MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

terça-feira, 15 de junho de 2010

ACELERE O SEU METABOLISMO

         Muitas pessoas gostam de culpar o metabolismo reduzido pela sua dificuldade em perder o excesso de peso, enquanto pessoas com metabolismo acelerado parecem devorar doces sem problemas com a balança. O que é que realmente acontece?


           Em primeiro lugar, entenda que o metabolismo é o processo pelo qual os alimentos (energia química) são transformados no organismo humano em energia mecânica (cinética) e térmica (calor) principalmente. A quantidade de energia utilizada pelo organismo pode ser medida através da quantidade de calor produzido pelo corpo. E a energia basal é o nível mínimo de energia necessário para manter as condições vitais do organismo.

          Uma taxa metabólica reduzida pode, portanto, levá-lo a ganhar peso com mais facilidade e tornar a perda de peso mais difícil do que naqueles cujo metabolismo é relativamente mais alto. Se você tem uma taxa metabólica diminuída, isso não deve ser atribuído, necessariamente, a um metabolismo lento por natureza, mas sim a uma menor massa muscular. Em geral, quanto maior a proporção entre o tecido muscular e a gordura, mais rápido será o seu metabolismo. Uma pessoa com mais músculos possui uma taxa metabólica maior e utiliza mais energia por minuto e tende a ter uma menor capacidade de armazenar a energia dos alimentos do que aqueles com metabolismo diminuído. Dessa forma, mesmo em repouso, os indivíduos com metabolismo "mais rápido" estão "queimando" mais calorias.

     Na medida em que nós envelhecemos, nosso metabolismo torna-se progressivamente mais lento. Conseqüentemente, em geral, precisamos de 2 % a menos de calorias a cada década para manter o peso corporal.

          É possível estimular o nosso metabolismo, elevando-o? Sim! 
         
          E Aqui estão algumas maneiras simples e bastante eficientes:

a) Pratique Exercícios Aeróbicos Regularmente - A taxa metabólica aumenta 25% durante 12 a 15 horas após exercícios aeróbicos vigorosos. Além disso, o exercício ajuda a acelerar o processo digestivo, reduzindo a absorção de calorias;

b) Ganhe Massa Muscular - Se você acha que a musculação serve apenas para quem quer "ganhar corpo", tem que rever os seus conceitos! Pense melhor! Os exercícios de resistência ajudam a "substituir" as gorduras (eliminando-as) por músculos (fortalecendo-os), o que é benéfico porque o seu organismo gasta mais energia (queima mais calorias) para manter os músculos do que as gorduras. E Não se engane com a balança!! Apesar do músculo ser mais pesado que a gordura por unidade de área (volume), ele acelera o metabolismo, define o corpo e aumenta a força. Importante: A musculação é fundamental para homens e mulheres com mais de 40 anos!

c) Evite Dietas Rígidas - Quanto menor a ingestão calórica diária, menor a velocidade do seu metabolismo pois o organismo interpreta essa situação como uma ameaça (falta de alimento!). Reduza a ingestão diária no máximo até 500 calorias, perdendo cerca de 400 g por semana, de forma segura e com bons resultados a longo prazo.

d) Resista à Síndrome do Iô-Iô - Você tem culpa em começar uma nova dieta, abandonando-a após algum tempo, e retornando após alguns meses? Alguns especialistas (observando alguns estudos) defendem uma teoria segundo a qual em cada nova dieta, o organismo torna-se mais eficiente na conservação de calorias. Em vez disso, procure manter uma alimentação saudável e balanceada por toda a vida. 

e) Coma Devagar - Quanto mais rápido e mais calorias uma pessoa come, maior a liberação de insulina, substância que também promove o armazenamento de gordura. Comer lentamente também informa ao cérebro que já se comeu suficiente, mesmo tendo ingerido menos calorias.

f) Tome Café da Manhã - Os pesquisadores demonstraram que as pessoas que pulam o café da manhã têm metabolismo diminuído em relação àqueles que tomam café da manhã regularmente.

g) Reduza as Gorduras e aumente os Carboidratos Bons - Uma dieta rica em gorduras estimula muito menos o seu metabolismo que uma alimentação com os outros grupos de alimentos, além de conter mais calorias por grama. Pães integrais e cereais, verduras, frutas, batata e massas são melhores para o seu metabolismo.

h) Mantenha-se em Movimento - Quanto menos se movimenta, mais você come. Portanto, mantenha o corpo e a mente ativos e evite preencher o tempo com lanches desnecessários.


Fonte: http://www.apm.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário