MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ATIVIDADE FÍSICA...QUAL É A SUA DESCULPA?


 Você é uma pessoa com a agenda lotada, corre para lá e para cá o dia inteiro, não para um minuto se quer, fica até altas horas trabalhando e ainda assim joga afazeres para o dia seguinte e nunca tem tempo para cuidar de si?
COITADO DE VOCÊ! QUE DÓ! 

Com certeza você precisa administrar seu tempo, assim como a maioria da população que "chora as pitangas" por não ter tempo para várias coisas, as mais clássicas situações são: tempo para os filhos, tempo para os amigos e tempo para praticar atividade física.
O tempo contudo é o bem mais democrático que existe, todos recebemos diariamente a mesma quantidade desta medida Universal... Bem... Poderíamos Filosofar sobre isso! Mas não é o sentido desta Matéria agora!


Continuando... Os exercícios físicos e todos os outros cuidados pessoais também devem ter um horário reservado na sua agenda. Um estudo da Universidade McMaster, no Canadá, revelou que poucos minutos de ginástica diária também podem trazer muitos benefícios para a saúde e para as "curvas". Aproveitar o tempo, por menor que ele seja, para botar a malhação em dia é super válido!
                           
Aprender a administrar o tempo é uma das ações mais importantes que qualquer pessoa pode fazer para melhorar suas chances de sucesso nos negócios e na vida. Para ter uma idéia, há diversos livros e cursos no mercado que tratam esse assunto e agora quero direcioná-lo a malhação, para que esta e você não sofram mais com sua ausência devido à falta de tempo.
Atenção: Nunca mais quero ouvir essa desculpa. Nunca mais!
Como sempre, a importância do planejamento não pode ser descartada. Planejar o tempo significa saber o que se quer fazer e ordenar as ações para a realização da maior quantidade de atividades no menor prazo para se atingir seus objetivos.
Segundo Christian Barbosa, especialista em administração do tempo, planejar o dia ajuda você a encontrar tempo para fazer o que precisa – e isso inclui a atividade física. “Priorize apenas aquilo que será feito. As possibilidades devem ficar de lado”, aconselha. Para que o planejamento funcione e não seja mais um desperdício, é preciso assumir um compromisso com você mesmo e, para isso, incluir atividades de lazer e que dêem prazer é fundamental. “Saber o que você faria se tivesse mais tempo coloca você na direção certa. A resposta – seja viajar ou ficar com os filhos – é a sua meta, ou seja, coisas que você deve arranjar tempo para fazer”, explica.
Como driblar os imprevistos:
Se os imprevistos são os grandes culpados por grande parte das suas faltas na academia – e até em outros programas -, você pode aprender a driblá-los sem muitas dificuldades. A primeira lição é não agendar mais compromissos do que você pode cumprir. A segunda é sempre reservar um espaço para os imprevistos. E, se eles aparecerem ao longo do dia e o tempo reservado não for o suficiente, não tem problema. Sabe a lei da compensação que funciona na dieta? Funciona aqui também! “Quando organizo meu dia, sempre deixo espaço para eventuais problemas. Caso não seja suficiente, faço uma hora extra, por exemplo”, diz Christian.
Rotina? Nem pensar!

Planejar o dia ajuda você a usar seu tempo de uma forma melhor. Mas cuidado para não confundir organização com rotina. Para isso, é fundamental que o planejamento não vire paranóia – afinal, tudo bem deixar a agenda para lá uma vez ou outra. “A neurose sempre faz mal. Então, recomendamos flexibilidade: planejar apenas 70% do dia e incluir atividades que você curta é importante”, diz o especialista.
Para não deixar a atividade física de lado...
Aqui, o objetivo é encontrar tempo para a malhação. No entanto, antes de rever a sua rotina, você precisa achar o incentivo necessário para levar seu projeto adiante. Afinal, não adianta descolar aqueles minutinhos preciosos e, mesmo assim, encontrar novas desculpas para abrir mão da ginástica. Para começar, você deve encontrar uma atividade que dê a você prazer. “Se você odeia caminhar, não perca seu tempo na esteira. Você vai desistir logo dos treinamentos”, exemplifica Christian. A hora que você escolhe para malhar também influencia no seu empenho. Segundo o especialista, horário vagos entre trabalho e faculdade não são as melhores escolhas. “A manhã é uma ótima opção. Acordar mais cedo dá ânimo para aguentar o dia”, explica. Além disso, outro truque que pode ajudar na hora de se manter firme na malhação é encontrar um companheiro fiel para a tarefa – e pode ser até seu cachorrinho de estimação, sabia?
Saber a maneira correta de administrar a sua agenda é fundamental, mas entender aquilo que faz com que você perca o controle das atividades é o primeiro passo.
Afinal, é preciso antes identificar o problema para depois solucioná-lo.
Desculpas, desculpas e mais desculpas!
Elas vão arruinar a sua vida, arruinar seu progresso e impedi-lo de viver uma vida feliz. Mas por que ainda assim você não consegue parar de dar cada vez mais e mais desculpas?
É como uma bola de neve negativa: quanto mais der desculpas, mais vai querer dar!
Bem, você pode continuar dando desculpas para não iniciar um programa de exercícios físicos ou de comer corretamente, ou você pode tomar hoje uma atitude definitiva e dar um fim nisso!
Por que acabamos dando desculpas para não "Malhar" ou comer adequadamente?
Dar desculpas é uma coisa fizemos durante toda a vida e indevidamente já se tornou algo “normal”.
A razão pela qual damos tantas desculpas é por causa do nosso subconsciente. Ele é o nosso piloto automático e pode tomar decisões por nós em frações de segundo.
Então, quando você passa por uma ilha de doces em uma loja, o seu subconsciente já começa a se convencer de que você precisa de um doce. Ou quando vê um “McDognals” você começa a sentir fome de comer um hambúrguer bem caprichado no cheddar.
Agora, quando sabemos que estamos fazendo algo errado como faltar um treino ou “fugir” de uma refeição de frango com batata doce, nosso subconsciente automaticamente tenta justificar essa ação.

Aí é que está a armadilha do subconsciente, pois nesta hora ele nos faz pensar coisas como:
Bem, eu passei uns 30 minutos correndo. Eu mereço um hambúrguer agora;
Estou tão cansado hoje que eu acho que vou dormir e ir treinar só amanhã;
Todos os meus amigos estão comendo pizza, não posso fazer essa desfeita;
Hoje é segunda-feira. Não vou treinar hoje porque a academia vai estar lotada;
Hoje não quero sair de casa para nada. Está muito frio lá fora;
Só uma colher de brigadeiro não vai fazer mal. É só eu não comer sempre.

Como parar de dar desculpas?

Você precisa se tornar mais consciente de seus pensamentos. Isso pode levar algum tempo para ser dominado, mas você tem que treinar até conseguir.
Quando ouvir a si mesmo, lembre-se que é você quem está no controle, não deixe sua mente controlá-lo. Seu subconsciente vai tentar cada truque possível para vencê-lo, portanto, seja forte!
Você tem que pensar racionalmente sobre suas decisões. Se eu comer esse hambúrguer, o que ele vai fazer por mim agora e o que vai fazer a longo prazo?
Sim, um hambúrguer pode fazer você se sentir melhor agora, mas vai te fazer falhar mais uma vez em manter seu peso na medida desejada!
Você precisa tomar a decisão sábia de não comer o hambúrguer. Você vai se sentir muito melhor quando você finalmente tiver conquistado seus objetivos e vencido essas provações.

Aqui estou usando o hambúrguer como exemplo, mas você conhece aquilo que é mais tentador para você! Não é?

No começo vai ser muito difícil. Principalmente quando tiver que ir ao supermercado fazer compras. Você vai ter que passar longe do corredor dos biscoitos! Terá que comprar somente aquilo que é realmente necessário.

Aí vale aquela dica de dona de casa:
Nunca ir às compras com o estômago vazio. Alimente-se antes de ir ao supermercado para que você não sinta o desejo de comprar aquelas guloseimas.

Que tal treinar agora mesmo?

O mesmo se aplica às Atividades Físicas: você precisa mudar o seu “meio ambiente”.
Você precisa encontrar um amigo que vá te arrastar para fora da casa para se movimentar, caso seja necessário.
Você precisa começar a dizer sempre a si mesmo que é muito bom ir à Academia, ao Clube, ao Parque, à Praia todo dia.
Que você PRECISA se MOVIMENTAR todo dia!
Vai levar algum tempo para parar de dar desculpas, mas continue trabalhando nisso e você conseguirá.
Começar a ouvir seus pensamentos; dominar a sua consciência e voz interior são coisas que irão beneficiá-lo em todas as áreas da sua vida.
Esta é a única maneira de tomar o controle da sua mente e da sua vida.
Depois de dominar isso, você terá o corpo que deseja mais rápido do que imagina!
Assim como aderir a uma dieta, começar a praticar exercícios físicos com seriedade pode ser um desafio. Não faltam motivos para, logo no começo, pular um dia de exercícios. Pode parecer sem importância, mas quebrar a sequência dos treinos pode levar você a desistir. Ficar muito tempo longe da malhação pode desanimar mais ainda, trazer prejuízos à saúde e, consequentemente, diminuir a qualidade de vida.

Veja as desculpas mais utilizadas para faltar no Treino e encontre as suas soluções para cada uma delas. A ferramenta está aí com você! 


1) Culpar o clima -
Essa desculpa é comum, principalmente, para quem pratica atividades físicas em locais abertos. Ficar esperando o tempo melhorar pode fazer você perder a sequência do treino, prejudicando as suas metas. Mudar o horário do treino pode ser uma boa opção para aqueles que treinam bem cedo ou à noite. Nesses horários, a temperatura tende a ser mais extrema. Nas épocas do ano em que a temperatura é mais elevada, a mudança de horário também é indicada. Mas o período que deve ser evitado é das 10 às 16 horas, já que o sol é mais forte nesse horário. 


2) Falta de tempo -



De acordo com a Associação Americana do Coração (AHA) e o Colégio Americano de Ciências do Esporte (ACSM), não é preciso separar muito tempo para os exercícios o importante é manter um programa de treinos diários. Estudos comprovam que 30 minutos de atividade física por dia já traz benefícios para a saúde. Por isso, converse com o seu professor para montar um treino menos extenso. 


3) Dores musculares -

Quando um exercício novo é colocado na planilha de treino, ou até mesmo quando a carga é aumentada, é comum sentir dores musculares. Essa dor é decorrente de microlesões musculares que podem ocorrer após exercícios de contração ou alongamento intenso. Quando a pessoa está com esse dor, ela deve descansar o músculo por, aproximadamente, um dia. Mas isso não quer dizer que não se deve treinar. Basta treinar outro grupo muscular até que a dor passe! Informe-se com o seu Professor!  

4) Não tenho companhia -

Muitas pessoas dizem que não praticam exercícios físicos porque não têm companhia de conhecidos durante o treino. Mas, mesmo que você não tenha conhecidos que gostem de praticar atividades físicas, treinar com frequência pode melhorar o seu convívio social e ajuda a fazer novos amigos. 
No entanto, pessoas que praticam exercícios em grupo não devem depender de seus amigos, já que cada um tem um grau de comprometimento. O mais importante é encontrar alguma atividade física que dê prazer. Sendo ela feita sozinha ou não, fica mais difícil desistir. 

5) Não gosto de academia -





A academia não é o único lugar onde é possível fazer atividades físicas. Para quem não gosta do ambiente da academia, pode "apelar" para parques ou outras áreas onde seja possível encontrar mais praticante. É fácil encontrar grupos de exercícios em ambientes abertos. 
Nesses grupos, é possível até encontrar orientação sobre atividades que reúnam três modalidades essenciais do treino: exercícios aeróbicos, exercícios de fortalecimento muscular e alongamento.  


6) Amanhã faço em dobro -


Outro desculpa bastante comum é sempre deixar para o treino para o dia seguinte. Além de desmotivar, deixar todo o treinamento para um só dia sobrecarrega os músculos, o que pode levar a lesões. O treino rende mais quando é feito com periodicidade. Deixar o exercício acumular só prejudica o treino. 

7) Já passei da idade -

De jeito nenhum a idade pode ser usada como desculpa. Liberado pelo Médico, hoje, podemos encontrar com facilidade pessoas com mais de 80 anos fazendo atividades físicas semanalmente e mantendo uma excelente qualidade de vida. O único cuidado que deve ser tomado é o de sempre ter um profissional credenciado para fazer as orientações sobre os tipos mais indicados de exercícios.  


Reserve um horário para a malhação em sua agenda e vamos treinar galera. SEMPRE! Sem imprevistos.


Fontes:
http://www.minhavida.com.br/conteudo/13751-acabe-com-sete-desculpas-para-nao-treinar.htm?ordem=7#gal
http://www.motivacaobodybuilding.com/2011/11/sem-desculpas.html
http://www.clicmais.net/esportes/416/organize-seu-tempo-e-chega-de-desculpas-para-nao-treinar


Nenhum comentário:

Postar um comentário