MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

quarta-feira, 27 de julho de 2016

ORIENTAÇÕES MÍNIMAS PARA O PRATICANTE DE ATIVIDADES FÍSICAS...

A pedidos!!       

Com a agitação da vida moderna a tendência é termos hábitos pouco saudáveis, uma vez que esta situação provoca estresse aumentado e consequentemente cansaço precoce, agravados por uma alimentação rápida e inadequada e pela não regularidade na prática de exercícios físicos ou sua total falta. Como já é de se esperar, a junção de todos esses fatores mencionados tende a tornar a qualidade de vida da população bastante frágil e abalada, tanto no nível físico quanto no psicológico. De acordo com Saba (2001), atualmente cada vez mais pessoas no mundo todo, são - se não completamente -, ao menos apresentam sintomas de indivíduos sedentários. Para estes, as informações contidas neste texto pode proporcionar o maior ganho, entre todos, com a prática regular da atividade física, seja como forma de prevenir doenças, promover saúde ou até mesmo para sentir-se melhor. 
Na sociedade atual as doenças crônicas não transmissíveis vêm se apresentando com aumento gradativo e significante (
Albuquerque et al., 2009). Segundo o ACSM (2004), a prática regular de atividades físicas oferece proteção contra o aparecimento dessas doenças crônico‐degenerativas, além de ser um fator que pode propiciar a melhoria da autonomia e da qualidade de vida. Assim, essa prática constitui‐se em um fator fundamental que contribui para um estilo de vida mais saudável.
Mesmo com tantos benefícios apontados quanto à prática de atividade física para a promoção da saúde, a adesão da população em geral ainda é muito baixa. 
Por esse fato, tem‐se sugerido que uma compreensão das prováveis BARREIRAS e dos prováveis FACILITADORES que afetam a participação dessas pessoas poderia fornecer informações importantes e necessárias para o desenvolvimento de intervenções que tenham uma maior probabilidade de sucesso.
Complementando essa ideia, Humpel et al. (2002) afirmam que, para desenvolver políticas e intervenções eficazes, é necessário identificar os fatores que podem ser mudados e que influenciam o comportamento da prática de atividade física.
Diferentes estudos nos mostram que durante alguns momentos de nossas vidas, a família e filhos podem ser fatores que influenciam enormemente quando decidimos desistir da prática de exercícios físicos. Porém existem diversos outros fatores que nos levam à desistência dessa prática, tais como: problema médico, viagens, falta de tempo e motivação.
Weinberg & Gould (2001) apud SANTOS; KNIJNIK (2006) descreveram o que as pessoas apresentam como desculpas para não se exercitar, tais como:
  • Falta de tempo: exames minuciosos revelam que esta seria uma questão de prioridades. Programas de atividade física atraentes podem derrubar este fator;

  • Falta de energia: parece ser mais mental do que física, devendo ser um motivo a mais para a prática a partir do conhecimento de benefícios;
  • Falta de motivação: este fator é a soma dos dois anteriores, isto é, o cansaço com a dedicação do tempo a outras atividades.
Desta forma, manter o indivíduo ciente e percebendo os benefícios do próprio exercício físico parece ser um fator motivacional importante. O qual fará com que o aluno permaneça realizando a pratica de exercícios físicos.
Contudo a melhor forma de manter o aluno praticando atividade física é mostrando os benefícios e importância da manutenção da pratica de exercícios regularmente, a qual deve ser realizada frequentemente, para que assim possa levar cada vez mais uma vida saudável e prazerosa.

Sabemos também que 
a mídia em geral parece influenciar com relevância a sociedade como um todo, despertando novos valores, sentimentos e desejos. A questão estética é hoje uma preocupação de grande parcela da população, bem como adotar para si um estilo ou hábito saudável e, por conseguinte, melhorar a qualidade de vida.
A maioria dos praticantes já envolvidos ou aderidos com algum tipo de atividade física tem essa preocupação com a questão estética e com a melhoria da qualidade de vida, possuindo um tempo de prática considerável e até frequentando a academia quase todos os dias da semana.
Interessante é observar que o “tempo disponível” é um fator muito citado como dificuldade para a prática regular de uma atividade física, embora a maioria destes relatam a prática regular do exercício físico.
Isto realça, novamente, o motivo pelo qual essas pessoas deram a continuidade com a prática, demonstrando, efetivamente, o interesse nos resultados que a atividade pode oferecer.
Já o início da prática de qualquer tipo de atividade física é muito dependente de um estímulo imediato e/ou incentivo. E desta maneira as influências sociais da família, amigos, entre outros, são de enorme importância para o início da prática de exercícios físicos.
A adoção de hábitos saudáveis pode, então, proporcionar às pessoas melhor condição para enfrentar a vida cotidiana.

Como muitos alunos e potenciais praticantes deixavam algumas mensagens solicitando algumas orientações básicas sobre como manter uma aderência mínima em atividades físicas, encaminho algumas: 


1) Identifique e registre por que você está se exercitando: 
- Pode até parecer bobagem, mas se você não consegue saber o motivo pelo qual despende algum tempo e esforço do seu dia para a realização de alguma atividade física, você não tem um compromisso. Uma obrigação assumida é um comprometimento com algo! Sem comprometimento não se vai a lugar algum!
2) O que o motiva a exercitar-se? 

- Pergunta a ser respondida honestamente. Isso o ajudará a estabelecer algumas metas importantes que funcionarão para você. Isso será fundamental na escolha da estratégia utilizada para o plano de exercícios. O seu motivo pode ser muito diferente de outros. A estratégia usada para o seu caso pode não funcionar para outros.

3) Seja aberto para uma variedade de possibilidades de atividades: 
- Isso ajudará a evitar o tédio, mantendo o prazer nas atividades principais e ainda minimizará possíveis lesões decorrente por exercícios repetitivos. Mas tenha sempre um programa equilibrado que combina em medida exata o que você deseja com o que você necessita em uma perspectiva de bem-estar total. E isso você saberá consultando um Profissional da Área. Aproveite qualquer momento para se exercitar. O importante é não ficar parado! 
4) Comprometa-se com o exercício físico regularmente: 

- Siga um plano de treinamento mínimo que esteja sob controle e supervisão de um profissional. Assim você ficará muito mais propenso a permanecer ativo e atingir as suas metas. Afinal o exercício deve ser um hábito para a vida toda e não um passatempo temporário. Seu copro foi feito para o movimento, não para ficar parado. A inatividade física mata.
5) Não subestime o prazer ao realizar o exercício: 
- Se você gostar do que está fazendo certamente continuará a fazer. Permanecer ativo mudará seus hábitos e estilo de vida. Do que você gosta?


6) Mantenha suas atividades físicas em um tempo razoável: 
- Certifique-se que o seu comprometimento com as atividades que se propôs a realizar estarão compatíveis com a sua disponibilidade e outros compromissos importantes do seu dia. Através de uma orientação profissional consegue-se planejar exercícios para qualquer espaço de tempo disponível em qualquer local e situação.



7) Visualize sempre sua meta "Máxima": 
- Onde você pensa em chegar com esta mudança de hábitos e estilo de vida? Pense longe... A meta final deve ser extraordinária! 
Trace metas a curto e médio prazo para execuções possíveis... Para alcançar ou chegar próximo dos resultados planejados. Mas o ponto de chegada imaginado deve ser algo a ser superado com dificuldades. Na prática, foque no seu progresso e não se atingiu ou não as metas específicas. De qualquer maneira, uma avaliação continuada das necessidades e metas se faz necessário. Não são informações estáticas e imutáveis.

8) Trace metas específicas: 
- Aqui um profissional poderá ser de extrema ajuda nesta tarefa. No mínimo solicite uma consultoria. Detalhar as metas específicas, imediatas e de longo prazo e de como atingi-las.Podem estar relacionadas à alguma melhoria na aptidão física, desempenho em algum movimento/gesto motor, evolução em carga de treino, mudanças morfológicas, alterações de peso corporal, ajustes posturais e de padrões alterados de movimento ou simplesmente e inicialmente na incorporação de uma rotina de exercícios e hábitos saudáveis. Avaliações, Meios e Métodos adequados para melhores resultados com segurança deverão ficar sempre na supervisão e controle do Profissional de Educação Física. Mas lembre-se que metas são abstratas... O concreto é a sua evolução!! Foque no progresso não na perfeição! 
O segredo para desenvolver continuadamente é criar um ambiente em que você tenha o completo domínio.
9) Programe na sua agenda (escreva/anote) os horários para os exercícios: 
- Estabeleça dentro da agenda, possível do dia, o horário para o exercício físico e cumpra o compromisso! Encare-o como um compromisso importante e inadiável. Lembre-se... O melhor horário para realizar exercícios é aquele que você puder!! Não falhe por bobagens! Uma punição pode ser efetuada por você (para você) se falhar com este compromisso. Pode inclusive e preferivelmente estar diretamente relacionado com algum sacrifício seu para conseguir chegar em sua meta. Use a criatividade, sem loucuras! 
O copro constantemente desafiado e estimulado continuará respondendo com evolução; sua mente também ficará estimulada com os resultados e cria-se um círculo virtuoso.

10) Exercite-se com um esforço razoável:
- Se vai utilizar parte do tempo com isso, otimize-o! Efetuar exercícios displicentemente, desconcentradamente, descuidadamente, pausas não controladas e com um mínimo de esforço certamente não será produtivo. Vá e faça direito! Com vigor! Depois... se ainda sobrou tempo...

ATENÇÃO!! Mas cuidado para não exagerar! Realize seus exames médicos regularmente! Prefira ter um acompanhamento profissional...
11) Se adoecer ou lesionar... Repouse:
- Nestas condições sinta-se confortável em perder algumas sessões de exercícios. Não convém se exercitar desta maneira. Poderá agravar a situação ou espalhar a doença para terceiros. Procure um médico!! 


12) Sinta-se bem após a sessão de execícios: 
- Deve ficar cansado, porém ao término da sessão uma sensação de bem estar e de dever cumprido deve permear sua mente. Só assim para continuar obtendo a motivação constante e necessária para a continuidade. Se isso não acontece... Sua estratégia deve ser revisada!




Espero ter ajudado!!


NA DÚVIDA...??? CONSULTE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO! E TENHA UM PROGRAMA DE TREINO EFICAZ E SEGURO!

ATIVIDADE FÍSICA... FAÇA A COISA CERTA! 

ORIENTE-SE COM O SEU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA!

EXCELENTES ATIVIDADES FÍSICAS E ATÉ A PRÓXIMA!


CONTINUE LENDO... MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO!

 - AINDA:
> MEUS LIVROS
> DICA
> PARTICIPAR DESTE BLOG
> MEMBROS
> BOA MÚSICA
> DIREITO DE IMAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário