MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

sábado, 25 de junho de 2016

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Engana-se quem acredita que o conceito de qualidade de vida no trabalho se resume ao salário e aos benefícios tradicionais de plano de saúde e vale alimentação.
Também conhecida como QVT, ela pode ser definida como a satisfação de uma pessoa em desenvolver a sua carreira e melhorar a sua vida pessoal através do seu trabalho e ambiente profissional.
Isto é conseguido através de oportunidades de desenvolvimento profissional, igualdade de oportunidades para o avanço dentro da organização e também ao fornecer aos funcionários as ferramentas necessárias para realizar suas tarefas de forma adequada.
E não é só a remuneração que importa!
Você sabe o que é o QVT? As siglas significam Qualidade de Vida no Trabalho, e isso é, basicamente, o seu nível de satisfação com o seu ambiente corporativo, o prazer que uma pessoa tem em seu trabalho. O Conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), como o conhecemos hoje é fruto do estudo de vários autores que mais tarde viriam a embasar a criação da Escola das Relações Humanas. Começa a ser utilizado nos anos 20, a partir dos estudos realizados na Western Eletric Company, empresa de Chicago, Estados UnidosContudo, como termo, foi aparecer somente em meados de 1950, durante o surgimento da abordagem sócio-técnica, porém, tomou força nos anos 60 quando cientistas sociais, empresários e o sindicato começaram a perceber que a qualidade de vida corporativa dos funcionários influenciava diretamente em seu rendimento, saúde, bem-estar e eficácia. Eles entenderam que um funcionário que trabalha em um ambiente bom e é feliz e motivado no trabalho acaba produzindo mais e melhor. Nos anos 70, principalmente nos Estados Unidos, o termo deixou de ser apenas uma expressão e começou a ser colocado em prática nas empresas.
Segundo o IBC, Instituto Brasileiro de Coaching, a qualidade de vida nas empresas é diretamente proporcional ao desempenho. Ela é basicamente o quanto os colaboradores estão satisfeitos no ambiente corporativo. É o prazer que uma pessoa sente em estar trabalhando em determinada empresa.
Mas o que é a Qualidade de Vida no Trabalho?
As pessoas costumam passar a maior parte de seus dias no seu ambiente profissional. Com isso, grande parte do que acontece lá irá influenciar no seu comportamento, rendimento e principalmente na sua saúde. Um ambiente corporativo de qualidade proporciona segurança, motivação, e desenvolvimento pessoal e profissional para o colaborador.
A Qualidade de Vida no Trabalho é o nível de satisfação que o funcionário tem com seu ambiente corporativo e com as atividades exercidas. Um colaborador que está satisfeito com a empresa que trabalha se torna mais motivado, produtivo, criativo, saudável e inovador, promovendo assim mais lucros e benefícios para a empresa, uma vez que se torna mais enérgico e produtivo. A QVT envolve todo um conjunto de ações que, quando implantadas, tornam o ambiente corporativo agradável e promove inovações e melhorias na empresa que beneficiam toda a equipe.
área de Recursos Humanos tem vital importância nessa parte. Eles são os responsáveis por escolher pessoas adequadas para cada função, acompanhar a evolução de seus funcionários, garantir que seus salários e benefícios são justos e suficientes para as funções exercidas, recompensá-los pelos resultados alcançados e principalmente por estar atenta às necessidades básicas de seus colaboradores. Além disso, é importante que o RH tome medidas para garantir que sua equipe esteja motivada.
Em suma, é todo esforço para equilibrar o trabalho e a vida pessoal, facilitando o aumento da satisfação do colaborador no trabalho. Com isso, alcançamos a retenção de colaboradores e permitimos condições de trabalho mais coesas e de maior eficácia.
Ou seja, assegurar que os colaboradores estejam satisfeitos com o seu emprego é bem mais complexo do que apenas garantir que eles tenham as contas pagas no final do mês.
A morte do trabalho tradicional...
Vivemos em uma época em que se reinventar é essencial para a sobrevivência de qualquer negócio. O perfil de consumo e o Padrão de Vida (simule o seu padrão de vida neste link) estão mudando rapidamente e as empresas têm encontrando formas de se adaptarem. Porém, não é só com o público externo que isso deve ser feito, mas com o interno também.
É muito comum encontrar pessoas que antes de aceitarem uma vaga de emprego analisam o ambiente da organização e o modelo de gestão utilizado. Com rotinas cada vez mais maçantes, o salário já não é mais colocado em primeiro lugar e sim, a Qualidade de Vida.
Oferecer um ambiente descontraído, Ginástica Laboral, auxílio para pagar academias, palestras, cursos, eventos com a família, bônus para funcionários atletas, horários flexíveis, promover o diálogo entre líderes e colaboradores e estimular a inovação podem parecer bobagem para alguns gestores, mas possuem um poder incrível para despertar a motivação e o desejo de produzir no colaborador.
É hora de Investir no funcionário...

Cursos e treinamentos irão ajudar os colaboradores a terem mais conhecimento. Com isso, eles conseguirão concluir suas tarefas de uma maneira eficaz e sentirão que a empresa investe em seu aprendizado. Além disso, mostre reconhecimento pelos seus esforços através de bonificações e premiações. Isso o motivará a se empenhar ainda mais em suas funções.
Dar Feedback...
É importante que o colaborador saiba como o seu trabalho é visto e se está no caminho certo. Deixar claro qual o plano de carreira que a empresa tem para ele o deixa mais motivado a alcançar seus objetivos corporativos, além de passar segurança e confiança.

Disponibilize horários flexíveis e pausas...
Cada pessoa tem sua necessidade e um horário em que produz melhor. Se possível, permita que os funcionários tenham um horário flexível, pois permitir que eles trabalharem durante um período que os tornem mais atentos e produtivos fará que suas atividades sejam realizadas com sucesso e eficácia. Uma excelente proposta é oferecer as Pausas para Ginástica Laboral.
Garantir que os colaboradores tenham qualidade de vida no trabalho é vantajoso tanto para os funcionários, que estarão mais felizes e motivados, e para a empresa que terá uma equipe produtiva, eficaz e que fará a empresa crescer continuamente.

E o que os Colaboradores podem fazer para garantir a qualidade do ambiente corporativo?
Apesar de a empresa ser a responsável por grande parte dos fatores que irão resultar na satisfação dos funcionários, existem certas medidas que devem partir dos colaboradores.
- Evitar fofocas: não pode confundir o local de trabalho com escola. Todos são profissionais e devem se tratar como tal. Fofocas tornam o clima pesado e pode acabar criando rivalidade entre as equipes, dividindo assim a empresa;
- Ser pontual e cumprir prazos: cumprir sua jornada diária dentro dos horários estabelecidos e cumprir seus prazos evitarão que suas atividades se acumulem e que você acabe sendo visto como irresponsável pelos seus superiores. Ao demonstrar responsabilidade e compromisso, maiores serão as chances de você ser reconhecido e, consequentemente, se sentir motivado;
- Trabalhar em equipe: contar com o apoio dos seus colegas durante a realização das atividades torna o trabalho ainda mais produtivo, isso sem contar que é benéfico para o clima corporativo, pois você criará laços e confiança em sua equipe;
Foco: Um profissional focado e comprometido com seu trabalho sofre menos interferências negativas do ambiente;
Cultive bons relacionamentos: Mantenha boas relações interpessoais com seus colegas e superiores. Isso torna o ambiente melhor e mais favorável.
Mas é preciso que o discurso e a prática estejam alinhados.
Imagine-se participando de um processo seletivo em uma empresa que diz oferecer todos esses benefícios e ainda garante oportunidades de crescimento profissional. Claro que você ficará animado e fará de tudo para conseguir a vaga! E consegue!! No primeiro dia de trabalho você se depara com um ambiente tradicional, em que nenhuma das características prometidas fazem parte da organização...
Como você se sentirá? Certamente frustrado e sem motivação para concluir as suas tarefas diárias.
Então, é preciso que os benefícios sejam aplicados de fato na rotina dos colaboradores e que eles sintam que isso está sendo feito. Assim, toda a equipe passará a agir de maneira engajada e empenhada com suas atividades.
E por que você deve investir em qualidade de vida dentro da sua empresa?
Simples! Com funcionários mais satisfeitos, a empresa consegue reduzir a rotatividade de pessoal, conhecida como turnover, e o colaborador é motivado a aumentar a produtividade dos seus serviços.
Ótimo para os colaboradores e para a empresa, que alcançará resultados melhores e com uma qualidade final superior.
Esse investimento é como um círculo virtuoso: funcionários satisfeitos produzirão mais e com maior qualidade, e a organização aumentará a sua rentabilidade.
Melhorando a minha qualidade de vida no trabalho...


Algumas pessoas passam mais tempo dentro de uma empresa do que em sua própria casa. Logo, grande parte do que acontece em âmbito profissional é levado para o ambiente pessoal.
Claro que dias estressantes são normais em qualquer função, mas não quando isso começa a ser frequente. Como já dissemos, a qualidade de vida torna o processo de trabalho agradável e dinâmico, evitando que essas situações se tornem comuns.
Tornar o ambiente mais adequado é o primeiro passo. E não é somente o ambiente físico, mas promover alterações que modifiquem a atmosfera do local.
Algumas empresas já começaram a modificar a estrutura organizacional investindo no conceito de horizontalidade, em que há poucos níveis hierárquicos e os setores são mais conectados uns aos outros. Porém, apenas isso não é o suficiente. É preciso tornar tangível os benefícios que esse modelo de gestão oferece, deixando claro para os funcionários que ali eles têm autonomia e espaço para crescer e inovar.
Mas não são só flores que líderes e gestores encontram no caminho de implementação de métodos para melhorar a satisfação de seus funcionários...
Algumas pessoas já estão tão acostumadas com o modelo tradicional de benefícios, que sentem uma grande dificuldade para se adaptarem. Por exemplo, quando empresas deixam claro que os funcionários têm liberdade na tomada de decisões e no momento de criar determinado processo... Inicialmente essa ideia será aclamada por todos. Mas e na hora de exercer essa liberdade? Acontecerá que muitas irão travar e não sairão do lugar!!
“As pessoas lutam pela autonomia dentro das empresas e, quando finalmente alcançam, não sabem o que fazer com ela. A liberdade de decisões se transforma em um monstro”.
Incentivar os colaboradores à mudarem alguns hábitos e atitudes pode ajudar a resolver esse problema. Abaixo relacionamos algumas técnicas incríveis que irão te ajudar com esse e outros desafios:​
1  Promova a redução do ritmo -
O hábito de realizar várias tarefas ao mesmo tempo se tornou mais comum no ambiente de trabalho após o advento da internet e dos computadores. Entretanto, a priorização de uma única tarefa por vez ajuda a manter a concentração e o foco, promovendo resultados com mais qualidade. Além disso, o processo de produção se torna menos estressante e extenso.
2  Incentive que o colaborador tire um tempo para si -
A vida pessoal reflete diretamente no desempenho no trabalho. Ou seja, quando a sua equipe se sente satisfeita no âmbito particular, no profissional os resultados positivos serão evidentes.
Quando um colaborador pede um horário flexível para ir em uma palestra ou evento, por que não aceitar? Converse e diga quais as condições. Com o diálogo tudo se resolve!
3 – Instigue a descoberta de motivações -
Incentive uma reflexão sobre o que motiva cada colaborador dentro e fora do ambiente profissional. Depois desse processo de autoconhecimento fica muito mais fácil que eles alcancem seus objetivos e metas.
4  Deixe claro a liberdade para propor mudanças -
Deixe claro que todos devem analisar o ambiente de trabalho e identificar pontos que podem ser melhorados. Incentive o diálogo produtivo entre líder e colaborador, ou seja, ao ouvir uma sugestão faça críticas construtivas e tente ao máximo implementá-la.
Lembre-se: o discurso e a prática devem seguir alinhados. Então, ao incentivar a liberdade para que os seus funcionários proponham mudanças, deve-se ouvir, analisar e colocar em prática aquilo que for relevante para a equipe.
Observe o nível da Qualidade de Vida na sua empresa...

Já sabemos que a qualidade de vida no trabalho é sinônimo de motivação e inspiração para que os colaboradores se tornem mais produtivos. Por isso é necessário que ela seja mensurada periodicamente a fim de garantir a continuidade desses resultados.
Um dos métodos mais utilizados é a Pesquisa de Clima Organizacional. O objetivo principal é identificar como está o nível de motivação e satisfação dos colaboradores em relação à empresa e sua cultura, e qual o impacto disso no comportamento deles.
Promover a satisfação dos colaboradores não é um fator restrito aos gestores, é preciso que toda a equipe esteja envolvida. É ouvir o que incomoda cada um e discutir o que pode ser feito para mudar a situação. Afinal, o que forma uma empresa são as pessoas.
Com os resultados em mãos será possível encontrar as áreas que precisam ser melhoradas e propor mudanças mais direcionadas e eficazes. Isso ajuda a evitar que métodos incorretos continuem sendo usados como forma de melhorar a satisfação.
Feito isso, é importante que a evolução do clima seja monitorada constantemente para que a satisfação da equipe seja mantida.
Transforme a Qualidade de Vida em missão estratégica...
A missão de uma empresa traduz os seus principais objetivos e metas que foram traçados no momento da sua criação, e foram sendo adaptados ao longo do tempo. É aquilo que a organização mais almeja atingir.
Transformar a qualidade de vida dos funcionários em uma missão estratégica garante que o colaborador reconheça que a empresa se preocupa com ele, não somente no ambiente profissional. É reconhecer que a saúde e satisfação dos funcionários são importantes para o crescimento da empresa.
E não somente a saúde profissional, mas também a física, emocional, intelectual, social e espiritual.
Essa atitude também engloba a demonstração de interesse da organização para melhorar o clima organizacional, investir no desenvolvimento do funcionário e diminuir a pressão e o estresse durante a execução das tarefas.
Conclusão:
A qualidade de vida tem se tornado um elemento essencial para que os colaboradores se sintam motivados e satisfeitos em realizar suas tarefas e para que as empresas alcancem melhores resultados.
Ou seja, é se adaptar para alcançar a alta produtividade!
São alterações pequenas, mas significativas, que podem fazer a diferença na atmosfera da empresa. Uma mudança na organização física do ambiente, pausas mais adequadas à necessidade de cada funcionário ou abertura maior para o diálogo e exposição de ideias.
Porém, implementar mudanças requer cuidado. É importante que todos os funcionários sejam incluídos no processo de identificação dos problemas e até no momento do planejamento das táticas de solução. Por isso a pesquisa de clima organizacional é tão essencial.
Quando existe esse envolvimento, a equipe se sentirá reconhecida pelos gestores e líderes. É aí que a mudança começa a se tornar tangível e notada por todos.
Mas não é só investir em programas de qualidade de vida no trabalho que pode alavancar a sua equipe. Existem várias outras técnicas melhoram o desempenho dos seus funcionários. Saiba mais neste guia: Guia Definitivo para Aumentar a Produtividade 
Assim como no aspecto pessoal, a QVT é essencial para o desenvolvimento dos colaboradores, tanto dentro como fora do ambiente da empresa. Neste sentido, é importante salientar o papel social das organizações também na formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade.

QVT - Qualidade de Vida no Trabalho



Fontes: 


ATIVIDADE FÍSICA... FAÇA A COISA CERTA! 

ORIENTE-SE COM UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA!

EXCELENTES ATIVIDADES FÍSICAS E ATÉ A PRÓXIMA!



CONTINUE LENDO... MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO!

 - AINDA:
> MEUS LIVROS
> DICA
> PARTICIPAR DESTE BLOG
> MEMBROS
> BOA MÚSICA
> DIREITO DE IMAGEM


Nenhum comentário:

Postar um comentário