MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

DOR MUSCULAR APÓS EXERCÍCIOS OU TARDIA


DMIT - Quem já não sentiu dores musculares depois de fazer exercícios, principalmente quando se inicia uma atividade física? Ou depois de mudar algum programa de treinamento?  

Todos os praticantes de atividade física e de esportes em geral, e até mesmos os indivíduos sedentários já tiveram alguma vez na vida uma Dor Muscular de Início Tardio (DMIT), principalmente após a execução de um padrão de movimento diferente daquela ao qual estão acostumados. A dor muscular tardia é caracterizada pela sensação de desconforto na musculatura esquelética que ocorre algumas horas após a prática da atividade física. A dor costuma não se manifestar até aproximadamente 8 horas após o exercício, aumentando a intensidade nas primeiras 24 horas e alcançando seu máximo de intensidade entre 24 72 horas (TRICOLI, 2001). A dor muscular, assim como o dano muscular provocado pelo exercício físico, pode ocorrer em diferentes magnitudes, dependendo do tipo de contração, mas com ênfase nas ações de contração musculares excêntricas, aquelas que ocorrem durante o alongamento das musculaturas envolvidas no gesto motor (FOSCHINI, PRESTES, CHARRO, 2007). Segundo ALBERT (apud NETO, PREIS, 2005), nos últimos anos nenhum outro aspecto de carga muscular tem sido mais descrito, discutido ou investigado na literatura cientifica e prática clínica do que o movimento excêntrico. A contração excêntrica também está relacionada intimamente com a lesão muscular, pois são elas que provocam microrrupturas nas fibras musculares (CLEBIS, NATALI, 2001). Nestas pequenas lesões também ocorre um aumento de enzimas, que em estudos, também defendem que seria uma das causas da ruptura do tecido muscular. Várias são as teorias para a dor muscular, mas quase todas elas citam que há um aumento significativo dos leucócitos, pois são eles que atuam na defesa de materiais estranhos que entram no corpo, migrando até o tecido afetado. No tecido afetado monócitos se tornam macrófagos e são responsáveis pela remoção de tecido necrótico. Também há um aumento de glóbulos brancos, o que sugere uma inflamação, que é uma resposta aos exercícios realizados (WILMORE, COSTILL, 2001). Outra lesão que ocorre em quase todos os estudos da revisão literária, é o rompimento e alteração da linha Z. Dessa forma, este pequeno artigo, tem como finalidade relacionar algumas causas fisiológicas da dor muscular tardia e relacionar alguns danos e lesões musculares causados pelo exercício físico. 

A dor tardia é, quase sempre, inevitável tanto para iniciantes como para atletas! 
Mas o importante é saber até que ponto ela é considerada aceitável ou se é devido a uma agressão excessiva ocorrida por uma atividade física ou treinamento muito intenso (carga) ou muito volumoso (tempo) ou ainda muito denso (intensidade alta em curto espaço de tempo. Ou seja, se é uma dor normal ou se está se tornando maléfica.
É importante salientar que não existem ainda, mecanismos eficazes para auxiliar na quantificação ideal dos estímulos para este ou aquele indivíduo. Normalmente uma entrevista inicial muito bem dirigida pelo professor, para levantamento de informações acerca do praticante, e, as corretas aplicações das metodologias didáticas e científicas e ainda se possível for, uma avaliação física/funcional prévia, minimizam em muito as possibilidades da ocorrência da dor tardia. Mas, nossa experiência prática, mostra que,  isso pode não ser o suficiente!
E que, mesmo devidamente orientado, os programas aplicados pelos Profissionais de Educação Física, podem sim causar a Dor Tardia. E que isso, por si só, não significa necessariamente que os estímulos foram aplicados de forma INADEQUADA! E que a Dor não é Normal!

Desta maneira é muito comum, após ficamos por bastante tempo sem praticar exercícios e voltamos a praticá-los, ou quando começamos uma nova rotina de exercícios, com padrões de movimentos diferentes, amplitudes diferentes, ritmos diferentes,  uma grande maioria de nós experimentar uma dor e rigidez nas articulações e nos músculos exercitados. 
Atividades físicas incomuns ou atividades que não estamos acostumados causam dor surda (contínua e de baixa intensidade) no músculo, mas o que seria esta dor e como ela é gerada?

O que é a dor?

Sobre a Dor

"Dor é uma sensação desagradável, que varia desde o desconforto leve a excruciante, associada a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos que se expressa através de uma reação orgânica e/ou emocional."

A dor é mais que uma resposta resultante da integração central de impulsos dos nervos periféricos, ativados por estímulos locais. De fato a dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão real ou potencial, ou descrita em termos de tal (definição da Associação Internacional para o Estudo da Dor - IASP). 

A avaliação da INTENSIDADE DA DOR é sempre SUBJETIVA. Cada indivíduo aprende a aplicação da palavra através de experiências relacionadas com SENSAÇÕES E LESÕES nos primeiros anos de vida. Sabemos porém que os estímulos causadores de dor são capazes de lesão tecidual. Assim, a dor é aquela experiência que associamos com lesão tecidual real ou potencial.
Sem dúvida é uma sensação em uma ou mais partes do organismo e quase sempre é desagradável, e portanto representa uma experiência emocional.

A abordagem que se faz da dor, atualmente, é que ela é um fenômeno ‘biopsicossocial’ que resulta de uma combinação de fatores BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS, COMPORTAMENTAIS, SOCIAIS e CULTURAIS.

Temos assim o Limiar de dor Fisiológico, que é estável de um indivíduo para o outro, e pode ser definido como o ponto ou momento em que um dado estímulo é reconhecido como doloroso.
E ainda o Limiar de Tolerância, que é o ponto em que o estímulo alcança tal intensidade que não mais pode ser aceitavelmente tolerado.
E a Resistência à Dor seria a diferença entre os dois liminares. Ela expressa a amplitude de uma estimulação dolorosa à qual o indivíduo pode aceitavelmente resistir. E é também modificada por traços culturais e emocionais. E o nosso sistema límbico modula a resposta comportamental que daremos à esta dor. 

Isto quer dizer que para um mesmo estímulo doloroso, as pessoas sentirão uma intensidade diferente para a Dor! Será Suportável para alguns e Insuportável para outros. 

Para efeito de classificação médica a dor é dividida em duas categorias: As AGUDAS, que têm duração limitadas e causas geralmente conhecidas, e as CRÔNICAS, que duram mais de três meses e têm causas desconhecida ou mal definida. Esta última categoria de dor aparece quando o mecanismo de dor não funciona adequadamente ou doenças associadas a ele tornam-se crônicas.

A dor é portanto uma QUALIDADE sensorial FUNDAMENTAL DE ALERTA para a ocorrência iminente ou já desenvolvida, por exemplo de lesões teciduais (sejam de menor ou maior grau), permitindo que mecanismos de defesa ou fuga sejam adotados em tempo, antes que estas lesões sejam ainda maiores. Embora possa parecer estranho, a dor é um EFEITO EXTREMAMENTE NECESSÁRIO! É o sinal de ALARME de que algum dano ou lesão vai ocorrer, está ocorrendo ou já ocorreu. Portanto sentir DOR é sim NORMAL e NATURAL, para estes eventos! 


Não é NORMAL não sentir dores quando algum evento danoso esteja por acontecer, acontecendo ou acontecido!

A dor é um mecanismo de proteção ativado diante da possibilidade de ocorrência, ou após o aparecimento, de lesões, e faz com que o indivíduo reaja para remover o estímulo álgico (de dor). Os receptores da dor são terminações nervosas livres suscetíveis a estímulos mecânicos, térmicos e químicos.
Uma dor temporária (dor aguda) pode persistir por várias horas imediatamente após um exercício extraordinário (não necessariamente forte), enquanto uma dor residual (dor crônica), ou dor Muscular de Início Tardio (DMIT), pode aparecer a seguir e durar por 2 a 4 dias. 
Portanto se você é iniciante, se está sem praticar exercícios há muito tempo, qualquer atividade poderá causar dores musculares no dia seguinte podendo se prolongar até mais dois dias. Isto não é incomum também em indivíduos treinados porém que iniciam algum tipo novo de movimento. 

Possíveis causas da dor:

A(s) causa(s) exata(s) da dor muscular de início tardia ainda é muito controversa entre os pesquisadores. No entanto, segundo Foss (2000), são aceitas basicamente três teorias diferentes:

- Teoria da Ruptura/Laceração Tecidual (A mais aceita): 
Essa teoria propõe que o dano tecidual, como ruptura (lacerações minúsculas) de fibras musculares, ou dano de seus componentes contráteis, pode explicar a mialgia (dor muscular). Especialmente as proporcionadas pela contração excêntrica. A dor muscular de início tardio é causado principalmente pela ação excêntrica e está relacionado a uma lesão muscular real (WILMORE, COSTILL, 2001, p. 97). CLEBIS e NATALI (2001, p.52), através de exercícios excêntricos de treinamento com pesos, definem que: as contrações do tipo excêntricas são frequentemente utilizadas, pois provocam inúmeras microrupturas nas fibras musculares, induzindo a dor, após o treinamento. São essas microlesões as grandes vilãs do treinamento de sobrecarga, uma vez que, além da dor, elas provocam inchaço e aumento da síntese de proteína e, conseqüentemente, a sensação de aumento do tamanho do músculo A relação entre o exercício, dano muscular e os mecanismos fisiológicos responsáveis pela etiologia da DMIT ainda não são completamente conhecidos (FOSCHINI, PRESTES, CHARRO, 2007). As primeiras teorias propuseram dano físico causado pelo aumento da tensão no aparelho contrátil (estresse mecânico), acúmulo de produtos metabólicos tóxicos (estresse metabólico), dano estrutural aos tecidos causado pelo aumento da temperatura muscular e controle neuromuscular alterado produzindo espasmos (que por sua vez causaria a dor) como os possíveis fatores da DMIT. Essas observações fez que investigadores, sugerissem que a dor muscular é resultante portanto de reações inflamatórias do músculo, mas tem sido difícil estabelecer a ligação entre essas reações e a dor muscular. A inflamação é uma resposta ao exercício realizado, caracterizada pela movimentação de fluidos, de proteínas plasmáticas e de leucócitos, em direção ao tecido afetado (MACINTYRE,D.L.,1995 apud TRICOLI, 2001). A presença de muitas respostas semelhantes ao processo inflamatório como inchaço local, elevação na contagem de glóbulos brancos e acúmulo de monócitos e linfócitos levou Smith (apud TRICOLI, 2001) a sugerir que uma resposta inflamatória aguda era a explicação para a sensação de dor muscular 24 horas após o exercício. No tecido danificado monócitos se tornam macrófagos e são responsáveis pela remoção de tecido necrótico. Estudos mais recentes estão começando a estabelecer uma relação entre a dor muscular e a inflamação, exemplo disso é que atualmente se reconhece que substâncias liberadas do músculo lesado podem agir como hormônios da lesão, iniciando o processo inflamatório;

- Teoria do Espasmo:
Nesta teoria, são sugeridos três estágios de ação: (a) o exercício produz isquemia (falta de suprimento sanguíneo) dentro dos músculos ativos; (b) a isquemia resulta acúmulo de alguma "substância dolorosa" desconhecida que estimula as terminações nervosas no músculo responsáveis pela percepção da dor; e (c) a dor desencadeia um espasmo muscular reflexo que causa mais isquemia, e o ciclo todo se repete;

- Teoria do Tecido Conjuntivo: 
Essa teoria sugere que os tecidos conjuntivos, incluindo fáscias e tendões, também são lesados durante a contração, causando assim dor local. Convém lembrar que, durante as contrações excêntricas (a fase negativa do movimento), o músculo alonga-se sob tensão, distendendo assim os elementos do tecido conjuntivo associados tanto aos tendões, fáscias e fibras musculares;

Já McArdle (1998), cita as três teorias de Foss e complementa com mais três:

- Alterações na pressão osmótica que causam retenção de líquidos nos tecidos circundantes:
Esta pressão maior estimula as terminações nervosas próxima do músculo responsáveis pela percepção da dor.

- Alteração no mecanismo celular para a regulação do cálcio:
Ou seja, as alterações no pH, nos níveis dos fosfatos de alta energia, no equilíbrio iônico ou na temperatura observadas com um exercício incomum podem produzir grandes alterações na estrutura e função do retículo sarcoplasmático. Isso resulta em uma depressão no ritmo de captação de Ca2+ assim como em sua velocidade de liberação, produzindo um aumento na concentração de Ca2+ livre quando penetra rapidamente no citosol (líquido que preenche o citoplasma, espaço entre a membrana plasmática e o núcleo) das fibras lesadas. Essa sobrecarga de Ca2+ intracelular pode contribuir para o processo autolítico (auto degeneração), que degrada as estruturas com e sem potencial contrátil dentro do músculo lesado. Isso é responsável por uma redução na capacidade de produzir força e por uma eventual dor muscular;

- Uma combinação de dois ou mais fatores acima citados:

A causa exata da dor muscular é desconhecida, porém o grau de desconforto depende em grande parte da intensidade, duração do esforço e do tipo de exercício realizado. Não é a força muscular absoluta propriamente dita, mas sim a magnitude da sobrecarga ativa imposta a uma fibra muscular que desencadeia o dano muscular e a dor resultante (MCARDLE et al., 1998).

A Dor durante os exercícios (Dor Aguda): 



Este tipo de dor muscular que como o nome indica, ocorre durante e imediatamente após o período de exercício, é considerado como associado à falta de um fluxo sanguíneo suficiente (isquemia) para os músculos ativos.

Segundo Foss (2000), com base em estudos, chegou-se às seguintes conclusões acerca da dor muscular aguda:

- A dor muscular durante as contrações ocorre quando a tensão gerada é suficientemente intensa para gerar oclusão do fluxo sanguíneo para os músculos ativos (isquemia).
- Por causa da isquemia, os produtos da atividade metabólica, tipo ácido lático e potássio, não podem ser removidos e, dessa forma, acumulam-se até o ponto de estimularem os receptores dolorosos localizados nos músculos.

- A dor persiste até que seja reduzida a intensidade da contração ou que esta cesse totalmente - restaurando o fluxo sanguíneo e fazendo com que os produtos metabólicos de desgaste possam ser removidos.

A queimação percebida durante a execução do exercício, principalmente com repetições elevadas, é relacionada à falta de oxigênio e conseqüente queda de pH, pois o acúmulo de íons de hidrogênio provoca acidose e estimula os receptores de dor, os quais sinalizam para a interrupção do exercício antes que ocorram lesões no tecido muscular. Mas este mecanismo é transitório e não responde pela dor muscular tardia, pois a acidose é rapidamente revertida por um sistema de tamponamento que trabalha para manter o pH dentro dos limites fisiológicos.

A dor aguda, embora possa importunar, não constitui um grande problema, pois é de curta duração e desaparece quando se suspende o exercício. O problema mais sério é a dor muscular de início tardio (DMIT), que é a dor e mialgia que ocorrem num período de 24 a 48 horas após o término das sessões de exercícios, podendo ser estender por ainda mais tempo.

Dor muscular tardia (Dor Crônica):



As experiências destinadas a induzir a dor muscular tardia constataram que o grau de DMIT (dor muscular de início tardio) está relacionado ao tipo de contração muscular realizada. Em estudo utilizando contrações isotônicas, concêntricas e excêntricas, e isométricas, constatou-se que a dor muscular (mialgia) era mais pronunciada após as contrações excêntricas e menos intensa após as contrações isotônicas. A dor observada após as contrações isométricas era apenas ligeiramente maior que após as contrações isotônicas, porém, ainda eram consideravelmente menor àquela observada após as contrações excêntricas. Além disso, em todos os casos, a dor era demorada, podendo atingir um período de 24 a 48 horas após o exercício.
O treinamento com pesos pode induzir lesões nos tecidos musculares e conjuntivos. Diante uma lesão tecidual, inicia-se o processo inflamatório caracterizado pela vasodilatação local com aumento do fluxo sangüíneo na região, e aumento da permeabilidade capilar com vazamento de líquido para o espaço intersticial. Diversos fatores envolvidos no processo inflamatório, estimulam os receptores de dor, provocando o incômodo verificado em decorrência das lesões, o que ainda poderá ser visto nos dias seguintes a uma sessão de treinamento intensa. Deste modo vemos que a dor pode ser iniciada pela lesão, mas sua causa são os mecanismos inflamatórios; desta forma não há relação temporal entre a sensação de dor e os danos teciduais (CLARKSON et al., 1992).
Lembrando que a dor (aguda ou crônica) não é necessariamente um sinal de um trabalho eficaz.

Acido Lático causa dor muscular?

Muito se vem pesquisando sobre as causas das dores musculares, e algumas pessoas dizem que o vilão da história é a ácido láctico, porém já foi comprovado cientificamente que o lactato não é o causador da dor muscular tardia.
Segundo Cailliet (1979), o acúmulo de metabólitos irritantes é ainda considerado a causa da dor muscular, mas o metabólito especifico ainda não foi identificado. A idéia previamente considerada, de que o ácido láctico e o ácido pirúvico eram o fator, já foi refutada completamente porque exercícios isquêmicos em pacientes com ausência hereditária de fosforilase muscular (síndrome de McArdle) desenvolveram dor grave, mais do que a média, e o ácido lático não é produzido nestes indivíduos.

Segundo McArdle et al. (1998), alguns estudos revelaram que a dor muscular era considerada maior quando o exercício envolvia uma solicitação alta e repetida durante o alongamento ativo nas contrações excêntricas que quando envolvia contrações concêntricas e isométricas. Esse efeito não se correlacionava com o acúmulo de lactato, pois a corrida de alta intensidade num plano horizontal (contrações concêntricas) não produzia qualquer dor residual, apesar das elevações significativas no lactato sanguíneo. A corrida num plano em declive (contrações excêntricas), por outro lado, causava um grau de moderado a intenso de dor muscular de inicio tardio, sem qualquer elevação de lactato durante o exercício. A corrida em declive produzia aumentos correspondentes nos níveis séricos (no sangue) das enzimas musculares específicas, creatina-cinase (CK) e mioglobina (Mb), que são ambas marcadores usados comumente para lesão muscular - (existe também uma maior mobilização de leucócitos e neutrófilos, os quais estão associados com o processo de inflamação aguda).

E se, você é iniciante, se está sem praticar exercícios há muito tempo, qualquer atividade física, muito provavelmente, irá causar dores musculares no dia seguinte, podendo se prolongar por até mais dois dias.  Ou até mesmo se você já é praticante de alguma modalidade e está mudando um gesto motor, um movimento diferente está sendo acrescentado, ou uma amplitude de movimento maior está sendo imposta, possivelmente a dor aparecerá. Costumo dizer que "quebramos" a Homeostase e agora o organismo precisa de um tempo para se recuperar, regenerar, adaptar aos novos esforços e movimentos. Entrar novamente em Homeostase ou seja em equilíbrio!

Esclarescendo:
Homeostase: (ou Homeostasia) é a propriedade de um sistema aberto, em seres vivos especialmente, de regular o seu ambiente interno para manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlados por diferentes mecanismos de regulação interrelacionados. Ocorre a todo  momento. Portanto é um estado de equilíbrio instável. Estamos sempre “quebrando” esta homeostase e o organismo está sempre tentando recuperá-la!
O termo foi criado em 1932 por Walter Bradford Cannon a partir do grego homeo similar ou igual, stasis estático.

Resumindo: No sistema muscular, durante as contrações intensas poderá ocorrer microrrupturas nos grupos musculares solicitados durante o exercício e ainda, com mais o acúmulo de metabólitos, poderá gerar no organismo um processo de defesa, que deverá levar a um processo inflamatório. Foi "Quebrada" a Homeostase neste sistema. Aí vem as Dores! Maiores ou Menores!
Se você fizer o mesmo treino por um determinado período (em média de 2 a 3 meses) o seu organismo irá se adaptar aos exercícios e esta dor irá desaparecer aos poucos. Foi restabelecida a Homeostase!

Mas sempre que você fizer exercícios físicos ou atividades físicas diferentes, um exercício novo, por exemplo, ou aumentar a intensidade ou volume dos exercícios que já está fazendo, aumentar a sua amplitude de execução,  ou ainda ficar um tempo sem fazer os exercícios e voltar a fazê-los (os mesmos) proporcionando novos estímulos ao corpo, esta dor poderá reaparecer!
E  isto, provavelmente, não deverá  ao fato de você ter feito o exercício, o Programa, ou o Treinamento Errado!

Os treinos mais intensos darão maior probabilidade a que isto aconteça, por isso os atletas também aprendem a conviver com a dor e evitar lesões. Não é que seja preciso sentir dor para fazer exercícios, e que estes surtam efeito, aliás, se você sente dor durante o exercício é sinal de que está forçando além do que deve ou que já é hora de parar e diminuir o ritmo ou a intensidade do exercício.

Agora, tudo depende do seu objetivo. Se você quer melhorar a sua Performance, Aumentar a massa muscular e melhorar o seu condicionamento cardiorespiratório deverá trabalhar progressivamente com os seus limites e assim com treinos mais intensos,  podendo sim, causar estas dores musculares nos dias seguintes ao exercício executado.

Como podemos prevenir a dor?

Para prevenir a dor muscular, propõe-se:

- Alongar, pois o alongamento (leve estiramento) parece ajudar não apenas na prevenção da dor, mas parece permitir também o seu alívio, quando presente. Entretanto, os exercícios de alongamento devem ser realizados lentamente e gradualmente, sem movimentos bruscos ou balísticos (com insistência), pois isso poderia lesar ainda mais os tecidos conjuntivos. Então muito cuidado ao alongar!
- Uma progressão gradual na intensidade do exercício em geral ajuda a reduzir a possibilidade de dor muscular excessiva. Essa progressão, em um programa de treinamento com pesos, implica a utilização de pesos relativamente leves no início do programa, com amplitudes menores de movimentos e ir aumentando gradativamente as cargas e os arcos à medida que se conseguem maiores facilidades na execução. 

- Segundo Foss (2000), foi sugerido que a ingestão de 100 mg diários de vitamina C (cerca do dobro da dose) por um período de 30 dias prevenirá ou pelo menos reduzirá a dor muscular subseqüente. Entretanto, a eficácia do consumo de vitamina C ainda não foi comprovada por meio da experimentação científica. 

Segundo McArdle et al. (1998), ainda mais importante, uma única sessão de exercício exerce um efeito profilático significativo sobre o surgimento da dor muscular no exercício subseqüente, e esse efeito parece durar por até seis semanas.

Em caso da dor do dia seguinte, a principal medida a ser tomada durante o treinamento é reduzir a carga ou a intensidade e a amplitude do exercício nas próximas sessões de treino ou ainda procurar treinar outros grupos musculares, entretanto, se a dor for muito incômoda e limitante, a interrupção dos treinos se faz necessária para permitir ao organismo uma recuperação ótima da região lesionada. Fazer compressas de gelo pode ajudar a diminuir a inflamação nos músculos e conseqüentemente as dores.

Reserve um tempo para executar alongamentos leves ou solturas depois dos exercícios, pois estes também parecem ajudar a relaxar a musculatura depois do esforço dando uma sensação de maior conforto. Respeite o período de repouso, não treinando o mesmo grupo muscular em dias seguidos ou alternando atividades intensas com atividades mais leves em dias seguidos. Se estiver com muita dor não treine. Descanse!
Contudo, caso a dor seja insuportável, o mais indicado é consultar um médico para realizar exames detalhados a cerca da dor, e se necessário a prescrição de um anti-inflamatório, relaxante muscular ou outro medicamento.


Conclusão:

Assim, quem faz qualquer tipo de atividade física ou pratica algum esporte, já está acostumado com dois tipos de dores, também conhecidas como musculoesqueléticas. Uma, mais ou menos aguda, e acontece no final de uma série ou durante as pausas, estando mais relacionadas com os produtos metabólicos finais que ocorrem durante a contração muscular e costuma desaparecer ainda durante a seção de exercícios. 
A outra, a Dor Muscular Tardia, vem nas 24 a 56 horas depois da atividade e apesar de discutida as verdadeiras causas, provavelmente esteja relacionada diretamente com a intensidade, duração de esforço, tipo de exercício realizado e amplitude do movimento.

Desta forma, a maioria dos pesquisadores admitem que a principal causa possa estar relacionada à microtraumatismos e/ou inflamação aguda das fibras musculares, estiramento excessivo do tecido conjuntivo do músculo, alteração no mecanismo celular de entrada e saída de cálcio ou ainda, estes vários fatores conjugados. 

Esses resultados confirmam a conveniência de iniciar um programa de treinamento com um exercício ligeiro (leve e com uma única sessão), para se proteger contra a dor muscular que, quase certamente, acompanhará uma sessão inicial de exercícios pesados que contenha um componente excêntrico. Entretanto, até mesmo um exercício anterior de menor intensidade dos músculos específicos não proporciona proteção completa contra a dor subseqüente observada com um exercício mais intenso (MCARDLE, 1998).
Assim, verificamos que, o estudo da dor que se origina no sistema neuro-músculo-esquelético ainda não está completamente esclarecido em todas as suas ramificações.E que nenhuma teoria é universalmente aceita e nenhum conceito confirma qualquer essência patológica dolorosa específica. 


Quero portanto, reiterar  minha posição, e isso é uma opinião pessoal, de que, a Dor Muscular Tardia, muito provavelmente não tenha relação com aplicação Inadequada da Atividade Física, Treino ou Programa de Exercícios Físicos.
Cabe, sim ao profissional de Educação Física, quando por ele supervisionado o treinamento, atividade ou exercício, modular da melhor maneira possível os estímulos (estresses) anteriores, para tentar reduzir sobremaneira ou evitar a dor Muscular de Início Tardio, ou os posteriores, para mais rapidamente recuperar o Praticante/Aluno e assim não correr o risco de acentuá-la ou até lesionar efetivamente alguma estrutura.



Referências Bibliográficas:
CAILLIET, René. Tecidos Moles: Dor e Incapacidade. São Paulo. Manole, 1979.
CLARKSON P.M., NOSAKA K., BRAUM B. Muscle function after exercise-induced muscle damage and rapid adaptation, Medicine and Science in Sports and Exercise. Vol.24, n°5, p:512-520, 1992.
FOSS, M.L.; KETEYIAN, S.J. Bases Fisiológicas do Exercício e do Esporte. 6ª ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2000.
GENTIL, Paulo. Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
GUYTON, Arthur C. Neurociência Básica: Anatomia e Fisiologia. 2. ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 1993.
MCARDLE, William D.; KATCH, Frank I. e KATCH, Victor I. Fisiologia do Exercício – Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 1998.


Sérgio Nunes é Professor de Educação Física, Instrutor de Musculação e Personal Trainer na Academia Flex (CREF N° 4289-G/Pr)

ATIVIDADE FÍSICA... FAÇA A COISA CERTA! 

ORIENTE-SE COM O SEU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA!

EXCELENTES ATIVIDADES FÍSICAS E ATÉ A PRÓXIMA!



CONTINUE LENDO... MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO!

 - AINDA:
> MEUS LIVROS
> DICA
> PARTICIPAR DESTE BLOG
> MEMBROS
> BOA MÚSICA
> DIREITO DE IMAGEM


Um comentário:

  1. Muito interessante seu artigo, eu tenho dor muscular tardia nas pernas e realmente é algo muito chato, ficar 2 ou 3 dias sem andar direito não é nada legal, mas muitas vezes é um preço que tenho que pagar por alguns prazeres esportivos, rs.

    ResponderExcluir