MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

domingo, 16 de março de 2014

A BELA DO ANO ( 1 )- MICHELLE LEVESQUE


A Bela da Semana - Michelle Levesque 





Miss Figura Americano e Universo

Idade: 30 anos
Peso: 50Kg
Local: Montreal - Quebec

"Eu venho de Bromont, uma pequena aldeia conhecida como a capital do mountain bike e esqui. Meus pais eram sempre muito ativos e incutiu um amor à atividade física em mim desde muito jovem.
Dediquei-me a vários esportes como ginástica, patinação artística e, ainda bicicleta e esqui.

Eu sempre tive um temperamento intenso e estou sempre à procura de um novo desafio, uma nova obsessão. Por anos, eu descarregava minhas energias no atletismo, onde progredi até para correr 30 km na estrada!
Correr era a minha droga, minha inspiração, minha obsessão, foi também a minha decadência, mas inusitadamente a minha libertação. Corria muito, até o dia em que eu tive que fazer uma cirurgia por problemas no joelho. Meu mundo desmoronou e eu cai em tristeza e desespero. Foi como houvesse perdido meu melhor amigo.

Minha paixão por pesos e halteres iniciou a partir do momento que eu estava em reabilitação para os meus joelhos. Além de correr, levantar pesos foi a única maneira onde eu me sentia realizada. No início lentamente, em seguida, com intensidade crescente. Eu tinha descoberto a minha segunda obsessão! 
Comecei a renascer e queria saber tudo sobre nutrição e treinamento. Um dia, enquanto folheava revistas, eu disse a mim mesmo que um dia eu seria a pessoa na capa! Mas primeiro eu tinha que encontrar um bom treinador para me levar ao topo.
E assim uma paixão nova nasceu, pelo treinamento com pesos! !

Eu já morava em Montreal por cerca de dez anos. Eu vim aqui para estudar cinesiologia na Université du Québec à Montréal e continuar em massoterapia. 
Num futuro próximo, vejo-me na capa de uma revista e eu pretendo voltar a estudos em fisioterapia.

O maior desafio foi aumentar a minha auto-estima e confiança. Eu percebi o quão importante o lado espiritual era. Se eu quisesse sentir-se bem do lado de fora, eu tinha que se sentir bem no interior. Eu eliminei todos os meus pensamentos negativos e concentrei-me em serenidade e paz. Só então, finalmente, encontrei a força mental e a garantia de que eu precisava para alcançar meus sonhos."

FAÇA A COISA CERTA! 

ORIENTE-SE COM O SEU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA!

EXCELENTES ATIVIDADES FÍSICAS E ATÉ A PRÓXIMA!



CONTINUE LENDO... MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO!

 - AINDA:
> MEUS LIVROS
> DICA
> PARTICIPAR DESTE BLOG
> MEMBROS
> BOA MÚSICA
> DIREITO DE IMAGEM





sábado, 15 de março de 2014

A ERA DO FITNESS MALABARISMO - TREINO FUNCIONAL NÃO É CIRCO!





Na verdade é com algum humor que recorrentemente são vistos em ginásios de treinamento pela internet, imagens “esdrúxulas” do que poderíamos chamar de treinamento resistido equilibrista... Ou será apenas puro invencionismo? 


Deixo claro que trabalho como personal trainer desde 1996, fui professor de musculação por 20 anos, sempre utilizando movimentos e exercícios, hoje chamados de funcionais (me chamaram até de arcaico!), hoje virou febre e tenho um estúdio onde trabalhamos apenas com os exercícios funcionais no Método HIIT Funcional Crossize® (para saber mais sobre o método, clique aqui   http://sergionunespersonal.blogspot.com.br/2015/02/crossize.html, e em todas estas áreas sempre utilizei, e utilizo o treinamento funcional como importante e motivante ferramenta. 



Acontece que tenho visto e ouvido muitas pessoas, sejam leigos ou profissionais da área achando que treinamento funcional é circo de soleil, ou treinamento primitivo, sem noções de segurança!E algumas situações têm ganhado proporções no mínimo estratosféricas; é barra de ponta cabeça; ficar de pé em cima da fitball, segurando uma barra nas costas e achar que vai ficar forte; fazer bandeira; ficar equilibrado em cima de uma bola jogando um kettlebell de 6kgs pra cima; pegar um bastão anexar numa polia e fingir ser um samurai; fazer flexão sobre o solo modo yoga, e por aí vai... 



Treinamento funcional, por mais óbvio que seja, tem que ser funcional para sua necessidade, seja você um atleta olímpico ou um recém liberado das sessões de fisioterapia!

Mas, nem por isso o exercício deve ser fiel ao objetivo final (em alguns casos). O profissional deve ter um bom conhecimento em biomecânica, fisiologia e conhecer a área de atuação, objetivo, do seu aluno, somente assim conseguirá montar um treino adequado e realmente individualizado.

Independente do seu objetivo, a ideia é possuir um corpo/mente bem treinado, e bem treinado não significa ser  um monstro de forte, e sim uma pessoa com consciência corporal, resistente, coordenada, equilibrada, ágil, forte, flexível e potente (parece muito difícil, mas não é), capaz de executar habilidades básicas com controle e quando solicitado algum movimento mais complexo, que sua execução seja bem feita e preservando a integridade física, por isso utiliza-se um treinamento que busque esses resultados de forma mais dinâmica e... FUNCIONAL !!!

Tudo isso faria sentido sim, se houvesse algum objetivo específico. 
Recentemente recebi um vídeo de um faceamigo sobre um cara chamado Frank Medrano (veja um dos seus vídeos em https://www.youtube.com/watch?v=mvJHw64fxgQ), o cara tem uma corporeidade impressionante, domina o corpo e os movimentos sem dificuldade aparente, musculatura “trincada”; fazendo barra de tudo que é jeito, faz supino dando um duplo carpado para entrar na posição (Piada!), depois coloca uns 60kgs numa paralela, para fazer numa amplitude bem meia boca.
Além dele é comum ver vídeos de outros caras como Naudi Aguilar, Hannibal King, fazendo exercícios com peso do corpo, barras, pulando de um lado paro outro como se fosse numa aula de ginástica, outros menos famosos ainda, que realizam malabarismo de tudo que é jeito com tudo o que é equipamento e implementos...
Mas o que me assusta nisso tudo é e onda crescente de seguidores que estas “modalidades” vem conquistando.

Porque realmente é muito legal de assistir alguns desses vídeos e curtir o que estes malabaristas fazem com o seu corpo e com outros materiais a tira colo, eu mesmo não canso de abrir um ou outro e de assistir até o final! E aplaudo! Porque isso é na realidade um espetáculo! Isso é Circo!  
Você quer dar espetáculo? Então está no caminho certo! Continue treinando! Mas mesmo assim... Muito cuidado, para poder chegar inteiro, no mínimo, até a hora do Show!

Temos que entender que a maior parte do que estão divulgando por aí, como “novos métodos”, é nada mais que acrobacia e que, sinceramente, serve como “treinamento funcional” (usando o termo do momento, tudo agora é funcional!) para o circo ou para algum espetáculo.
Não percebo nenhuma vantagem adicional nas capacidades físicas, sejam para o rendimento em alguma modalidade ou ainda mais para a saúde! 
Tudo parece ser apenas Exibicionismo! Pois não vejo nenhum destes "artistas" em apresentações circenses! 

Claro que isso não teria problema nenhum, se fosse realmente este o objetivo das atividades e dos movimentos... Contudo, nessa nova onda “mercadológica do fitness” (isso não é fitness!), que implanta na cabeça das pessoas, através de imagens, personagens, sites e até com “fundamentrolação”, que esse é o mais novo e revolucionário método de treinamento, desenvolvido por fulano ou sicrano, ou uma equipe de beltranos depois de anos de estudo e aprimoramento. E pior... Algumas vezes têm a audácia de colocar como substituto definitivo do treinamento resistido com pesos tradicional. É para acabar!

Para ficar bem claro, para quem está lendo isso, que não estou aqui falando que esses treinos são ruins, mas sim que deveriam ter um objetivo muito especifico. Por exemplo, quando vejo treinamentos aplicados por Micah Lancaster (que tem muito malabarismo com bolas! Veja um dos vídeos aqui... https://www.youtube.com/watch?v=NOX_N0kYhwk) tem muita especificidade para o basquete, que é o objetivo específico do seu método! Neste caso... Está valendo! 

Só que não... Agora nessa onda do Medrano, Crossfit..., tem muita gente embolando o meio campo (ou o campo todo!) porque assistiu, gostou, achou legal... Eu também vou fazer! 
Sem nenhum objetivo, simplesmente por tentar realizar aquelas peripécias!
Pergunto... Verdadeiramente sobre estes “métodos”, qual a “funcionalidade” deles?
Tem algum objetivo? 
Parece, a meu ver, que não! 
Ou é tudo pura jogada mercadológica, pois fazendo alguns malabares se consegue a venda do método? 

Lembro-me do método Cooper que foi popularizado em massa há quase 50 anos atrás.
E não obstante o astro Jim Fixx, garoto propaganda, autor de The Complete Book of Running (O livro Completo de Corrida), morreu em 1984 de ataque cardíaco fulminante com apenas 52 anos de idade, após uma corrida. Talvez ele já tivesse alguma predisposição, porém esta situação levou a algum descrédito do método Cooper, o que acabou por uma completa reformulação do mesmo. 

Quero comparar este exemplo com as situações extremas, abordadas neste artigo, que são colocadas as diversas estruturas corporais não preparadas ou até aqueles que já estão mais treinados. 
Com o uso destes métodos, o que poderá acontecer daqui a uns meses, 1, 10 ou 20 anos? 
Uma coisa que aprendi lá atrás, durante o meu exíguo (e medíocre!) tempo de treinamento, como sofrível atleta, no volei e atletismo... “Não seja escravo do método”... 

A vida é muito mais que ser mais forte, mais rápido, mais flexível, mais musculoso, mais resistente!

Lembrem-se, o corpo busca sempre o equilíbrio, por isso não espere mudanças rápidas, o processo de aprendizagem e adaptação leva tempo, além de disciplina do praticante em todos os sentidos!

O mais importante: respeite os sinais do seu corpo, busque a superação, mas não a qualquer custo! Descanse, treine, coma direito e com certeza terá um bom resultado!





FAÇA A COISA CERTA! 

ORIENTE-SE COM O SEU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA!

EXCELENTES ATIVIDADES FÍSICAS E ATÉ A PRÓXIMA!



CONTINUE LENDO... MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO!

 - AINDA:
> MEUS LIVROS
> DICA
> PARTICIPAR DESTE BLOG
> MEMBROS
> BOA MÚSICA
> DIREITO DE IMAGEM