MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

sábado, 9 de novembro de 2013

CONTRA A OBESIDADE...AEROBIOSE EM JEJUM?


   Atualmente a OBESIDADE é percebida pela maioria dos médicos como uma doença, ou no mínimo como um dos fatores de maior risco para a saúde. 

  Sua incidência tem aumentado ao longo dos anos e cada vez mais os profissionais da área da saúde se preocupam com as conseqüências da mesma na vida das pessoas. A obesidade é um grau acima do sobrepeso que é definido em relação à massa corporal e traduzido por um aumento de peso acima do considerado normal. Decorre geralmente da relação entre a ingestão de alimentos e a queima de calorias.

  A queima de calorias por sua vez se relaciona diretamente com o nível de atividade física. No entanto, cada vez mais a população apresenta problemas relacionados com a falta de exercícios físicos, a justificativa mais comum é a falta de tempo ou falta de condições para prática, que é agravada pela tecnologia presente no nosso cotidiano, que conduz para a economia de movimentos em nossa rotina. Com o avanço das enfermidades relacionadas ao sedentarismo e à obesidade, o conceito de saúde teve de ser revisto e as instituições de saúde pública, governamentais e não governamentais, ressaltaram conceitos como promoção e prevenção da saúde.

   Atualmente o conceito de saúde reflete uma perspectiva humanizadora e compreende-se saúde como “uma condição humana com dimensões física, social e psicológica, caracterizadas num contínuo, com pólos positivo e negativo”, que deve ser lembrado como consequência de uma série de fatores que, associados, determinam o índice de magreza ou de gordura corporal, desnutrição ou superalimentação, stress associado à falta de repouso, de hipertensão, entre outros (NAHAS, 2006).

  A adoção de programas de qualidade de vida e promoção da saúde proporcionam ao indivíduo maior resistência ao estresse, maior estabilidade emocional, maior motivação, maior eficiência no trabalho, melhor auto-imagem e melhor relacionamento. (SILVA E DE MARCHI, 2007).



AEROBIOSE E O EMAGRECIMENTO



     Abordando qual o tipo de exercício físico e também as estratégias que podem ser adotadas na prescrição do exercício para otimizar o processo de perda de peso, foi observado que os exercícios de resistência muscular combinados com o exercício aeróbio, pareceram alcançar os maiores resultados nos programas de perda de peso, por auxiliar no aumento da taxa metabólica de repouso, manter e/ou aumentar a massa muscular e otimizar os índices de mobilização e utilização de gordura durante o emagrecimento. (HAUSER et al. 2004)

     Considerando como sendo valores de risco para a saúde, a quantidade de 25 e 32% de gordura corporal para homens e mulheres respectivamente, o cuidado com a obesidade consiste em equilibrar a ingestão calórica dos indivíduos com o gasto energético. 
   Quando um indivíduo é obeso precisa além de um programa de exercícios uma orientação dietética adequada. Dependendo das limitações e do nível de aptidão dos indivíduos, devem-se preferir exercícios de intensidade moderada para alta para que o trabalho não seja muito prolongado. Contudo, algumas recomendações ainda sugerem que o exercício aeróbio apresenta-se como uma excelente escolha em programas para a redução da gordura corporal e principalmente na manutenção do peso (AÑES e PETROSKI, 2002).

   Concordando que os exercícios aeróbicos são os mais indicados, para determinada população, para o emagrecimento, e se você é um destes, existem indicadores que os mesmos apresentam maior resultado se realizados em jejum. 
    Há dois horários muito eficientes de se realizar aerobiose para queima de gordura, o primeiro seria logo pela manhã, ao acordar, com estômago vazio, neste caso é preciso garantir uma ingestão hídrica com cerca de 300 a 500 ml de água para prevenir a desidratação, pois água drena fluidos para dentro da célula e evita a quebra proteica, alguns estudos promovidos pelo pesquisador sueco Torbjorn Akerfeldt apontam ser possível solicitar três vezes mais gordura se exercitando pela manhã, em jejum, comparado à mesma atividade promovida no período da tarde após refeições, Tobjorn ainda recomenda pelo menos seis horas de jejum antes da atividade, nessa situação, acredita Akerfeldt, que o organismo não tenha muito glicogênio estocado para ser solicitado como fonte de energia, ou seja, teria que ir direto aos depósitos de gordura para fornecimento de energia para que se possa completar a atividade.    Mais interessante ainda foi sua observação de que a proteína degradada diminuiu ao invés de aumentar durante a aerobiose em jejum (GUIMARÃES NETO e PERES, 2007).


     E como atualmente, muitas publicações vem dando um destaque exagerado sobre a questão do título da matéria... Muitos acabam por me questionar sobre o tema. Então quando alguém me pergunta se, aerobiose em jejum pode aumentar o consumo de gorduras... E ajudar no processo mais eficiente do emagrecimento... Dou uma resposta curta e rápida: SIM, NÃO, TALVEZ... 



     Para tentar esclarecer um pouco mais sobre este tema vou utilizar um texto do Prof. Éder Lima - Grande Mestre e Referência Profissional de quem Trabalha com seriedade a Educação Física...

   Neste artigo humildemente faço pequenas contribuições, acréscimos e/ou alterações semânticas e de sintaxe para facilitar o entendimento para o público leigo, mas sem alterar o conteúdo. Não haveria como!

     O texto dele estará em aspas (" ")

"Temos que tomar muito cuidado com determinadas situa
ções... Pois, quando não se CONTEXTUALIZA um assunto dentro de uma situação específica, principalmente aquelas que diferentes respostas podem ser corretas, dependendo de cada situação... surgem as respostas INCOMPLETAS ou PONTUAIS, e que invariavelmente viram respostas GERAIS e aí, PRONTO, apareceu mais uma POLÊMICA!"


O que é Aerobiose?
    A aerobiose refere-se a um processo bioquímico que representa a forma mais eficaz de obter energia a partir de nutrientes como açúcares, proteínas e gorduras, SEMPRE na presença OBRIGATÓRIA do OXIGÊNIO.

  "A aerobiose em jejum, assim como tantas outras questões relativas à atividade física e a dieta, vem atrelada a uma série de detalhes tanto quanto à sua aplicabilidade. E sempre dependentes de conhecimentos fisiológicos e metabólicos para PORQUE, QUEM, COMO e QUANDO esta situação pode ser válida.
Então vamos tentar colocar numa linguagem de fácil compreensão o “caminho das pedras” sobre essa questão."

CONCEITOS FISIOLÓGICOS -

"Guardem por enquanto as seguintes informações:

1) O que quer dizer em termos práticos, TER UMA ÓTIMA CONDIÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA?
   Em termos práticos, quer dizer apenas que você tem uma tremenda CAPACIDADE EM UTILIZAR A GORDURA que está armazenada (energia química), e convertê-la em energia utilizável para o trabalho muscular (energia mecânica). Ou seja, à medida que você se condiciona aerobiamente, seu organismo se torna mais eficaz na MOBILIZAÇÃO DAS GORDURAS DOS ADIPÓCITOS (células de gordura), NO TRANSPORTE ATÉ O FÍGADO onde estas são quebradas em ÁCIDOS GRAXOS E TRIGLICERÍDEOS que uma vez levados para os músculos, serão ESTOCADOS para posterior utilização na CONVERSÃO DE ENERGIA para o trabalho muscular.
   E chegando ao nível celular, uma célula muscular bem treinada aerobiamente, tem suas enzimas catalizadoras, responsáveis pela conversão de energia, aumentada. Isto as torna mais eficazes na produção de energia pela via aeróbia quando solicitada.

2) Por outro lado... Vamos lembrar que o nosso cérebro só funciona à base de glicose (açúcar)! E ao acordarmos, estamos vindo de um longo período sem ingestão de alimentos (6 a 10 horas). Desta maneira, levantamos invariavelmente com nossa glicose sanguínea próxima aos níveis mínimos, isso gera uma necessidade imediata de um café da manhã energético de modo a recompor os níveis de glicose circulante, para um bom funcionamento cerebral.

3) Um indivíduo bem treinado tanto na musculação quanto aerobiamente e com bom padrão dietético é capaz de manter mais altos seus estoques de glicogênio hepático e intramuscular (mais nas fibras rápidas, brancas, e intermediárias e menos nas lentas, vermelhas) e como já dissemos de ácidos graxos e triglicerídeos (mais nas fibras lentas, vermelhas e menos nas intermediárias e rápidas, brancas)."

JUSTIFICATIVA PARA A AEROBIOSE EM JEJUM:

    "Nosso organismo tende sempre a se manter num ESTADO DE EQUILÍBRIO MAIS OU MENOS ESTÁVEL (a chamada HOMEOSTASE OU ALOSTASE), adaptando-se rapidamente às demandas que impomos sobre este, contudo, procurando sempre economizar ao máximo. Este fato fisiológico gerou uma máxima que diz que: QUANTO MAIS TREINADO SE É, MENOS TREINÁVEL SE TORNA.
     Essa máxima é especialmente verdadeira para pessoas muito condicionadas, no caso das Academias, especialmente o(a)s ATLETAS de fisiculturismo que vivem e respiram um ESTILO DE VIDA muito particular e RÍGIDO, em termos de dedicação ao treinamento, alimentação e repouso. 
    Estes mais que qualquer outro estão sempre buscando formas de otimizar seus treinamentos bem como o de não deixar que seus organismos entrem em HOMEOSTASE, estagnando sua condição atlética! Essa eterna busca da quebra da HOMEOSTASE passa por diferentes estratégias dietéticas, seja oscilando a ingestão proteica ou calórica total ao longo do dia, da semana e etc. Da mesma forma também, através da utilização de diferentes estratégias de treinamento, tanto muscular quanto cardiorrespiratório. Tudo isso em função de uma busca incessante em se manter a gordura corporal relativamente baixa em off-season (os que fazem as coisas certas, é claro) enquanto preservam ou aumentam sua massa magra."
   
   Estamos falando de indivíduos que levam seus corpos/treinamentos ao extremo... O que na prática é uma minoria! 

     "É sabido que a aerobiose estimula a liberação do Hormônio do Crescimento (HGH) e uma das condições orgânicas ideais para tal é uma baixa glicose sanguínea. Além da ação anabólica do HGH, este também possui uma alta ação lipolítica, sendo responsável pelo metabolismo e conversão das gorduras em fonte de energia. Tal aceleração do metabolismo das gorduras se mantém por algumas poucas horas (variando de indivíduo para indivíduo).
   E essa foi a base fisiológica que justificou a disseminação da ideia da aerobiose em jejum!

    O treino da aerobiose em jejum deve ter uma duração entre 30 – 45 minutos e numa intensidade baixa garantindo que as gorduras sejam utilizadas como fonte primária de energia, numa faixa entre 60-70% da FCmax. Uma intensidade mais forte vai levar o organismo a utilizar a glicose que se encontra em níveis já muito baixos, o que provocará a liberação de dois hormônios, o GLUCAGON (quebrando o glicogênio hepático em forma de glicose e lançando na circulação) e o CORTISOL (produzindo glicose a partir da degradação da proteína muscular).
   Isso tudo ocorre no Metabolismo do Organismo numa tentativa "desesperada" de aumentar a glicose circulante.
Contudo... caso essa se eleve, vai interferir negativamente na liberação do HGH que tanto se está pretendendo!
     E ainda, diferentemente do treino da musculação onde a refeição pós-treino é feita IMEDIATAMENTE, no caso da aerobiose em jejum, pode-se esperar entre 30 a 60 minutos prolongando-se o tempo de metabolização das gorduras!
Então... Vamos lá! Aeróbio Leve em Jejum!"

PARECE SER MUITO BOM NÉ?

MAS ISTO NÃO É PARA QUALQUER UM!
E AÍ VEM O MAIOR PROBLEMA!

     "Tendo em vista o que foi exposto acima, começamos a perceber o "óbvio"!
Como já disse alguém (penso que um Médico! A frase é dele?) muito importante das leituras de auto ajuda... "O óbvio só é obvio para o olho preparado!"
    Então... caso você tenha UM BAIXO CONDICIONAMENTO, tanto muscular quanto aeróbio e pular da cama, vestir sua roupa de treino e sair para um simples Jogging leve EM JEJUM, nas proximidades da sua residência, certamente a atividade esgotará rapidamente os depósitos de ácidos graxos e triglicerídeos intramusculares. Seu corpo ainda não é tão rápido nos processos de mobilização das gorduras dos adipócitos e na quebra dessas no fígado em mais ácidos graxos e triglicerídeos; e estes ainda terão que ser levados aos músculos para a continuidade do trabalho, Ufa! Já cansei! E até tudo isso acontecer... Será tarde demais...
     Então... o corpo lança mão da maneira mais rápida e vai começar a utilizar a outra fonte de energia prontamente disponível, A GLICOSE. Esta, rapidamente será absorvida pela musculatura e usada na conversão de energia, RESULTADO?  SUA GLICOSE SANGUÍNEA pode descer abaixo do limite mínimo, caracterizando um quadro de HIPOGLICEMIA (Valores abaixo de 65 mg/dL). Tal quadro pode induzir a tonteiras, náuseas, vômitos e até desmaios!
     Sem falar numa liberação exagerada de Cortisol induzindo a uma perda de massa muscular e retenção hídrica!
    Concluindo: Desta maneira... parece ser prudente que, até você atingir níveis melhores de condicionamento, prefira tomar um café da manhã energético recompondo suas reservas e vá para academia, ou para seu local preferido, treinar o aeróbio."





CONSIDERAÇÕES FINAIS:

      Os estudos e as pesquisas existem para que os conceitos sejam repensados, testados e revistos. Muito se ouviu a frase “A gordura queima na fogueira dos carboidratos”, no entanto a prática e algumas pesquisas atuais levam ao questionamento desse entendimento. Especialmente quando pontuamos para determinados indivíduos treinados! 
    Fica claro nas colocações destes autores que, realizando atividade aeróbica em jejum, o praticante manipula o exercício de uma forma em que obriga o seu organismo a utilizar a gordura como fonte primária de energia e o "melhor", com catabolismo em quase zero, reduzindo de forma mais eficiente o percentual de gordura corporal. Outra vez... Para determinados indivíduos e treinados! 

     No entanto, existe a necessidade clara de mais pesquisas, principalmente em relação aos experimentos práticos e com controle sobre muitas outras variáveis.
     E depois de tudo o que foi explanado neste excelente artigo do Prof. Éder Lima, fica evidente que devemos tomar o máximo de cuidado ao concluir algo fora de um contexto específico. Para não acabar distorcendo o real conteúdo de estudos sérios, usando, muitas vezes alguma informação pontual, e fora de contexto, para justificar "Pretensas Verdades".


SUGESTÃO (CONVERSE COM O SEU PROFESSOR!):
Observações do Prof. Éder Lima- 


"1) Comece com treinos aeróbios contínuos e à medida que vá evoluindo seu condicionamento passe para treinos aeróbios intervalados até atingir um padrão melhor da condição cardiorrespiratória.
E como não custa nada repetir, quanto melhor condicionado aerobiamente você for, mais rapidamente se recuperará entre as séries e mais intenso conseguirá treinar!

2) NÃO SE ESQUEÇA QUE ENQUANTO VOCÊ ESTIVER EM FASE DE GANHOS EM AEROBIOSE NÃO ESTARÁ NO MOMENTO IDEAL DE TREINAR A HIPERTROFIA MÁXIMA.
Você deve aproveitar esse momento para melhorar também a resistência de força, usando curtos intervalos de recuperação (30 a 45 segundos entre séries). Isto vai levar sua musculatura a aumentar seus depósitos de glicogênio, ácidos graxos e triglicerídeos também nas fibras intermediárias e rápidas, CONSIDERANDO TAMBÉM UM PADRÃO DIETÉTICO ADEQUADO!

NÃO HÁ ATALHOS, PELO MENOS SAUDÁVEIS, NO PROCESSO DE TREINAMENTO! EXISTEM ESTRATÉGIAS!
NÃO ADIANTA COLOCAR A CARROÇA NA FRENTE DOS BURROS!
TUDO ACONTECE NA HORA CERTA E NO MOMENTO CERTO COM O PLANO CERTO!"

EXCELENTES TREINOS! 


FAÇA A COISA CERTA! 
ORIENTE-SE COM O SEU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA!

CONTINUE LENDO... MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO!

 - AINDA:
> MEUS LIVROS
> DICA
> PARTICIPAR DESTE BLOG
> MEMBROS
> BOA MÚSICA
> DIREITO DE IMAGEM





Nenhum comentário:

Postar um comentário