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Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

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sexta-feira, 18 de maio de 2012

PEDALAR PARA EMAGRECER E VIVER MELHOR




Provavelmente, ao falar de bicicleta, você se lembra do tempo de criança, quando saía pedalando pelas redondezas de sua casa ou apartamento, ou investidas mais audaciosas por locais mais distantes e pouco conhecido, correto? Acontece que este exercício é tão completo e saudável que ele nunca deveria deixar de ser praticado.
Seja para passear, se exercitar ou se locomover, andar de bicicleta pode ser uma forma muito prazerosa de prevenir problemas de saúde, manter o bem-estar e a qualidade de vida e, de quebra, preservar o meio-ambiente. 
 
A prática, além de ser prazerosa para o corpo e para a mente, é um excelente exercício aeróbio, ideal para quem quer queimar calorias. Andar de bicicleta é um exercício aeróbico potente, que leva à perda média de 700 calorias por hora, quantidade maior que a atingida com caminhada, natação e dança. Por isso, é uma boa opção de atividade física para quem quer emagrecer.  
Pedalar é excelente, também, para enrijecer a musculatura dos glúteos, coxa, panturrilha e abdominal, regiões que sofrem com o acúmulo de gordura localizada. Esta atividade também contribui também para melhora do funcionamento do sistema cardiovascular.
Atualmente, a maioria das cidades possui ciclovias e parques com pistas próprias para a prática. Para que o exercício funcione melhor, a dica é procurar lugares com aclives e declives, que exigem mais da musculatura. Opte por locais longe da poluição, como parques e ruas tranqüilas, que permitem que você melhore os resultados da atividade, alternando a intensidade do treino, ao mesmo tempo que beneficiam a mente e ajudam a liberar o estresse do dia-dia.
Na rua, há mais obstáculos, como trânsito, poluição, buracos, lombadas, subidas e descidas, que podem causar quedas, escoriações, fraturas e luxações. Mas essas dificuldades é que motivam muita gente. Além disso, o vento no rosto e o contato com a natureza dão uma sensação muito gostosa de liberdade.  


Pedalar é excelente atividade para emagrecer!
Se for pedalar ao ar livre, o melhor é andar de bike em grupo, o que está se tornando cada vez mais comum. "Com outras pessoas, a atividade torna-se mais segura e prazerosa", afirma o especialista. Fazer amigos e trocar informações sobre percursos, cuidados mecânicos e alimentação são outras vantagens. Para encontrar um bom time, procure a associação de ciclistas da sua cidade. 


Quando alguém decide se aventurar sozinho de bicicleta pelas ruas, deve ser o mais auto-suficiente possível. Caso aconteça algum acidente, a pessoa precisa saber resolver problemas simples, como um pneu furado. Cuidado com o trânsito e o uso de equipamentos de segurança também são essenciais.  

Pedalar é excelente atividade para emagrecer
Mas para garantir que a prática seja segura e bem sucedida é preciso ter um equipamento adequado. O ideal para andar em lugares montanhosos ou terrenos mistos (terra e asfalto) é uma mountain bike. Aliás, dependendo do estado das ruas do seu bairro, elas continuam sendo uma boa opção na cidade. Para asfalto, o modelo mais recomendado é o speed. Essas bicicletas são leves e rápidas, mas não são muito confortáveis e exigem bastante do corpo. Por isso, costumam ser mais usadas por atletas. 

Apesar de ser um exercício de baixo impacto, deve ser realizado com cautela por pessoa com problemas nos joelhos e na coluna, pois a posição e os movimentos podem piorar o quadro. O ideal é que estas pessoas somente iniciem na prática com o acompanhamento de um profissional qualificado. Pessoas muito obesas também necessitam deste acompanhamento, já que o exercício exige muito do sistema cardiorrespiratório.

Já pessoas que possuem problemas de visão, audição ou de equilíbrio não devem praticar ciclismo na rua. Para estas pessoas, as aulas de Bike indoor, que também são indicadas para pessoas que não tem tempo de andar de bicicleta na rua ou em parques e que procuram obter resultados rápidos com a prática. Estas aulas consistem numa alternância de velocidade e de carga, regidas por músicas e dirigidas pelo professor. São aulas cativantes, divertidas e, ao mesmo tempo, muito benéficas para o corpo.
Só para você ter uma idéia, uma hora de aula de Bike Indoor consome, em média, 800 calorias! Além disso, o exercício tem os mesmos efeitos corporais que andar de bicicleta ao ar livre, só que em dobro, já que a intensidade do exercício na aula é maior. Já os cuidados são os mesmos, com exceção dos acessórios de proteção, que são dispensáveis na sala de aula.

Esta modalidade, indoor, é mais simples e acessível. Com riscos controlados, quem tem receio de cair pode se concentrar melhor no trabalho corporal. Como na ergométrica a carga é controlada de acordo com os objetivos de cada um, aqueles que não possuem um preparo físico muito bom também saem ganhando porque podem pegar mais leve ou mais pesado conforme seu cansaço. 



Além disso, na maioria das academias de ginástica, há a opção da bicicleta horizontal para quem não se sente confortável em uma com selim. O equipamento possui um banco com encosto e permite que a pessoa fique sentada da mesma forma que em uma cadeira.  

Independente de ser indoor ou outdoor, andar de bicicleta faz bem para a saúde, além de para a boa forma. Entre os benefícios físicos e mentais estão melhora da circulação e do funcionamento do intestino, controle do colesterol, redução dos riscos trazidos pelo diabetes, aumento da qualidade do sono, alívio da depressão e diminuição do estresse e da ansiedade. Nos dois casos, é importante fazer um check-up com o seu médico de confiança, antes de começar a atividade. 


E, para descobrir qual modalidade mais combina com você ou com o momento que está vivendo, uma recomendação importante, "Todas as atividades físicas são benéficas ao nosso corpo. O que precisamos é experimentá-las para encontrar a que mais gostamos".

Bicicleta e Cidadania -

O ato de andar de bicicleta é muito antigo, e mesmo hoje com toda a tecnologia, gastos e devastações provocados pela indústria automobilística e do consumo, ainda não foi inventado um veículo mais eficiente, mais racional, mais econômico, mais rápido, mais prático e menos poluidor para o transporte urbano do que a bicicleta.
O uso da bicicleta como meio de transporte tem aumentado bastante nas cidades do mundo inteiro e isto é inevitável, devido ao colapso do trânsito urbano. Cidades da China, Índia e Japão perceberam isto há mais tempo, e por vantagens relacionadas ao espaço, à economia , ao tempo e saúde passaram a pedalar e a sorrir.
Em países do primeiro mundo o uso da bicicleta sempre foi incentivado, e assim é usada como meio de transporte por todas as classes sociais e faixas etárias, e como o resultado é benéfico para a população, ela apoia e respeita o trânsito e o espaço do ciclista. As empresas facilitam o acesso de seus clientes e funcionários que pedalam, para que cheguem dispostos e saudáveis. As ciclofaixas e ciclovias cortam as cidades, e bicicletários são comuns em todas as cidades. Já no Brasil isto ainda não acontece na grande maioria dos municípios, pois os brasileiros ainda cultuam o automóvel, contribuindo para aumentar o “caos urbano”.

Bicicleta e Saúde -


Pedalar numa intensidade baixa, segundo relatório da organização mundial da saúde, pode aumentar a capacidade física, se a atividade for repetida pelo menos três vezes por semana numa distância de 6 km, e ainda recomenda o uso da bicicleta para melhorar a saúde pública mundial.

É importante lembrar que:

1 – pedalar aumenta a circulação sangüínea no cérebro e, portanto, seu raciocínio se torna mais claro;
2 – o ciclismo é considerado um dos esportes mais eficazes para a prevenção de problemas cardíacos;
3 – o uso diário da bicicleta é indicado no tratamento da obesidade devido ao aumento de gastos calóricos;
4 – o ciclismo é um dos esportes aeróbicos mais eficientes que existem, previne vícios de postura por fortalecer a musculatura como um todo(membros inferiores, superiores, tronco e pescoço); doenças do tipo metabólico(excesso de açúcar no sangue) e a osteoporose ( processo gradativo de redução da quantidade de cálcio e fósforo do sistema ósseo);
5 – o ciclismo tem demonstrado um sensível aumento na produção de hormônios como o do crescimento pela estimulação da Glândula Hipófise;
6 – 20 minutos de pedaladas consomem as 160 calorias (o equivalente a uma latinha de cerveja);
7 – 5.000 bicicletas em circulação representam 6,5 toneladas a menos de poluentes no ar.

Antes de realizar atividade física, consulte um médico.
Bicicleta e Segurança:

A segurança no trânsito é estabelecida através de dados estatísticos, encontrados através pesquisas científicas, que dizem o que fato é seguro, perigoso ou inseguro para condutor, pedestre, ciclista ou qualquer outro que esteja inserido no trânsito.
O trânsito é previsível, tem lógica, responde à física, todo acidente é causado por erro ou falha de alguém, se não houver falha ou erros não haverá acidentes.
Para o ciclista isto não é diferente, e se seguir umas poucas regras básicas o risco de acidente cai muito. Quem pedala uma bicicleta não pode esquecer que é um ciclista, e não um motorista ou motociclista. Bicicleta acelera, mantém a velocidade e desacelera de maneira muito diferente que qualquer veículo motorizado, e por ter suas particularidades precisa ser respeitado. Mais da metade dos acidentes de trânsito envolvendo ciclistas são responsabilidade do próprio ciclista.

Dicas para pedalar com segurança no trânsito:

1 – manter a bicicleta em bom estado de conservação;
2 – para transitar sobre calçadas e passeios, desmontar e empurrar a bicicleta;
3 – andar pela borda direita da via, no mesmo sentido do tráfego, onde não houver ciclovia , ciclofaixa ou acostamento. Em grupo ande em fila única. Se precisar ultrapassar um veículo parado olhe pelo retrovisor (obrigatório), sinalizes com o braço suas intenções e após ultrapassar retorne imediatamente;
4 – respeitar a sinalização, não ande na contramão ou sobre o passeio;
5 – não trafegar pela canaleta ;
6 – dominar a bicicleta dirigindo-a com atenção e os cuidados indispensáveis à segurança do trânsito, portanto mantenha as duas mãos no guidão.
7 – instalar os equipamentos obrigatórios : campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor ao lado esquerdo;
8 – utilizar, preferencialmente, roupas claras ou refletivas ;
9 – não pegar “rabeira” em veículos motorizados;
10 – não transportar excesso de carga;
11 – sempre que possível, utilizar equipamentos de proteção pessoal (capacete, luvas, joelheiras, cotoveleiras e óculos), não são obrigatórios, mas o bom senso recomenda seu uso;
12 – pedale em linha reta, sem fazer zig – zag;
13 – não arrisque sua vida confiando que o motorista tem que respeitá-lo;
14 – quando estiver trafegando em ruas de paralelepípedo, cuidado com as manchas de óleo, são escorregadios;
15 – não use rádios ou walkmans, eles pode te distrair sua atenção fazendo com que você não perceba perigos à sua volta;
16 – em cruzamentos, pontes e viadutos mais perigosos desça e empurre a bicicleta, olhando para frente e para trás
17 – antes de sair de casa estude um roteiro, escolha ruas com o menor fluxo de veículos possível
18 – pedale de forma que seu comportamento transmita segurança aos outros;
19 - mantenha velocidade compatível, evite excesso;
20 – o pedestre tem a preferência, respeite-o sempre.
Curiosidades:
 A Federação internacional de ciclismo tentou tornar obrigatório o uso do capacete em 1991, porém os ciclistas se recusaram e esta apenas recomenda o uso.
 No Brasil, a Confederação Brasileira de Ciclismo determina o uso do capacete em todo tipo de provas.
 Em terreno plano e linha reta, um ciclista profissional pode atingir 65 km/h, em descidas essa marca dobra.
 Ao fazer uma curva em declive a 80 km/h, o italiano Fabio Casteralli, campeão olímpico da prova de resistência, perdeu a direção da bicicleta e bateu a cabeça contra um bloco de concreto que servia de guard-rail, ele sofreu múltiplas fraturas no crânio e morreu na hora.


Confira agora mais algumas dicas para pedalar sem correr riscos e obter melhores resultados com esta atividade:

- Antes de iniciar, consulte um médico e realize exames para assegurar que você está apta a realizar essa atividade. Se você tem algum problema de saúde ou mais de 40 anos, a consulta ao médico é ainda mais importante; 

- Escolha uma bicicleta que seja compatível com seu biótipo. A altura do quadro é muito importante para que o exercício não ofereça perigo ao corpo. Converse com um especialista. Veja estes Links:

- Ajuste o banco de forma que a coluna fique reta, o abdome contraído e as pernas semiflexionadas;

- Use roupas adequadas, como calças justas, leves e flexíveis, além de capacete e luvas; 

- Para quem pretende andar em vias publicas, atenção redobrada às regras de trânsito;

- Faça alongamento antes e depois e não pedale mais do que seu corpo permite. Você é o único que sabe dos limites do seu corpo, por isso respeite-os;

- Ao percorrer longas distâncias, lembre-se de ingerir líquidos durante o percurso e também de aplicar protetor solar.


Fontes: 

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