o fator de proteção solar (FPS) mínimo deve ser o 15.
Para quem usa hidratante, base ou creme anti-idade, o ideal é preferir produtos que já contêm filtro. E a atenção deve ser redobrada na praia, que potencializa o efeito dos raios ultravioleta (UV) por causa do sal e da areia. Portanto, proteja-se sempre da radiação com o filtro, mesmo se ficar sob o guarda-sol.
A dermatologista Márcia Purceli destacou que uma colher de chá de protetor solar para cada membro, tórax e abdômen é o suficiente para garantir o bloqueio por pelo menos duas horas. No rosto (que deve incluir orelhas e pescoço), metade dessa quantidade basta. Em caso de queimadura do sol, a recomendação é pôr um algodão com chá de camomila sobre a pele. Segundo a médica, quem se expõe muito ao sol deve preferir camisas nas cores azul, vermelha ou amarela. Se for uma roupa branca e ela estiver molhada, pode deixar passar até 50% da radiação UV. Uma alternativa mais segura que o sol – e tão eficaz quanto – é o autobronzeador. Só é preciso saber aplicá-lo de modo uniforme para não ficar com manchas. Abaixo, a médica ensina a melhor forma de usar o produto e o que fazer antes e depois disso.
FPS para cada tipo de pele:
- Pessoas claras, sardentas e de olhos azuis sempre se queimam e nunca se bronzeiam. Precisam de fator de proteção solar (FPS) 30 ou mais forte;
- Mulheres de qualquer cor que tenham melasmas (manchas causadas por vários fatores) devem passar FPS 50 ou 60;
- Homens de olhos e cabelos castanhos e pele morena podem usar FPS 15;
- Crianças de até 12 anos têm necessidade de FPS acima de 40;
- Crianças de até 6 meses não devem usar protetor. O recomendável nessa idade é tomar sol diariamente por 10 minutos até as 9h.
Além disso, as pessoas devem evitar o uso de perfumes junto com os filtros, pois estes podem ser fotossensibilizantes e provocar queimaduras ou manchas na pele.Todos devem beber muita água, pelos menos 2 litros por dia. Diminua ao máximo a ingestão de bebida alcoólica e cigarros, que prejudicam a circulação , tecidos e interferem no metabolismo, as vitaminas A, E e C, são essenciais no combate ao envelhecimento. Por outro lado, o consumo de verduras de cor verde-escura devem ser mais freqüentes porque são ricas em vitaminas, importante para a aparência da pele. A cenoura e outros legumes ou frutas de cor amarela ou vermelha são fundamentais para a pele, uma vez que são ricos em caroteno e vitamina D, que deixam a pele mais protegida contra os raios solares e mais resistente ao câncer.
Horários para Exposição ao Sol:
Existe horários especiais para que você se exponha ao sol sem medo e horários que a melhor opção é correr e procurar uma sombra!
7:00h às 10:00h
É o horário ideal para quem deseja um bronzeado gradual e saudável;
10:00h às 12:00h
Esta faixa é considerada de perigo moderado, quando o sol vai intensificando sua ação aos poucos, até atingir sua plenitude, ao meio-dia. Neste horário, recomenda-se que você se proteja dos raios solares diretos;
12:00h às 14:00h
Neste horário o sol deve ser evitado, podendo causar queimaduras e melanomas;
14:00h às 15:00h
Neste período o sol volta a se tornar ameno, perdendo intensidade aos poucos. Mesmo assim a exposição direta deve ser evitada;
A partir das 15:00h
Esse horário está liberado para o sol. Aproveite para curtir a praia e se divertir nadando, praticando esportes, ou mesmo descansando e aproveitando a companhia de amigos e familiares.
Atividade Física:
É nesta época, férias, calor e sol, que é muito gostoso praticar atividades ao ar livre e próximo da natureza!
Mas com o sol muito forte é necessário tomar alguns cuidados! Para quem vai para praia há muitas opções como caminhadas, frescobol, vôlei, futebol, frisbee, peteca, futevôlei e atividades aquáticas como caiaque, esqui, kitesurf e outras.
Para quem vai viajar para o interior também há boas opções como caminhadas, bicicleta, andar a cavalo, além de atividades como o canoeing, arvorismo, rafting, rapel, mountain bike, etc. Mas se você é daqueles que ignora o sol muito forte ou que até acha que fazendo exercícios nos horário onde ele está mais forte irá suar mais e conseqüentemente perder mais calorias e emagrecer, cuidado!Você poderá colocar a sua saúde em risco.
É importante que você continue se exercitando, mas é essencial tomar alguns cuidados, entre eles evitar o sol muito forte e a desidratação. Você já ouviu falar de termorregulação?
O nosso organismo possui um mecanismo encarregado de manter o nosso núcleo central (cérebro, pulmões, sistema digestivo, coração etc.) a uma temperatura estável.
Em repouso as zonas que mais geram calor em nosso corpo são o coração, o fígado, o cérebro e as glândulas endócrinas. Os músculos produzem pouco calor, quando em repouso, mas quando estão em exercício intenso isto muda e os músculos trabalham tanto que chegam a produzir 50 vezes mais calor do que o resto dos sistemas e órgãos juntos.
Quando a temperatura do corpo começa a aumentar, o nosso "termostato", que se situa no hipotálamo (cérebro) detecta a elevação na temperatura sanguínea e ordena uma série de ações de defesa.
Começa a sudorese (transpiração). O suor, ao evaporar-se sobre a pele, a esfria. Isso é sincronizado com o deslocamento de parte do sangue até a periferia do corpo, pela dilatação dos vasos superficiais (próximos à pele). Aí, então, passa mais sangue perto da parte externa do corpo, trazendo calor do interior do corpo para fora, sendo liberado pela pele, através do suor.
Ocorre a vasoconstrição (diminuição do calibre dos vasos) na zona renal e em outros órgãos. Todo o processo de digestão e excreção fica mais lento. O metabolismo celular também fica mais lento. Diminui a produção dos hormônios da tireóide, diminuindo a produção de calor corporal.
Suar é um mecanismo corporal para evitar o aquecimento do corpo. As glândulas sudoríparas se estimulam com o calor e começam a eliminar água, com um pouco de sais minerais. Para eliminar o calor do corpo, o suor deve converter-se em vapor.
Com a perda progressiva de água, pode ocorrer uma dificuldade de manutenção do desvio da circulação de sangue para a pele, além de reduzir a produção de suor, o que torna mais difícil combater o calor. Isto pode ser altamente prejudicial, podendo causar uma desidratação.
Quando o calor produzido pelo corpo não pode ser eliminado no ritmo necessário para evitar um superaquecimento ocorrem as chamadas lesões pelo calor. Um esportista que não exagera nos treinos e segue as recomendações necessárias, dificilmente sofrerá um choque térmico, com conseqüências graves.
Dicas:
Use roupas de cores claras e adequadas a atividade, tempo e local.
Use boné, óculos e protetor solar.
Prefira horários em que o sol está mais fraco.
Se fizer esporte em local muito quente, diminua a intensidade em pelo menos 20% do habitual.
Se a umidade relativa do ar superar os 60%, as temperaturas consideradas perigosas começam nos 29 graus C, já que os dias de muito calor combinados com a alta umidade são os menos indicados para exercícios muito intensos.
As cãibras musculares podem indicar um aviso de perigo de choque térmico.
Muitas pessoas perguntam qual a quantidade de água ou isotônico a ser tomada durante o exercício. Há uma regra geral de tomar 200 ml 1 hora antes dos exercícios, de 80 a 120 ml a cada 15 minutos de exercício e até 1 litro depois dos exercícios, em pequenos goles. Assim, vale dizer também que quando você estiver treinando e sentir sede ou a boca seca, é sinal de que o seu corpo necessita de água e já está recorrendo as glândulas salivares.
Escute o seu corpo. Faça exercícios, mas de maneira segura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário