MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

ATIVIDADE FÍSICA E INVERNO


Está chegando a estação do Frio! E com a chegada do Inverno, vem aquela falta de ânimo de leventar cedo ou sair de casa para realizar alguma atividade física, não é mesmo? 

E isto não é, necessariamente, um sintoma de preguiçoso não!! Faz parte do nosso Ritmo Circadino ou Ritmo Biológico.

Acontece com todas as criaturas vivas Animais ou Vegetais neste período do ano, quero dizer no período de inverno (e que, lembrando,  são diferentes nos hemisférios norte e sul).

O processo evolutivo e o meio ambiente ao longo de milhões de anos, lá na nossa infância como hominídeos, marcaram "definitivamente" (pelo menos até hoje ainda), alguns comportamentos automáticos do nosso corpo. Assim quando ele recebe determinados estímulos ou estresse, reage automaticamente e sempre de igual maneira. É um processo de auto preservação, não depende da nossa vontade ou do que façamos!
Lá na pré história humana e antes dela ainda, a chegada do inverno significava falta de alimentos, muitas plantas morriam ou entravam em dormência e o mesmo acontecia com a maioria dos animais, que hibernavam!
Para não morrer a natureza dotou um mecanismo nos seres vivos; os sobreviventes, portanto, neste período de frio, reduziam suas atividades para não gastar muita energia. Assim o seu organismo economizava ao máximo, acumulando o quanto fosse possível de energia sob a forma de gordura para suportar todo o período de inverno rigoroso. E este "comportamento" (é muito mais do que isso!) ficou registrado em nossos gens!


Basicamente, quando o frio nos atinge, algumas informações chegam ao nosso sistema Limbico.* (ver informação ao final da matéria)

Primeiro uma necessidade de comermos mais, antes que os alimentos acabem, e assim, sentimos mais fome com a chegada do inverno. Outra resposta automática que ele nos dá, é de reduzir o metabolismo, fazendo com que aumentemos os depósitos de gordura para reserva e reduzindo massa muscular (nossos motores) para gastar ainda menos. Por isso esta letargia que sentimos neste período. E desta maneira, aumentamos nossas reservas de energia, e ainda com uma tendência a reduzir a massa muscular (explico melhor, já, já!), e passar a gastar menos energia para podermos suportar este período difícil. Assim era lá no Passado! E, contudo, continua registrado em nossos arquivos! 


Portanto... ao contrário que muita gente pensa, fala e ensina, no inverno, a informação que temos registrada nos nossos arquivos, é para gastar menos energia e não mais! A "ordem" é para ficar em casa repousando, dormindo e economizando energia para podermos suportar a passagem deste terrível período, que pode nos colocar em risco de sobrevivência. Era Assim no nosso Passado! E está ainda registrado! 

Até aí... Tudo normal!!

                     

Mas alguma coisa (ou muita coisa) mudou ao longo de milhões de anos. Atualmente, o mundo moderno, a tecnologia, os meios de comunicação, a alimentação... Tudo está mais fácil para todos (ou quase! Bem... este é um outro assunto!). E desta maneira, apesar da informação que chega ao nosso sistema límbico ser uma, temos à nossa disposição muita comida rica em calorias e muito conforto. 

Então... estamos com uma ordem inexorável para armazenar e economizar ao máximo a nossa energia, reduzindo assim as atividades e ainda por cima, com perda de massa muscular, justamente pela dificuldade, neste período, de encontrar alimento. Ops...!!
E, contrariamente a estas informações enraizadas no mais profundo arquivo do nosso cérebro, temos, no entanto, à nossa disposição uma quantidade inesgotável de guloseimas, altamente calóricas justamente neste período, e ainda para complicar ou "desajustar" ainda mais o intrincado e complexo mecanismo de sobrevivência,  encontramos as muitas facilidades e confortáveis ferramentas de "ajustamento" da vida moderna! E então... o que você pensa que acontece? 

Lógico que "ouvimos" o que nos agrada, e assim reduzimos nossas atividades físicas ainda mais, gastando muito menos energia, tudo como manda nosso instinto de sobrevivência! Maravilha! Está tudo certo então!! Mas...   Sempre tem um mas...
E o que não nos agrada... Deveria estar com pouco alimento disponível... está Lembrado? Não deveríamos estar comendo muito neste período!
Contudo... Friozinho... Protegidinho... Gostosinho... então... não resistimos às guloseimas que estão à nossa volta, não é mesmo? Realmente é Impossível! 

E, assim... ingerimos ainda mais calorias! 


Resultado: Engordamos muito mais rapidamente, quando o natural pelo ritmo Circadiano, seria emagrecer! E a confusão foi feita no Sistema Metabólico do nosso organismo!!
             

Então como amenizar esta situação?


Fácil!, deixar de comer os alimentos saborosos e quentinhos tão apetitosos principalmente no Inverno... ops, isso com certeza não faremos, não é mesmo?


Então... a situação que nos resta é não pararmos de nos MOVIMENTAR!! Não tem outro Jeito!  


Assim continuar a gastar muita energia! Informar ao organismo que o inverno ainda não chegou; é isso mesmo... Enganá-lo! Desta maneira, apesar da situação paradoxal criada por nós ao organismo, ainda estaremos nos exercitando e gastando mais, quando deveríamos gastar menos. E assim poderemos continuar ingerindo mais, quando deveríamos estar ingerindo menos... Simples assim!

E, de bônus, a prática regular dos exercícios ainda nos mantém com uma quantidade maior de massa muscular, e a perda que seria natural deste tecido no inverno será menor, ou não acontecerá, portanto... mais músculos, maior gasto energético... (assunto já tratado em matéria aqui). Captou?
ASSIM ENGORDAMOS MENOS!! OU NADA!! 


Então... tá esperando o quê? Vá se movimentar!! 


AGOOOOOOORAAAAA!!


Explicando a Confusão... A confusão de que se faz é que por estar mais frio, a perda de calor em nosso corpo seria mais rápida!  Seria...


Para tentar esclarecer a confusão vamos abordar um outro aspecto. A termorregulação:


Todos os processos que ocorrem em um organismo para manter seu funcionamento necessitam de uma temperatura adequada. Isso se deve ao fato de tais processos envolverem proteínas, enzimas, reações químicas e físicas que ocorrem mais rapidamente ou de forma muito lenta de acordo com a temperatura do meio em que se encontram. Por exemplo, se a temperatura baixar muito as reações ficam lentas e podem ate cessar parando a função corporal. Por outro lado, temperaturas elevadas podem desnaturar proteínas comprometendo a integridade do organismo.
Assim, é fundamental que os seres vivos disponham de estratégias para regular a temperatura do corpo e de acordo com elas os animais são classificados como homeotérmicos ou pecilotérmicos.

Os pecilotérmicos variam sua temperatura corporal de acordo com a temperatura do ambiente, mas controlam essa variação por métodos comportamentais. Por exemplo, o lagarto fica exposto ao sol pela manha e se esconde do sol durante o resto do dia para evitar o hiperaquecimento. 

Os homeotérmicos conseguem manter sua temperatura corporal constante na presença de variações significativas de temperatura ambiente. Essa característica traz vantagens e desvantagens. Os homeotérmicos podem sobreviver em uma ampla variedade de ambientes e podem ficar ativos no inverno. Porém, eles precisam ingerir mais alimento que outros animais, pois para manter sua temperatura necessitam de processos metabólicos que demandam grande quantidade de energia. Já os pecilotérmicos são capazes de sobreviver a longos períodos sem alimento porque precisam de muito menos energia.


Mas, de onde vem o calor do corpo, o calor que os homeotérmicos mantém dentro de  uma faixa estreita, graças a estratégias típicas desses animais, e que os pecilotérmicos controlam por comportamento?
O calor é um subproduto de todos os processos metabólicos, do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Pode entrar também a partir do exterior através de radiação, condução e convecção.
Um organismo esta sempre “queimando”as substâncias citadas, mesmo em jejum e em repouso. Esse metabolismo mínimo que mantém o organismo vivo pode ser medido pela taxa metabólica basal. O metabolismo basal é maior nos homeotérmicos devido ao custo energético extra que estes animais tem para gerar calor e manter a temperatura. 

Durante um exercício, a taxa metabólica se eleva, pois a necessidade energética para atender o corpo é maior. Então, parte das transformações bioquímicas dos nutrientes geram o trabalho da musculatura e parte gera calor, elevando a temperatura corporal final. A partir desse principio o organismo pode  aumentar a produção de calor quando a temperatura ambiente estiver baixa. São os tremores! Músculos antagônicos se contraindo sem produzir trabalho útil, elevando a temperatura do corpo pela transformação de energia química de carboidratos, gorduras e proteínas em calor. Para reagir a situações de frio o organismo também eleva sua produção metabólica de calor, sendo uma forma de elevar a temperatura sem ocorrer tremores. É um método mais eficiente uma vez que a energia metabolizada é mais concentrada para produção de energia térmica e não para trabalho (contrações da musculatura).

Assim quanto mais frio estiver o meio ambiente mais rapidamente perdemos calor, obviamente considerando estar com a PELE NUA!

Contudo... hoje em períodos de frio, nossas vestimentas isolantes e/ou os ambientes com temperaturas controladas nos protegem destas variações extremas. E assim não precisamos mais ficar "tremendo" de frio! Estamos protegidos, confortáveis, quentinhos, aninhados e com muitas guloseimas (CALORIAS EXTRAS!)  ao redor! 



* Na superfície medial do cérebro dos mamíferos, o sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções. É uma região constituída de neurônios, células que formam uma massa cinzenta denominada de lobo límbico.

Originou-se a partir da emergência dos mamíferos mais antigos. Através do sistema nervoso autônomo, ele comanda certos comportamentos necessários à sobrevivência de todos os mamíferos, interferindo positiva ou negativamente no funcionamento visceral e na regulagem metabólica de todo organismo.


Um comentário:

  1. Bem eu espero que pelo menos ofrio me ajude a perder umas 35446546457464875, gramas, ahahhahaha, beijo Sérgio!!

    ResponderExcluir