MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

sábado, 2 de abril de 2011

ATIVIDADE FÍSICA AERÓBIA



Quando caminhamos, corremos, nadamos, pedalamos ou dançamos, além de realizar atividades físicas importantes para a nossa higiene mental e social, fortalecer estruturas ósseas, articulares e musculares, também contribuímos grandemente para o melhoramento de uma importante capacidade física, a resistência aeróbica. 

Segundo Dantas (1986), “a resistência é uma qualidade física que permite ao corpo suportar um esforço de determinada intensidade (carga) durante um certo período de tempo”.
Os exercícios ditos aeróbios tem relevante importância no aprimoramento da nossa saúde, pois requerem um consumo aumentado de oxigênio pelo nosso organismo. Portanto, nestas condições, necessita-se de uma capacitação maior, pelos pulmões, de ar (aumentando assim a frequência respiratória); ocorre também um aumento da absorção de oxigênio pelo sangue (maior concentração das moléculas de oxigênio por volume sanguíneo); e ainda uma maior quantidade e rapidez no transporte do oxigênio para os músculos, através do sangue (aumentando a frequência cardíaca – maiores velocidade e volume da circulação sanguínea); e ainda um incremento na eficiência da utilização do oxigênio pelo músculo em atividade. 

Desta forma, com este tipo de trabalho, consegue-se melhorar todo o sistema compreendido pelo coração, pulmões e vasos sanguíneos, além de aprimorar a capacidade de transformação de energia, pelo sistema aeróbio das células, através do aumento do número das pequenas usinas transformadoras de energia que estas possuem, as chamadas mitocôndrias.
Em geral todo exercício que ultrapasse 3 minutos de duração tem características predominantemente aeróbicas, porém para se obter resultados no aprimoramento cardiovascular e respiratório, segundo a grande maioria dos pesquisadores, necessita-se de no mínimo 10 minutos de atividade aeróbia contínua e dentro dos limites mínimos e máximos da frequência cardíaca de treinamento individual.

Tabela para Mulheres:

Tabela para Homens:

Portanto para ocorrer esta elevação significativa da frequência cardíaca, os exercícios em geral deverão ser aqueles que movimentem grandes grupos musculares, como por exemplo, os membros inferiores (coxas e pernas). 

E se o objetivo for “queimar” gordura para emagrecer, exercícios musculares de força associados a atividades aeróbias de longa duração (pelo menos de 20 minutos), também com controle da frequência cardíaca de treinamento individual, parecem ser a combinação ideal.
Caracterizam-se portanto estas atividades aeróbicas em apresentarem uma intensidade relativamente baixa (pouca carga de trabalho), porém com um volume aumentado (maiores tempos de execução).

E para determinar qual a sua frequência cardíaca ideal para cada tipo de trabalho, converse com o seu professor de Educação Física. Existem diferentes tipos de fórmulas. Através da averiguação da sua idade, frequência cardíaca de repouso, histórico para atividade física regular, análise de hábitos de vida e para risco de coronariopatias (doenças do coração), ele poderá orientá-lo com maior segurança sobre qual a melhor modalidade, frequência semanal, tempo de duração e intensidade da carga de trabalho e limites ideais para a sua frequência cardíaca. 


Você ainda não sabe o que é melhor e mais seguro para você? 


Leia mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário