MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

quarta-feira, 6 de julho de 2016

CORPO EQUILIBRADO E SAUDÁVEL



UM CORPO EQUILIBRADO E SAUDÁVEL... 

...Passará necessariamente pelo conceito da TENSEGRIDADE CORPORAL!

O nosso corpo está constantemente sujeito a alterações do padrão de normalidade de equilíbrio dentre os mais diversos segmentos corporais seja pelo sedentarismo, atitudes posturais inadequadas, atividades da vida diária ou pela prática física (e até orientada!). Caso as forças que atuam sobre nosso corpo estejam desequilibradas, as ações musculares, articulares e seus respectivos movimentos poderão apresentar alterações fundamentais em seus padrões. São os Padrões Alterados da Postura Estática e Dinâmica (Movimento).
Estes padrões alterados induzem a movimentos imprecisos, que por sua vez acabam gerando ações musculares compensatórias e desnecessárias que desenvolverão, ao longo do tempo, algumas síndromes importantes, outras alterações posturais e até lesões. 
Uma boa postura - estática ou dinâmica - pode ser definida como sendo uma posição (ou mudança dela) onde o mínimo de esforço é aplicado em cada articulação, ou seja, a atividade muscular necessária para manter o posicionamento é apenas suficiente, afinal o músculo deve se ocupar em transferir a força gerada para a ação solicitada, assim a integridade tensional da musculatura é muito importante, pois sendo os músculos estruturas que tracionam – se em sentidos opostos para manter um correto alinhamento postural e uma descarga de peso neutro nas articulações, qualquer tensão desigual pode causar alterações posturais e sobrecarga mecânica nas estruturas tendinosas, ligamentares e ósseas.

Infelizmente muitos desequilíbrios passam longe dos olhos e do conhecimento de alguns profissionais... "O ÓBVIO SÓ É ÓBVIO PARA O OLHO E MENTE PREPARADOS!" 
Para agravar o problema... inclusive exercícios/gestos motores executados corretamente e sob supervisão "adequada" podem provocar ou acentuar desequilíbrios, e isso a curto ou longo prazo, poderá evoluir para algum tipo de lesão, gerada por estas alterações nos padrões posturais tanto estáticos quanto dinâmicos.
A SELEÇÃO DE EXERCÍCIOS, MEIOS E MÉTODOS NÃO É UM JOGO DE DADOS!! O QUE MAIS GOSTO OU O QUÊ O MEU ALUNO PREFERE! ELA FAZ PARTE DE UMA ANÁLISE E PLANEJAMENTO CRITERIOSOS DAS NECESSIDADES PRIMEIRAS E OBJETIVOS DO PRATICANTE! 
E AS NECESSIDADES DEVEM SER AVALIADAS!! 
Saiba então, aluno, que a estruturação de um programa de treinamento físico não é uma seleção aleatória de alguns exercícios preferidos, nem do professor, muito menos seus!!
E sabendo disso... Muito provavelmente aquele exercícios que você mais gosta ou aquele que está "bombando" nas redes sociais através de um(a) famozinho(a) gostosinho(a) que tem zilhões de seguidores replicadores, pode realizar um estrago muito maior que seu improvável benefício. 
O lamentável é que você, se não considerar o que estou informando aqui, só ficará sabendo disso muito mais à frente (as lesões crônicas levam tempo para dar sinal...), e muito provavelmente que, até  lá, já esteja realizando um outro movimento, mais confortável - e talvez não menos lesiva - para esta estrutura já danificada ou comprometida... É possível até que incrimine culpados (exercícios e/ou professores) que, para esta situação, sejam inocentes (quase sempre nunca são!! Rsrsrsrsrsrs) 
Muitos exercícios, por mais clássicos que sejam!!, se aplicados em condições inapropriadas de estruturas corporais (debilitadas, enfraquecidas, incapacitadas, encurtadas, inibidas ou hiperativas, com dominâncias ou desbalanceamentos musculares, com insuficiências ativas ou passivas, tensões desajustadas, stiffness ou rigidez muscular acentuados...ufa!!), ou ainda de forma incoerente quanto aos estímulos (volume, intensidade, densidade e recuperação) podem causar muito mais prejuízo que benefício!! E quase sempre causam!!

Uma avaliação do gesto motor, da postura estática e dinâmica durante a realização de qualquer movimento, podem revelar muitos "segredos" aparentemente escondidos aos olhos não treinados!!...E ao cérebro não preparado!! 
MUITO CUIDADO ENTÃO!!
UM EXERCÍCIO APARENTEMENTE INOCENTE HOJE, PODE ESTAR "ESCONDENDO", PARA AQUELE QUE NÃO CONSEGUE ENXERGAR OU NÃO TEM A CAPACIDADE DE RESOLVER O PROBLEMA, UM FUTURO SOMBRIO DE DORES E LESÕES CRÔNICAS!! 
Um exemplo apenas: Não DEVO HIPERTROFIAR PRIMEIRO sem ter uma BASE ADEQUADAMENTE FORTE E EQUILIBRADA de toda a MUSCULATURA PROFUNDA E DO CORE! VAI DAR M...VOU REPETIR... VAI DAR MER...!!
E se o praticante tem ainda alguma alteração importante na postura ou no movimento... Mais M... Ainda!! 
Talvez, e muito provável, leve algum tempo para uma lesão importante... Mas irá acontecer!! 
Uma TENSEGRIDADE CORPORAL comprometida interferirá globalmente. O local afeta o global... assim como o global interfere no local. 
E o Professor necessita ENXERGAR LOCALMENTE para INTERFERIR POSITIVAMENTE GLOBALMENTE e ao mesmo tempo , OBSERVANDO O GLOBAL SER CAPAZ de também IDENTIFICAR FALHAS LOCAIS.
SIMPLES NÉ?? ENTÃO...
Um gesto motor inadequado em extremidade superior pode ter origem em um desequilíbrio de extremidade inferior, por exemplo... E não adiantará apenas um estímulo local superior para corrigir ou eliminar esta falha! 
Movimentos - assim como o planejamento - mesmo executados corretamente, se não apropriados/adequados ao momento... em indivíduos com algum desequilíbrio postural/muscular, E TODOS TEMOS!!, poderão AGRAVAR PROBLEMAS!  
Podemos perceber que o movimento humano é altamente complexo. Não é como, na física, uma análise puramente cartesiana e matemática da mecânica! Em nosso corpo, além de uma intrincada rede biomecânica (tecidos musculares, conjuntivos e ósseos), que transmite e absorve, converge e diverge tensões e pressões, há ainda um sistema inteligente (consciente e inconsciente) que a controla e organiza. 
São inúmeros parâmetro para serem orquestrados a fim de produzir movimentos graciosos, equilibrados e harmônicos. Desde os mais simples aos mais complexos! Dos mais vigorosos aos mais suaves... Dos mais intensos aos mais leves... E exatamente como numa orquestra, todos os elementos precisam estar afinados e em sintonia para produzir gestos organizados, coordenados com ações eficientes com um mínimo esforço, reduzindo os desgastes. É assim que as estruturas vivas trabalham... na economia! Menor desgaste, menor dispêndio de energia... Maior a durabilidade e melhor a resposta quando solicitado! 

O treinamento adequado a atual realidade do praticante modifica justamente estes parâmetros... Afinal treinamos mais forte, por um período relativamente curto, mas intenso!, para preparar o corpo a suportar, através das suas adaptações ao estresse imposto, as cargas diárias mais frequentes, porém menos intensas, com maior facilidade e economia. Preservando e até aprimorando todas as estruturas e capacidades físicas envolvidas! MAS ESTE PLANEJAMENTO PRIMEIRAMENTE DEVE SER ADEQUADO ÀS NECESSIDADES! 

O SEU PLANEJAMENTO ESTÁ? 

O conceito de TENSEGRIDADE CORPORAL ganha IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL se a sua preocupação, E DEVERIA SER!, é ter um CORPO EQUILIBRADO E SAUDÁVEL!

E aí?? 

Vai continuar a realizar as "séries de exercícios" que pegou na internet?? Ou do(a) seu(ua) amigo(a)?? 
Ou quer um TREINAMENTO SEGURO E REALMENTE EFICAZ PARA OS SEUS OBJETIVOS E NECESSIDADES? 
Para saber mais sobre TENSEGRIDADE CORPORAL leia: 

ATIVIDADE FÍSICA... FAÇA A COISA CERTA! 

ORIENTE-SE COM O SEU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA!

EXCELENTES ATIVIDADES FÍSICAS E ATÉ A PRÓXIMA!


CONTINUE LENDO... MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO!

 - AINDA:
> MEUS LIVROS
> DICA
> PARTICIPAR DESTE BLOG
> MEMBROS
> BOA MÚSICA
> DIREITO DE IMAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário