MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

CURTAS (2) - Obesidade cresce e metade dos brasileiros está acima do peso


Obesidade cresce e metade dos brasileiros está acima do peso - 

O Ministério da Saúde divulgou que está preocupado com o crescimento do número de obesos e de pessoas com excesso de peso no País. Quase metade dos brasileiros está acima do peso, de acordo com o resultado da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), divulgado na terça-feira (10).

O estudo aponta que a proporção de pessoas acima do peso aumentou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%. A pesquisa ouviu 54 mil pessoas nas capitais e no Distrito Federal entre janeiro e dezembro de 2011. O levantamento constatou que a obesidade atinge tanto a população feminina, quanto a masculina. Em 2006, 47,2% dos homens e 38,5% das mulheres estavam acima do peso ideal. Em 2011, esses índices subiram para 52,6% e 44,7%, respectivamente.

No Estado de São Paulo, o percentual de obesos também subiu de 11% em 2006 para 15,5% em 2011. Com relação ao excesso de peso, também houve crescimento, de 44,3% para 48% no mesmo período. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo e acomete 1 bilhão de pessoas. Além disso, responde como a quinta causa de mortes em todos os países.

Uma pessoa pode ser considerada obesa quando o Índice de Massa Corporal é igual ou superior a 30. No caso do sobrepeso, o índice é igual ou superior a 25. Para calcular, é preciso dividir o peso (em quilos) pelo dobro da altura (em metros).

Em Rio Claro, a rede pública de saúde oferece atividades para tratar e combater a obesidade. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, a atenção básica é a porta de entrada para que o obeso inicie um acompanhamento médico na rede pública. “A partir de consulta com o clínico geral, o paciente, se for o caso, será encaminhado para a especialidade, gastroenterologia ou endocrinologia. O clínico geral também orienta os pacientes a participarem de programa de exercícios físicos que acontece nas unidades de saúde”, esclarece a fundação.

A autarquia explica ainda que hoje, “a partir de convênio com a Unesp, todas as unidades de saúde contam com um educador físico que auxilia os pacientes na prática de exercícios físicos. Este profissional também faz o acompanhamento do peso do paciente”.

Em outra frente, palestras com nutricionistas também são realizadas nas unidades de saúde. “Os pacientes que sofrem de hipertensão ou diabetes também são acompanhados através do programa HiperDia, que inclui o controle do peso, inclusive com orientação de nutricionista”, conclui a fundação.

A Câmara Municipal também contribui para a redução do número de obesos na cidade. A vereadora Mônica Hussni Messetti realiza um programa de reeducação alimentar que está em sua quarta edição. O programa tem mais de 150 inscritos. Os participantes se encontram semanalmente às segundas-feiras a partir das 18h30 no salão nobre da Câmara.

Durante a programação desenvolvida ao longo do ano, psicólogos e professores falam de temas relativos à obesidade, distúrbios alimentares, pirâmide de alimentos, escolhas alimentares, controle e manutenção de peso, hipertensão, diabetes e controle emocional.

Gráfico com os números da obesidade no País. Medir a circunferência da barriga pode indicar se a pessoa está ou não acima do peso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário