MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

sábado, 9 de novembro de 2013

AEROBIOSE PROVOCA PERDA DE MASSA MAGRA?



AEROBIOSE PROVOCA PERDA DE MASSA MAGRA?

       


Outra pergunta que não quer calar...



Acredito que esse seja um dos temas mais discutidos nas salas das Academias, mas o que invariavelmente acontece é fazê-lo fora de um contexto. 

A Fisiologia Humana e sua BIOENERGÉTICA (mecanismos orgânicos responsáveis pela produção de energia), sempre deverão ser contextualizadas em função de QUEM, QUANDO, QUANTO E COMO! 

BASTOU EM ALGUM MOMENTO ALGUÉM QUE INADVERTIDAMENTE LEU ISOLADAMENTE A AFIRMAÇÃO, QUE REALMENTE É VERDADEIRA: “A ATIVIDADE AERÓBIA DEGRADA PROTEÍNA COMO FONTE DE ENERGIA” E PRONTO..., FORMOU-SE O PÂNICO GENERALIZADO NA TURMA DOS MÚSCULOS VOLUMOSOS!

PRIMEIRO OS FATOS!

É cientificamente comprovado, as proteínas musculares são quebradas e utilizadas para produzir energia durante o exercício aeróbio, algo entre 10 – 15% do total de energia gerada. MAS E DAÍ? Fazemos isso o dia todo; SABIA QUE EM REPOUSO ESTAMOS FUNCIONANDO EM AEROBIOSE? Catabolizando inclusive as nossas queridíssimas proteínas!  


Estamos constantemente anabolizando (construindo) e catabolizando (destruindo) tecidos durante o dia todo, e isso será por toda a nossa vida! A diferença que fará toda a DIFERENÇA... é que precisamos estar a maior parte do tempo construindo (ANABOLIZANDO) do que destruindo (CATABOLIZANDO). Simples Assim!


HUMMM... AGORA COMEÇAM OS PROBLEMAS! 

O fator a se considerar é o OBJETIVO DO TREINAMENTO! 





Se você pretende ser um corredor terá que treinar como um corredor; longas distâncias, volume alto de quilometragem semanal e etc. Assim sendo, esqueça uma maior pretensão de SER GRANDE E FORTE!
Por melhor que seja sua alimentação, seu organismo estará sempre sendo submetido a um alto grau de catabolismo diariamente e em apenas 24 horas não se consegue fazer totalmente a reparação tecidual (e as vezes nem isso e as lesões por overuse acontecem) e não a supercompensação.
Você estará ADAPTANDO suas fibras de contração rápidas e intermediárias a funcionarem como fibras de contração lenta e uma série de marcadores bioquímicos (os MGF – Mechano Growth Factor) responsáveis pela estimulação da hipertrofia não serão liberados em alto grau como acontece durante os treinos para força e hipertrofia. E assim limitando ou até mesmo impedindo o maior desenvolvimento volumar do músculo!
Obviamente não podemos esquecer o componente genético em termos de expressão de biotipo de quem nasceu para maratonista jamais terá um físico de campeão de fisiculturismo e vice-versa! 
MAS INDEPENDENTE DE SEU BIOTIPO, SE SEU OBJETIVO FOR A HIPERTROFIA... Pode continuar a ler!

QUEM, QUANDO E QUANTO REALIZAR DE AERÓBIOS ASSOCIADAS COM A MUSCULAÇÃO?



1) QUEM? 

Primeiro vale a pena lembrar que uma BOA condição aeróbia é fundamental para acelerar a recuperação durante e pós-treino. O treinamento aeróbio entre tantas outras adaptações e benefícios aumenta a densidade capilar, melhorando a circulação sanguínea a todos os tecidos, especialmente o muscular, levando oxigênio e nutrientes para que todos os processos bioquímicos aconteçam de maneira ótima! Assim esse ganho de condicionamento é imperativo para quem está começando a treinar de maneira mais séria. Embora isso também não queira dizer que seja necessário desenvolver a RESISTÊNCIA AERÓBIA ao nível do maratonista! 

2) QUANDO? 
Ao pensarmos na MELHORIA do condicionamento aeróbio, precisamos ter em mente como organizar a aerobiose dentro de uma periodização de treinamento de maneira a coincidir com os ciclos de redução de gordura, onde além de estar fazendo um déficit calórico tudo que mais interessa é o MAIOR GASTO ENERGÉTICO POSSÍVEL POR DIA DE TREINO. Mesmo assim há de se ter algum cuidado com o tempo necessário de reparação tecidual dos membros inferiores ou uma lesão poderá acontecer.
Esta pode ser feita de forma contínua ou intervalada dependendo da estratégia organizada pelo treinador em função do quadro de cada indivíduo. 
Já durante as fases de ganho de força e massa, tomar mais cuidado com o volume e a intensidade! Não que proibitiva, muito pelo contrário.... PORÉM, DURANTE ESSAS FASES ESTAMOS QUERENDO ECONOMIZAR AS CALORIAS INGERIDAS PARA A MÁXIMA RECUPERAÇÃO E AQUISIÇÃO DE FORÇA E MASSA MUSCULAR. 
Entretanto, alguns indivíduos INSISTEM em continuar baixando a gordura corporal mesmo durante essas fases. E AGORA? Pode-se fazer a aerobiose? Especialmente as de longa duração?
Claro que sim, mas a dúvida é; será que realmente é necessário? 

Minha OPINIÃO... 
Se for as de PEQUENA E MÉDIA DURAÇÃO, para a manutenção da mínima condição cardiovascular. .. MARAVILHA! 


Mas se for para baixar o percentual de gordura corporal... Sou mais favorável de manter um controle dietético adequado, com um superávit não muito alto e adquirir os benefícios de uma possível redução de gordura via EPOC (excesso de oxigênio consumido pós-exercício).
Resumidamente... Atividades  Físicas de Curta Duração porém com alta (máxima) intensidade!


3) QUANTO? 
DECIDA-SE PRIMEIRO SE QUER SER CORREDOR(A) OU AUMENTAR/MANTER SUA MASSA MAGRA!
Ahhhh... Você quer aumentar/manter sua massa magra!
Pois bem... Como dito anteriormente, durantes as fases de ganho de resistência aeróbia e/ou redução de gordura a intensidade dos aeróbios deverá ser a mais forte possível ajustada individualmente ao nível de condicionamento do momento podendo variar de 80 a 90% da FCmax por 30-40 minutos para os métodos contínuos ou 15-20 minutos para os intervalados intensivos. 
Neste período os aumentos máximos de massa magra ficarão realmente comprometidos. Cada etapa a seu tempo!
Já durante as fases de força e hipertrofia máximas... Bem, neste caso o trabalho aeróbio deve ser LEVE o suficiente só mesmo para fazer o sangue oxigenado e o nutrientes chegarem aos músculos já exaustos e realizar a reparação muscular com maior eficácia? 


CONCLUINDO:
EXISTEM INÚMERAS FORMAS DE ABORDAGEM, DESCREVI ACIMA APENAS UMA! 
MAS HÁ CERTOS PRINCÍPIOS QUE NÃO PODEMOS ESCAPAR! 

Entretanto, por melhor e bem organizado que seja seu treinamento, o fator decisivo para haver ou não perda de massa magra ESTÁ FUNDAMENTALMENTE NA ALIMENTAÇÃO E NA SUA RECUPERAÇÃO! 



FAÇA A COISA CERTA! 
ORIENTE-SE COM O SEU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA!

EXCELENTES TREINOS E ATÉ O PRÓXIMO!


Adaptado do Prof. Eder Lima

CONTINUE LENDO... MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO!

 - AINDA:
> MEUS LIVROS
> DICA
> PARTICIPAR DESTE BLOG
> MEMBROS
> BOA MÚSICA
> DIREITO DE IMAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário