MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

terça-feira, 5 de julho de 2011

CUIDADOS COM A PELE NO INVERNO


   É chegada a hora de redobrarmos os cuidados diários com a pele para ela se manter saudável e bonita também na estação mais fria do ano.
No inverno, a pele costuma ficar mais ressecada. Daí a importância de se fazer uma boa hidratação, tanto por meio de cremes mais potentes, quanto através do hábito de beber líquidos, especialmente água. Mas atenção: no inverno, costumamos sentir menos sede, mas nem por isso devemos reduzir a ingestão diária de água, fundamental para o pleno funcionamento de todos os órgãos e também para a saúde da pele.
Uma boa esfoliação também pode ajudar a manter a saúde, o viço e a beleza da pele no inverno. Ela ativa a circulação, uniformiza a pele, remove impurezas e células mortas e estimula a síntese de colágeno novo, deixando a derme pronta para absorver melhor os princípios ativos dos cremes hidratantes e de tratamento.
No caso das peles normais a oleosas, a esfoliação pode ser feita semanalmente. Já nas peles secas, a cada 15 ou 20 dias. Quanto aos produtos a serem usados, o melhor é seguir sempre a orientação de um dermatologista de sua confiança, que irá prescrever produtos e tratamentos ideais para as necessidades e características de cada pele.
Na hora de hidratar, dê atenção especial a áreas como cotovelos, joelhos, mãos e pés, que tendem a ressecar ainda mais no frio. Nos lábios, use produtos específicos que mantenham seu nível de hidratação o dia todo.
Outra dica para a estação é evitar banhos longos e muito quentes, que ressecam ainda mais a pele. Dê preferência também aos sabonetes líquidos, que são mais emolientes. E não pense que porque está frio, você pode abandonar o seu filtro solar no fundo da gaveta. Ele deve ser usado diariamente em todas as estações do ano. ratação, tanto por meio de cremes mais potentes, quanto através do hábito de beber líquidos, especialmente água. E atenção: no inverno costumamos sentir menos sede, mas nem por isso devemos reduzir a ingestão diária de água, fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo e também para a saúde da pele.
Em vez de nos queixarmos do frio, devemos aproveitar a estação para tratar da pele, cabelos, mãos e pés. Nessa época do ano, a pele parece pedir hidratante, sabonetes mais suaves, cremes com maior poder de lubrificação e proteção. Sente-se falta de algo emoliente nos lábios, para evitar que rachem. Para as mãos, especificamente para quem tem de lavá-las com freqüência, além de sabonetes líquidos hidratantes, cremes especiais reaplicados após as lavagens dão grande sensação de conforto e bem-estar.
Tipos de Pele

Para as peles lisinhas, de poros fechados, sem cravos e nem espinhas tendem a ressecar mais com o frio. São as peles normais e secas que requerem sabonetes e cremes de limpeza suaves, cremes hidratantes de dia e nutritivos à noite.
Já para as peles com poros dilatados, com tendência a cravos e espinhas, podem piorar com cremes oleosos. Nesses casos a limpeza diária deve ser caprichada, com sabonetes e loções adstringentes, mesmo que, na hora, causem sensação de pele “repuxada”. É preciso a aplicação de hidratante suave, assim como cremes noturnos à base de Vitamina C e ácidos suaves.
Na hora de escolher os produtos.. Cuidado!
Os hidratantes para dia devem conter filtro solar, mesmo durante o inverno, para que a proteção seja completa. O sol é um dos mais importantes fatores de desgaste e envelhecimento precoce da pele. A presença de silicone, uréia, alantoina, pantenol e ceramidas nas formulações confere a proteção extra contra ressecamento e asperezas.
As pessoas de peles oleosas devem procurar produtos livres de alguns tipos de óleo. Silicones e produtos similares formam pelícolas protetoras, que impedem a excessiva perda de água pela pele. Óleo de avelã, macadâmia e germe de trigo, presentes nos ingredientes ativos de hidratantes para o corpo, são muito agradáveis e potentes. Cremes para mãos e pés com ácido glicólico hidratam e tiram as asperezas e calosidades. Podem ser usados também em joelhos e cotovelos ásperos.
Maquiagem

No frio, normalmente acordamos meio pálida e com olheiras enormes. De acordo com especialistas, basta lavar o rosto com água quente para que a vasodilatação decorrente torne a pele mais rosada e viçosa, apagando “parcialmente” as olheiras.
Se você gosta de maquilagem ou tem vontade de experimentar, esse é o momento certo. Estamos romanticamente mais claras e pálidas nesta estação. Um blush, corretivo, batom e rímel farão de você uma diva em cinco minutos.
Para proteger os lábios das rachaduras, o aconselhável é protetor em forma de batom incolor, que contenha óleo, umectante e silicone. A boca fica bonita, saudável e bem natural. Também não se deve esquecer que a radiação ultravioleta continua agindo no inverno. Por isso, passe filtro solar FPS 12 no dia-a-dia, em forma de hidratantes leves.

Para o Banho


O banho quente é um dos prazeres da vida, principalmente no frio. E para que sua pele não fique ressecada demais, uma dica. Tenha um cuidado especial com sabonetes, preferindo aqueles à base de glicerina e óleos lubrificantes. Se puder tapar o escape da água no chão do box, deixando seus pés mergulhados na água quente que corre, dores, cansaço e pele áspera dos pés irão logo embora.
E para obter um relaxamento com sensação de descanso e renovação, a indicação é jogar algumas gostas e essência de eucalipto nas paredes e no chão do box durante um banho quente. Usar um hidratante à base de uréia e silicone, pelo menos nas pernas e braços logo após o banho, resolve grande parte do problema de ressecamento no inverno. Para os homens, que muitas vezes não gostam de passar cremes, há a alternativa de usar óleo de banho no corpo, antes de entrar no chuveiro, e, então, tomar banho normalmente: um pouco desse óleo permanece evitando o ressecamento.
Com a chegada do inverno também, várias doenças dermatológicas aparecem ou se agravam, pois a diminuição da umidade relativa do ar resseca a pele, tornando-a sensível e vulnerável. A Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo (SBD RESP) indica alguns cuidados que devem ser tomados nessa época do ano que podem prevenir o surgimento de doenças, como as alergias da pele (dermatites) e eczemas (lesão ou inflamação da pele), e melhorar o aspecto da pele. 
Segundo o Dr. Sérgio Di Camillo Fava, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo (SBD-SP), "a queda de temperatura, a diminuição da umidade do ar e ventos frios estimulam os receptores que aumentam o prurido (coceira) na pele e no couro cabeludo, fazendo com que o indivíduo coce o local, agravando as doenças pré-existentes ou desencadeando novas doenças na pele". 



Para a Dra. Flávia Addor, dermatologista e diretora da SBD-SP, alguns hábitos comuns do inverno, como tomar banhos muito quentes e duradouros, ressecam e desidratam a pele. "A pele tem diversas funções, como proteção física contra agressões externas, perdas de água do corpo, proteção imunológica através de suas células imunes, regulação térmica com a sudorese e a vasodilatação e proteção química através da secreção sebácea e sudorípara. Quando a pele está ressecada e desidratada, essas funções ficam comprometidas, por isso, a pele fica mais propensa ao aparecimento de doenças, como a dermatite atópica, dermatite de contato irritativa e eczema numular", afirma. 
O Dr. Fava enumera as principais doenças que surgem nessa época: eczema seborreico (atinge o couro cabeludo e a região médio facial); eczema atópico (atinge face e dobras, principalmente na infância e adolescência); eczemas de contato por irritantes primários que atingem principalmente as mãos; eczemas devido ao ressecamento da pele que atingem principalmente as partes laterais dos braços e das pernas. "A psoríase é outra doença que se agrava no inverno, atingindo principalmente o couro cabeludo, cotovelos, joelhos, etc. Como regra, todas as doenças dermatológicas que provocam coceiras pioram no inverno", explica o médico. A pele seca não deve ser uma preocupação apenas estética. 
Segundo a Dra. Flávia Addor, além de doenças, a pele seca pode causar incômodos como a coceira e, quando agravada, pode gerar um eczema. "O eczema é caracterizado como uma irritação na pele com vermelhidão. A pele pode ficar escamosa e algumas vezes com rachaduras ou pequenas bolhas", explica.

Dicas: Segundo o Dr. Sérgio Di Camillo Fava, pessoas que têm tendência a apresentar essas doenças devem observar medidas simples que podem ajudar a preveni-las e melhorar sensivelmente sua qualidade de vida:

- não tomar banhos demorados;
- não esfregar demasiadamente o sabonete na pele durante o banho;
- não usar buchas;
- não colocar roupas de tecidos sintéticos ou lã diretamente na pele, pois isso estimula a coçar a pele, provocando o agravamento dessas doenças;
- usar hidratantes após o banho e, se necessário, várias vezes ao dia.

Se essas medidas não forem suficientes, é recomendável consultar um dermatologista, pois somente esse profissional poderá avaliar a condição da pele e indicar o tratamento adequado. No site da SBD-SP (www.sbd-sp.org.br), é possível encontrar a lista completa dos médicos com titulo de especialista em dermatologia no Estado de São Paulo, através do canal de busca "Procure seu Dermatologista". 





Fontes:


http://www.saudeemmovimento.com.br/ 
http://blog.bolsademulher.com/PaulaBellotti/2011/06/22/cuidados-com-a-pele-no-inverno/





  

Um comentário: